Você já pensou para quais inovações tecnológicas devemos nos preparar?
O tic tac do tempo parece cada vez mais rápido. A tecnologia acompanha o ritmo frenético e o novo ganha uma atualização a cada dia. O futuro promete ser surpreendente e os planos cada vez mais ousados.
Seria a chegada dos carros que voam? A tecnologia avançou, sem dúvidas, mas os planos ainda não alcançaram os filmes de ficção. No entanto, já temos prévias das novidades que virão por aí.
Vamos embarcar nessa ‘máquina do tempo’ e imaginar o gostinho dessas novidades.
Sete inovações tecnológicas que nos esperam até 2050?
1 – Os carros serão impressos
A demanda de impressoras 3D tem crescido muito desde o lançamento das primeiras versões.
Por exemplo, em 2014, mais de 130 mil destas impressoras foram vendidas em todo o mundo, um aumento de quase 70% em relação aos números de 2013.
Só para ter uma noção de como essa indústria não para, em 2016 ela subiu em 29% e, em 2017, 15%.
Algumas empresas já estão utilizando a tecnologia para criar protótipos de automóveis, imprimindo peças específicas de veículos.
A Audi exibiu recentemente um carro de tamanho diminuto criado pelas suas impressoras 3D de metal.
A Local Motors pretende fabricar um automóvel completo e em tamanho real somente através de impressão 3D nos próximos anos. Vários protótipos já foram criados, inclusive.
2 – Será o fim dos celulares
Você não se imagine sem celular? Então prepare-se, pois, ele será extinto. Será a vez da realidade aumentada. Tudo, e mais um pouco, do que seu smartphone faz hoje estará em uma pequena pulseira.
Além disso, de acordo com especialistas, é provável que nos próximos dez anos o primeiro celular implantável esteja comercialmente disponível em grande escala.
O aparelho (que consistirá basicamente em um chip mais robusto) será capaz de monitorar vários dados do usuário, permitindo que ele se comunique através de ondas cerebrais ou sinais verbais.
Já existem alguns dispositivos implantáveis atualmente, como os marca-passos, porém, o chip em questão trará outras possibilidades, como conexão com internet, por exemplo.
3 – Tradutor universal
Viajar para outro país e ‘escorregar’ no idioma local é um problema para você? Relaxe, isso será resolvido em breve!
De acordo com o jornal The Economist, os tradutores automáticos têm tudo para se tornar realidade.
No futuro, será possível se comunicar com pessoas que não falem o mesmo idioma ao utilizar um equipamento semelhante a um par de óculos ou um app no telefone.
Conforme as pessoas falam no idioma estrangeiro, traduções serão feitas simultaneamente (no caso dos óculos, será como se estivéssemos vendo as legendas de filmes).
Mais alguém está ficando ansioso por isso?!
4 – Órgãos por encomenda
De acordo com as estatísticas dos Estados Unidos, uma a cada 18 pessoas morre na fila de transplante, à espera de um órgão. Sabemos que no Brasil a realidade é exatamente a mesma.
Já existem tecnologias para ampliar a vida desses pacientes, porém nada substitui um órgão, de fato. A expectativa é que em 35 anos, ninguém precise esperar mais por um órgão, pois eles serão fabricados nos próprios laboratórios.
Não estamos tão longe assim, afinal, já existem casos de transplantes de bexigas totalmente artificiais.
A tecnologia das impressoras 3D também pode entrar nesse procedimento, cientistas poderão utilizar as células-tronco de um paciente para criar um órgão preciso e específico para ele.
Esse processo envolve o crescimento de células-tronco no laboratório após removê-las do paciente para então utilizá-las na impressão 3D e criar a nova parte do corpo – tecnologia chamada de bio-impressão.
5 – Os carros não terão motoristas (e nem comandos)
Pesquisadores dizem que a grande maioria dos automóveis autônomos não terá nenhum comando realizado por seres humanos em 2035.
Os veículos que se dirigem sozinhos serão mais seguros, eliminando por completo os riscos de acidentes por erro humano, que passam da marca dos 90%.
Além disso, os carros autônomos também vão contribuir para evitar o congestionamento e os engarrafamentos em cidades grandes.
Segundo estimativas atuais dos Estados Unidos, esses modelos podem evitar mais de 30 mil mortes por ano, o que é um número bastante significativo.
6 – Fim dos livros
A escola também será afetada pela tecnologia nos próximos anos. A previsão é que a realidade virtual revolucione o aprendizado e elimine totalmente os livros.
Ao invés da aula tradicional, os alunos serão levados a um ambiente onde ‘enxergarão’ o conteúdo.
Por exemplo: na aula de história a batalha será vista, como se estivesse acontecendo ali, no meio da classe.
Nem precisa dizer que dessa forma, seria muito mais fácil explicar o assunto e as aulas se tornariam muito mais interessantes.
7 – Energia renovável
Imagine o potencial solar de lugares como o deserto do Saara sendo extraídos e utilizados por países inteiros (que não tem tanto acesso ao sol).
Segundo Ian Person, conhecido por seu alto índice de precisão em seus palpites futuristas, isso será totalmente possível.
Até 2045 a fusão nuclear, que já está em desenvolvimento, também será uma realidade. Com isso, até 2050, finalmente, não seremos mais dependentes dos combustíveis fósseis.
Ufa, é muita coisa para imaginar com as inovações tecnológicas!
Conte para gente, o que você acha sobre as inovações tecnológicas que deverão vir por aí?