Existem muito mais de 7 motivos para investir em software personalizado para uma empresas. É normal que essa produção de novas tecnologias pareça a princípio um peso grande nas finanças e, por isso, muitas vezes é tentador continuar a usar aquele software desatualizado, mas que vem funcionando, aparentemente, sem problemas.
No entanto, uma substituição feita de forma planejada gera um ganho de produtividade para os times que o custo se torna irrisório tendo em vista os aspectos positivos que a troca traz.
Em muitos casos, depender de tecnologias desatualizadas significa perder dinheiro, seja porque são mais pesadas e lentas, seja porque são uma porta aberta à invasões de segurança.
Além disso, muitas versões de softwares mais antigos passam a ser incompatíveis entre si. Cada vez que você chama um especialista em TI para um conserto, sua empresa perde tempo operacional e gera despesas fora do orçamento. Em geral, as correções de sistemas antigos também desperdiçam dinheiro porque são soluções temporárias – como um band-aid.
Selecionamos aqui os 7 principais motivos para investir em desenvolvimento de software personalizado e salvar o seu dinheiro e os seus negócios.
1. Otimiza processos
O que antes demorava horas ou dias, agora pode ser feito em alguns minutos ou segundos, melhorando o fluxo de trabalho e a produtividade. Com processos mais ágeis, é possível atender mais clientes em menos tempo, o que aumenta a possibilidade de gerar novos negócios.
2. Aumenta a segurança
Um relatório da IBM e Ponemon Institute mostra que, atualmente, o custo médio de apenas uma violação de dados é de US$ 4,24 milhões, ou seja: mais de R$ 22 milhões. Os cibercriminosos costumam explorar e descobrir vulnerabilidades em modelos mais antigos de programas e sistemas operacionais para lançar seus ataques. Junte-se a isso o aumento exponencial do cibercrime – só no Brasil, são lançados 13 mil ataques por mês contra empresas e governos.
Novas versões de software geralmente resolvem essas vulnerabilidades e aumentam as medidas de segurança, o que significa que, quando você atualizar para um modelo mais recente, ficará menos suscetível a ataques cibernéticos que podem custar milhões ou até mesmo levar sua empresa ao colapso.
3. Diminui o tempo e o dinheiro gastos na manutenção
Servidores, programas, sistemas de bancos de dados e hardware têm certa longevidade. Tanto as empresas quanto os usuários tentam aumentar a vida útil de dispositivos e softwares para evitar atualizações, mas os custos de manutenção costumam ser menos econômicos do que simplesmente substituir todas as plataformas.
4. Automatiza tarefas
O software mais recente gerencia automaticamente tarefas que os modelos mais antigos não fazem (ou, pelo menos, não fazem tão rapidamente). Quando você tem softwares que automatizam processos, isso significa que você não precisa executá-los manualmente. Com isso, as chances de erros e os custos são praticamente zero.
Por exemplo, um CRM pode gerar relatórios automaticamente, o que não só economiza tempo, mas também traz informações que ajudam a melhorar os resultados financeiros.
5. Melhora a acessibilidade
Uma grande dificuldade dos softwares mais antigos é que eles costumam ser crivados de problemas de acessibilidade que interferem no acesso de pessoas com deficiências. Já os novos softwares e plataformas de tecnologia são desenhados para oferecer recursos que auxiliam na acessibilidade, dando suporte a pessoas com deficiência visual, auditiva e à neurodiversidade.
6. Oferece mais autonomia
Um software padrão já existente é feito para atender massivamente empresas e usuários. Em geral, são desenvolvidos por grandes empresas e licenciados como solução para um determinado nicho ou necessidade, o que traz limitações de adequação e gastos com suas assinaturas. Isso mantém a todos dependentes da tecnologia pronta e que sempre terá como proprietária a empresa que detém seus direitos.
O seu custo inicial pode até parecer mais baixo em relação a um software personalizado, mas a diferença crucial é poder projetar um sistema que atenda às necessidades específicas de seus negócios, sempre com a possibilidade de poder modificar as adequações conforme a demanda e quando quiser.
7. Você está investindo na satisfação do seu cliente
Sim, porque ao investir no desenvolvimento de software personalizado, a empresa está inovando para melhorar também a experiência de compra, independente de qual seja o seu serviço ou produto. Somente um software personalizado é capaz de ser adaptado para atender às particularidades de cada negócio, abrindo oportunidades de experiência positivas e memoráveis para os clientes.
É mais econômico investir em ferramentas modernas e softwares personalizados que contribuem para a segurança e o melhor desempenho da empresa como um todo, o que resulta em mais competitividade de mercado e satisfação também para o seu público-alvo. E todos sabemos: cliente satisfeito é a peça-chave para o sucesso de qualquer empresa.
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