Por que a Transformação Digital no varejo é mais importante do que nunca?
1. A vida pós-Covid-19 será diferente: Com economias em declínio e ênfase crescente na proteção pessoal, veremos muitas mudanças nas demandas dos consumidores, estilo de gastos, padrões de poupança, hábitos de consumo e tipos de canais de compra.
O mundo depois da pandemia vai observar uma escalada em compras digitais, na interação online com marcas e na continuidade do distanciamento social. Esse é um motivo perfeito para os líderes de negócios continuarem com seus planos de Transformação Digital.
Os líderes das empresas de varejo devem se esforçar para misturar as suas opções de atuação e obtenção de lucros na era digital pós-Covid. A recuperação e a sustentação dos negócios dependem exclusivamente dos canais digitais e das experiências em meio ao distanciamento social.
Entre as áreas em que a digitalização pode ajudar diretamente as marcas a melhorarem as experiências do consumidor estão: o estabelecimento de canais digitais e melhoria da presença online; o investimento em análise de dados e melhores processos para atender as demandas dos clientes; a integração da cadeia de suprimentos e consolidar modelos de negócio que foram criados como resposta à pandemia, principalmente em relação às demandas dos clientes e a capacitação dos funcionários para a gestão das atividades do negócio a partir de suas casas.
2. Os varejistas vão precisar de insights mais profundos sobre suas cadeias de abastecimento: A pandemia expôs o quão vulneráveis são as redes de abastecimento em todo o mundo. Muitos varejistas foram afetados por causa de sua incapacidade de prever e atender a demanda do consumidor por seus produtos. Os varejistas precisam de mais transparência de estoque para planejar a experiência do cliente online e offline.
3. O varejo com presença digital vai prosperar: Varejistas com presença digital já estão à frente da curva. Como os consumidores não podem sair de casa e gastam apenas com itens essenciais, os canais digitais ajudam as empresas a funcionarem normalmente. Empresas digitalmente avançadas e ricas em dados já começaram a conquistar mais participação no mercado, aproveitando a pandemia como uma oportunidade para inovação e aquisição de clientes.
À medida que as empresas de varejo navegam pela crise da Covid-19, elas devem se questionar: diante do atual massacre financeiro provocado pela pandemia, estão prontas para enfrentar as profundas e duradouras cicatrizes provocadas pelos concorrentes?Mais de 20 varejistas estão planejando entrar com processo ou pedido de falência durante a crise da Covid-19. Prosseguir com o seu programa de Transformação Digital existente é uma opção muito melhor do que fechar os negócios ou pedir falência.
4. Os clientes estão contando com as marcas: Os consumidores são de longe os mais afetados devido às restrições de segurança, enfrentando o distanciamento social, as filas para entrar em lojas de varejo, a constante manutenção dos cuidados de higiene pessoal e outras medidas preventivas. Assim, eles estão torcendo para que as suas marcas favoritas forneçam melhores serviços enquanto eles cuidam de sua segurança. Isso, mais do que nunca, acelera a demanda pela transformação.
Qual é a diferença que o seu plano de Transformação Digital pode fazer?
“Todo mundo tem um plano até levar um soco no rosto”
Mike Tyson
As empresas de varejo sabem agora como é levar um soco na cara. Durante o caos da pandemia, os consumidores evitaram ir às lojas e utilizaram a segurança do mundo online para necessidades essenciais e de luxo, entretenimento, comunicação e home office – tudo isso transformou os planos de Transformação Digital no varejo de uma possibilidade para um requisito obrigatório (e que nunca foi tão importante).
Os varejistas que têm projetos de Transformação Digital em andamento já alcançaram um nível médio de agilidade, flexibilidade e capacidade de resposta para tomar um novo rumo enquanto se expandem, mesmo durante esse momento de superação.
Os varejistas podem estar em diferentes estágios de sua jornada de Transformação Digital, mas estão criteriosamente posicionados para:
– Permitir que os dados operacionais produzam percepções eficazes sobre a cadeia de suprimentos, TI e demandas do cliente;
– Implantar ferramentas e processos para atender os clientes de forma eficaz;
– Automatizar e digitalizar completamente os seus sistemas existentes;
– Migrar os seus volumes de trabalho para a nuvem e adotar o modelo “Everything as a Service” (XaaS); e
– Adotar DevOps para melhor entrega, modernização e sustentação de aplicativos.
Conduzir esses esforços calculados para uma mudança duradoura requer dos varejistas uma visão ousada, uma tática de tomada de riscos e ações rigorosas para reinventar os negócios durante esta crise gigantesca. Isso ajudará os líderes do varejo digital a criar uma lógica integrada em toda a organização para vencer em quaisquer condições.
(Esse conteúdo é de autoria de Vishnu Nallani Chekravarthula, Head de Inovação da Qentelli, especializada em Transformação Digital, e foi traduzido e adaptado pela UDS do original “Why Digital Transformation in the Retail Sector is More Important Now Than Ever”.)