Coletar, armazenar e analisar dados em larga escala é uma prioridade nos negócios. O bom uso de informações é estratégico para o desenvolvimento das empresas. O Amazon Simple Storage Service (S3) é uma das soluções AWS para armazenagem de objetos em buckets, que são baldes de armazenamento.

Mas o que são os objetos?

Qualquer tipo de arquivo (vídeo, áudio, imagem, pdf, txt e outros) pode ser um objeto. E, neste serviço Amazon, eles são armazenados em um ambiente durável, sempre disponível e altamente escalável.

Portanto, a solução é fundamental para a estruturação de projetos de ciência de dados. Afinal, um bom ambiente de armazenamento é um requisito para o sucesso das iniciativas relacionadas aos dados.


Quais as vantagens de utilizar o S3?

Uma vez que entendemos a importância de ter um sistema de armazenamento, é fundamental entender porque o Amazon S3 é uma das principais soluções do mercado. Abaixo, detalhamos cada um dos benefícios proporcionados pelo serviço da AWS.

Precificação atrativa

Este é um padrão da Amazon e o S3 é mais uma solução com preços bastante acessíveis e um modelo de cobrança interessante. O cliente só paga pela quantidade de armazenamento utilizada. Ou seja, o Simple Storage Service é a melhor escolha para guardar muitos ou poucos objetos, pois se adapta e cobra de acordo com a sua necessidade.

Além disso, a AWS oferece diferentes tipos de classes de armazenamento. De acordo com a necessidade de acessar ou trabalhar com os dados armazenados, o cliente pode migrar de formato e economizar no custo mensal. A Amazon ainda oferece ferramentas que observam o seu modelo de storage e direcionam para soluções otimizadas, gerando economias automáticas para o seu negócio.

Excelência em escalabilidade, durabilidade, disponibilidade e desempenho

A escalabilidade permite atender qualquer tipo de aumento de demanda pontual e ainda possibilita alta escala. É possível armazenar objetos com até 5 terabytes e cada bucket pode guardar um número ilimitado de arquivos.

Junto com isso, a Amazon informa que o S3 é preparado para 99,999999999% de durabilidade dos dados, pois, de forma automática, cria e guarda os objetos em vários sistemas. Ou seja, mesmo que existam indisponibilidades, falhas e ataques, as informações estarão disponíveis.

Segurança

O S3 tem recursos de criptografia, de bloqueio de pessoas não autorizadas e ainda tem suporte a ferramentas de auditoria. Ele também dá a chance de proibir acesso público aos objetos armazenados e, com o Amazon Macie, protege os dados confidenciais.

A solução AWS ainda atende aos mais altos índices de cibersegurança e compliance, por meio das certificações: PCI-DSS, HIPAA/HITECH, FedRAMP, EU Data Protection Directive e FISMA.

Inclusive, em um vídeo, a AWS informa que a Capital One, empresa norte-americana de serviços financeiros conhecida pelo seu alto índice de cuidado com a segurança, entende que é “mais seguro operar na nuvem da Amazon do que nos próprios servidores da empresa”.

Altamente gerenciável

O S3 tem uma série de recursos para gerenciar acessos e permissões, que também protegem os dados armazenados nos buckets. Essas ferramentas possibilitam que, de forma simples, os funcionários dos clientes subam e baixem dados no Simple Storage AWS.

Consulta local e processo sob solicitação

O S3 permite tratar e analisar os dados sem precisar levá-los a uma plataforma externa de análise. Isso só é possível por conta da vasta gama de serviços AWS, que podem ser conectados para executar tais ações. São várias opções disponíveis.

Uma é por meio do Amazon Athena para consultar as informações com expressões SQL padrão. O Amazon Redshift Spectrum possibilita rodar análises de grandes quantidades de dados armazenados nos data warehouses.

O S3 Select também é uma opção e pode ser usada para acessar subconjuntos de informações do objeto, ao invés dele todo. Assim, o desempenho dessas buscas pode subir em até 400%.

Ainda há a possibilidade de trabalhar com um código próprio nas solicitações do S3 GET, por meio do S3 Object Lambda. Ele será capaz de modificar e processar os dados, à medida que eles voltam à uma aplicação. Através dessa ação, é possível filtrar linhas, editar imagens dinamicamente e esconder dados sensíveis. Assim, não há a necessidade de criar e guardar cópias dos dados.


Casos de uso

A série de vantagens do S3 faz com que ele tenha diferentes tipos de uso e seja um suporte para variadas etapas da construção e da sustentação de aplicações e projetos.

Um exemplo que mostra a força e a segurança da solução Amazon vem de Nova Iorque. A bolsa de valores mais famosa e tradicional do mundo, a Nasdaq, usa o S3 para guardar dados por até sete anos. Isso é necessário por conta de regulamentações do setor.


Os usos mais comuns do Amazon S3

Backup e restauração

O Amazon S3 serve para garantir o backup dos dados em nuvem, sem que haja nenhum tipo de perda ou acesso às informações por pessoas não autorizadas. Afinal, a solução Amazon é extremamente robusta, durável e segura.

Recuperação de desastres

Um ponto muito importante para qualquer aplicação ou projeto de negócio de empresas é a resiliência e a garantia em relação aos dados. O S3 permite o desenvolvimento de uma arquitetura capaz de uma rápida recuperação, mesmo que ocorram falhas, desastres naturais e erros humanos. Isso porque a solução de armazenamento Amazon não guarda os dados de apenas uma forma.

Arquivamento

Ao invés de trabalhar com um arquivo físico, é possível digitalizar e guardar todos eles no S3. Isso proporciona economia de infraestrutura e ainda facilita o acesso e a recuperação dos dados, quando existir a necessidade disso.

Armazenamento em nuvem híbrida

Quando o armazenamento local não é mais suficiente, o Amazon S3 integrado com outros serviços AWS (como o AWS Storage Gateway) pode ser a solução. Por meio dele, é possível aumentar a capacidade de armazenamento e, ao mesmo tempo, simplificar a infraestrutura on-premise.

Análise de data lakes e big data

No início do texto, citamos a importância para os negócios de ações relacionadas à ciência de dados, o S3 permite isso. Afinal, com um data lake criado dentro da solução Amazon, é possível extrair insights diretamente de dentro dele, o que traz mais agilidade no uso das informações em favor do negócio. Além disso, a escalabilidade possibilitada pela AWS garante que todos os dados poderão ser armazenados e consultados na mesma ferramenta.

Criação de aplicações nativas em nuvem

Implementar novas funcionalidades ou criar um app do zero são coisas que ficam facilitadas e mais rápidas com o S3. Por meio da solução AWS para armazenamento e acesso aos dados, múltiplos times podem trabalhar simultaneamente no desenvolvimento, as informações ficam altamente disponíveis e o acesso àquilo que é fundamental para o bom funcionamento do app é simplificado.

A UDS é parceira AWS e especialista em projetos que necessitam de estrutura robusta de armazenamento e acesso a dados. Com 20 anos de histórias, são mais de 5 mil entregas para 900 clientes

Já atuamos em projetos de variados segmentos e apoiamos marcas como Calvin Klein, DHL, C&A, ONU, TOTVS, Yamaha, Madero e outras. Quer saber como podemos ajudar o seu negócio?

Fale com um dos nossos especialistas.

Leave A Reply