Atualmente, é cada vez mais raro que uma empresa de sucesso não tenha desenvolvido um aplicativo próprio e não é difícil entender o porquê. O número de usuários de smartphones só cresce, bem como o tempo gasto com esses aparelhos.
Segundo um levantamento do site Bank my Cell publicado em 2021, um usuário médio de smartphone checa o seu aparelho 63 vezes por dia. Um aumento de 16 checagens em relação ao período de 2018-2019.
Ainda de acordo com a mesma pesquisa, o usuário médio brasileiro passa 5 horas por dia utilizando o celular. Em outras palavras, os brasileiros passam 1 dia inteiro e mais 11 horas por semana utilizando o celular.
Mas por que exatamente sua empresa precisa de um app?
E por que é melhor que isso seja feito através de uma empresa de desenvolvimento de apps?
Grande número de clientes em potencial
Um estudo feito pelo Pew Research Center revelou que 84 milhões de adultos brasileiros possuem um smartphone, o que corresponde a 54% da população adulta do país.
O número de compradores online já é enorme, mas ainda há grandes perspectivas de crescimento.
Segundo um levantamento feito em conjunto pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela Neotrust, cerca de 20,2 milhões de consumidores realizaram uma compra pela internet pela primeira vez em 2020.
Outro levantamento de 2020, a pesquisa Shopping Apps Reports, divulgada pela Liftoff em parceria com a Adjust, trouxe dados igualmente impressionantes. A pesquisa projetava que, em 2021, 75% das compras seriam realizadas diretamente nos celulares.
Ou seja, acesso aos sites e aos aplicativos de lojas via smartphones liderariam as compras on-line.
Estes números mostram o grande volume de compradores em potencial que o aplicativo de sua empresa pode ter no Brasil.
A internet será cada vez mais centrada nos smartphones
Conforme uma previsão do World Advertising Research Center (WARC), quase três quartos de todos os usuários mundiais (72%) utilizarão a internet exclusivamente através de Smartphones em 2025.
Caso essa previsão se confirme, empresas que estejam presentes nos celulares através de aplicativos terão uma visibilidade muito maior.
Afinal, a experiência do cliente no app costuma ser bastante superior àquela proporcionada pelos sites mobile.
Simplifica a venda
Através dos aplicativos, a pesquisa e a venda propriamente dita pode ser feita com poucos cliques do usuário, trazendo agilidade a toda a operação
Além disso, as compras feitas por impulso perfazem 81% das transações feitas por smartphone, segundo estudo da Manchester Business School.
Comprar fica mais fácil e, por isso, as pessoas tendem a consumir mais.
Aplicativos são responsáveis por 27% das vendas online no Brasil
Um levantamento da Criteo, plataforma de anúncios para internet, realizado no ano de 2019, trouxe informações muito relevantes para quem se interessa pelo mercado de vendas online:
Segundo o estudo, 27% das vendas online no Brasil foram realizadas através de aplicativos, sendo que as transações feitas com internet móvel representam 63% das transações de e-commerce.
Além disso, 72% das operações online são concretizadas via aplicativo entre os varejistas que promovem ativamente este canal.
Lucro
Um levantamento do setor de inteligência do site americano Insider prediz que o volume de vendas do e-commerce mobile nos Estados Unidos deve chegar a um lucro de 488 bilhões de dólares em 2024.
O cenário brasileiro também é animador! Segundo um balanço feito em conjunto pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela Neotrust, foram mais de 301 milhões de compras pela internet no ano de 2020, com um valor médio de 419 reais cada.
Portanto, o fato da sua empresa possuir um aplicativo customizado é decisivo para ter acesso a uma fatia desse lucrativo mercado.
Acesso a dados dos clientes
Histórico de compras, faixa etária, localização… esses e outros dados de usuários podem ser coletados pelo aplicativo do seu negócio.
Porém, é essencial que o aplicativo peça consentimento dos usuários para captar esses dados e siga as bases legais da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Com a autorização para o uso das informações, o negócio ganha inúmeras possibilidades. É possível criar campanhas e promoções personalizadas, que geram mais oportunidades de vendas e ainda garantem uma relação mais próxima com os clientes.
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