Hoje proporcionalmente o Brasil tem mais de 1 Smartphone por habitante e, essa disponibilidade causa mudanças em diversos setores desde que o uso desses aparelhos deixou de ser uma novidade. Empresas cada vez mais ter corrido atrás de desenvolver bons aplicativos (principalmente no Mobile Commerce) e, com isso desenvolver mais proximidade com os clientes e atender as necessidades do público.
De acordo com a Folha de São Paulo, nos últimos dois anos, o número de brasileiros que utilizam internet através de smartphones cresceu 106%.
Um e-commerce não deve se limitar aos computadores, deve ir além, estar junto de onde o consumidor está e isso quer dizer estar no celular do cliente.
Listamos quatro vantagens do porque a sua empresa deve aderir ao mobile commerce ou m-commerce:
1. Conveniência – estar presente em qualquer hora e lugar:
Além de um bom site e uma loja virtual, o aplicativo possui acesso mais fácil, para que o consumidor possa comprar o seu produto ou serviço onde quer que ele esteja. Esse é um diferencial competitivo tendo em vista que a concorrência está cada vez mais acirrada e a um clique de distância.
2. Conhecimento:
Analise o comportamento e identifique a jornada de compra dos seus clientes: com um aplicativo, é possível rastrear todo o trajeto percorrido pelo usuário, dentro de uma loja virtual. Veja quais os produtos que os consumidores mais se interessam, em que momento abandonam a compra, ficando muito mais fácil criar ofertas personalizadas e mais assertivas. Bem como saber quais produtos você deve investir mais e quais devem ser descontinuados.
3. Venda mais e fidelize seus clientes:
Com o aplicativo mobile, você pode ter recursos diferenciados que as vezes não podem ser oferecidos dentro de um website ou loja virtual. Você pode inserir notificações com promoções e novidades, até mesmo quando os clientes passarem por sua loja física. Pode dar a opção de salvar produtos como favoritos e oferecer produtos de acordo com a sua última compra.
4. Melhor colocação nos mecanismos de busca do Google:
Com as últimas atualizações em seu algoritmo, os sites mobile passaram a ser mais valorizados e agora ajudam em um melhor ranqueamento e para oferecer resultados relevantes nas buscar realizadas através de dispositivos móveis, fazendo com que sites mobile e aplicativos sejam priorizados. Desta forma, as empresas que não se atualizarem poderão com o tempo perder visibilidade nos mecanismos de busca do Google.