O DynamoDB é um banco de dados não relacional (NoSQL), totalmente cloud. Uma solução escalável, altamente disponível, facilmente gerenciável, serverless (sem servidor) e segura. É muito utilizado em diferentes projetos que envolvem alto volume de dados.

Para entender o que é o DynamoDB, é fundamental compreender o conceito de banco de dados não relacional, o famoso NoSQL.

Mesmo existindo há muito tempo, o termo ganhou mais espaço, à medida que a demanda por informações e estatísticas cresceu.


NoSQL: o que é?

Este tipo de banco é direcionado para projetos que tenham um grande volume de armazenamento e consulta de dados. O NoSQL traz escalabilidade, flexibilidade, alta funcionalidade e desempenho robusto.

É por tudo isso que o DynamoDB e outros bancos não relacionais são ótimas opções para o desenvolvimento de aplicativos que tratarão de dados em larga escala.

Mas é importante considerar que não existe apenas um tipo de banco NoSQL, são cinco deles, cada um com um tipo de funcionamento.

Chave/Valor

Permite escalabilidade horizontal como nenhum outro banco de dados possibilita. Como o nome diz, as informações são armazenadas no formato chave/valor (tabelas hash).

Grafos

O formato de armazenagem é por meio de vértices e arestas. É direcionado para aplicações que necessitam de dados bem conectados, como redes sociais e ferramentas de detecção de fraudes.

Colunas

A armazenagem é realizada por meio de linhas de tabelas no disco. Este formato facilita a recuperação de colunas de dados e a consulta de informações, com alto desempenho, por reduzir o volume de dados que precisam ser carregados a cada nova ação.

Pesquisa

Direcionado para o trabalho com dados semi-estruturados. Este modelo se destaca pelo alto desempenho, baixa latência e análise de informações em tempo real.

Documentos

Neste formato, os dados ficam em documentos, sem a necessidade de colunas pré-montadas. Assim, ele é altamente flexível e facilita a distribuição de dados em múltiplos servidores.


Como funciona o DynamoDB?

O DynamoDB é um NoSQL que suporta os modelos de documentos e chave/valor e armazena os dados em discos de estado sólido (SSDs), o que deixa a leitura e a gravação de informações mais rápidas. O desempenho fica abaixo de 10 milissegundos. Ou seja, as aplicações que utilizam este formato de banco de dados apresentam uma performance impressionante e têm ações quase instantâneas.

Em sua estrutura, um dos pontos fundamentais para acelerar as consultas é a presença do index. O índice é uma estrutura de dados, que facilita a pesquisa em colunas específicas da tabela principal. Assim, na hora de buscar as informações, não há a necessidade de consultar o conjunto completo, a aplicação busca apenas aquelas que estão selecionadas no index.

Além disso, se aproveitando da ampla capilaridade da AWS, de forma automática, replica os dados para múltiplos data centers, o que garante que a informação esteja sempre disponível.

Outro ponto relevante do funcionamento é a segurança. Nesta questão, o Amazon DynamoDB apresenta criptografia em repouso e também backup e recuperação automáticos. Com esses importantes fatores, em seu site, a AWS garante um SLA de até 99,999% de disponibilidade.

Além das vantagens relacionadas à sua estrutura e ao seu funcionamento, o banco de dados não relacional da Amazon tem outros pontos positivos bem relevantes.

Preço

A precificação segue um modelo parecido com outros serviços da AWS e pode ser vista como um dos benefícios do DynamoDB. A capacidade de escrita e a capacidade de leitura das informações são os pontos que mais influenciam nos valores.

Por padrão, este banco de dados trabalha com leitura consistente eventual, que é mais barata e tem um delay mínimo, mas, mesmo assim, entrega ótimo desempenho. Também é possível utilizar a leitura forte consistente, que encarece um pouco o valor, por refletir todas as gravações bem-sucedidas antes da leitura.

Integração com serviços AWS

Trabalhar com outros serviços Amazon é uma grande vantagem do DynamoDB. Por meio dessa fácil integração, é possível analisar dados, gerar insights e monitorar informações em tempo real. É mais inteligência para o negócio.


Onde utilizar o DynamoDB?

Com tantos benefícios, o DynamoDB é um banco de dados bastante utilizado em diferentes aplicações. O Disney+, streaming de vídeos da Disney; a rede social Snapchat; a plataforma de reuniões on-line Zoom e o Dropbox são algumas das plataformas que utilizam a solução da AWS.

No geral, o banco NoSQL da Amazon tem diversos casos de uso, confira abaixo os principais:

Desenvolvimento de software

Para aplicações que exigem conexões simultâneas de milhões de usuários e milhões de solicitações por segundo, o DynamoDB será uma importante ferramenta para o desenvolvimento.

O Disney+ citado acima é um bom exemplo disso. Diariamente, são bilhões de ações realizadas no app. A marcação de favoritos e a possibilidade de continuar a assistir de onde parou só é possível por conta da integração do Kinesis com o DynamoDB. Já imaginou o streaming da gigante do entretenimento sem isso? A experiência não seria a mesma.

Aplicações com conteúdo ao vivo e interativo

Projetos que envolvam transmissão de vídeo ao vivo e conteúdo interativo podem utilizar o DynamoDB em sua estrutura. A solução AWS permitirá a escala da transferência e a simultaneidade do fluxo de mídia, além de proporcionar alta velocidade de entrega, por conta da presença em multi regiões dos servidores Amazon.

Projetos relacionados ao varejo

No setor do varejo, o DynamoDB traz um grande diferencial para a aplicação. Por meio de padrões de design permite a implantação de carrinhos de compras, monitoramento do estoque, motores de fluxo de trabalho e perfis dos clientes. Além disso, a solução é preparada para momentos de grande volume de tráfego, sem indisponibilidade e lentidão.

Um exemplo no qual isso pode ser muito útil é a Black Friday, quando os grandes varejistas esperam um movimento significativo de clientes em seus e-commerces. Por isso, é ainda mais estratégico não apresentar nenhum tipo de problema na plataforma. O DynamoDB auxilia na rápida entrega e na disponibilidade para os clientes.

Plataforma de jogos

Direcionado principalmente aos jogos on-line, a adoção do DynamoDB permite o avanço do conteúdo e de recursos do game sem sobrecarregar a plataforma. A partir disso, é possível trabalhar com dados dos jogadores, históricos de acessos e classificações de milhões de usuários ao mesmo tempo.

A UDS Tecnologia é parceira AWS e especialista em implementação de DynamoDB e outras soluções Amazon em projetos escaláveis, seguros, serverless e com alto volume de dados.

Assim, apoiamos marcas como Calvin Klein, DHL, C&A, ONU, TOTVS, Yamaha, Madero e outras.

Buscando usar soluções AWS nas suas aplicações. Fale com nossos especialistas e conte com a UDS.

Leave A Reply