Sob o mesmo ponto de vista das tendências mundiais, muitas empresas brasileiras começaram a mudar o nome de seus cargos. Em vez dos tradicionais “diretor” ou “presidente”, iniciou-se uma leva de cargos iniciados com a letra C: CEO, CTO, CIO, entre outros. Essa mudança reflete a busca, sobretudo, por uma nomenclatura mais alinhada com os padrões internacionais e reflete uma evolução nas estruturas corporativas.
Além disso, a adoção desses cargos com prefixo C (de Chief, em inglês) também está associada à crescente importância da tecnologia e da inovação nas organizações. Como resultado, essas novas designações refletem não apenas uma alteração terminológica, mas também uma redefinição dos papéis de liderança dentro das empresas brasileiras.
O que essas siglas têm em comum? Esses cargos são chamados de C-Levels ou C-suite, sendo que a letra C significa Chief (Chefe, em inglês), ou seja, estas siglas indicam sempre uma liderança dentro de alguma hierarquia.
Embora o CEO siga sendo o mais conhecido, o CIO tem se popularizado cada vez mais. Ele é o líder responsável pela tecnologia da informação (TI) de uma companhia.
Então, quer saber o que é um CIO exatamente e o que ele (ou ela) faz? Prossiga a leitura para descobrir.
O que é CIO?
Tradicionalmente conhecido como Diretor de Informática, Gerente de TI ou Diretor de TI, o CIO é a sigla para Chief Information Officer (ou Chefe de Informação, em tradução livre). É o executivo responsável pelo funcionamento dos sistemas de informática de uso interno e externo e pelo gerenciamento de risco.
Além disso, o CIO elabora estratégias para que esses produtos e serviços, e sistemas de informática atuem para o crescimento do negócio e geração de valor. O Chefe da Informação também supervisiona a implementação e os recursos tecnológicos, o que inclui softwares, hardwares, processamento de dados, manutenção e outros.
Qual a Diferença entre o CIO, CEO, COO, CFO, CMO e CTO?
Todos eles compartilham algumas semelhanças. Todavia, há diferenças importantes.
CIO (Chief Information Officer)
O CIO lida predominantemente com processos tecnológicos internos. Além disso, ele é responsável por gerir toda infraestrutura de TI e buscar soluções estratégicas, com o objetivo de aumentar a eficiência e melhorar a produtividade do negócio.
CEO (Chief Executive Officer)
Já o Chief Executive Officer, por outro lado, é a pessoa responsável pela gestão e direção administrativa da organização. Na maioria dos casos, contudo, CEO também é o fundador e dirige o propósito, a visão e a missão da empresa. Em suma, ele é responsável por conectar o negócio com o mercado, tendo a palavra final nas decisões orçamentárias de investimentos e direcionando as estratégias da empresa.
COO (Chief Operating Officer)
Atuando similarmente como a mão executiva de um CEO, o Chief Operating Officer é responsável pela administração e operação do dia-a-dia do negócio. Seu foco principal é a execução do plano de negócios da empresa, de acordo com o modelo de negócios estabelecido. Os COOs, contudo, geralmente projetam estratégias de operações, comunicam políticas aos funcionários e ajudam a formar equipes principais.
CFO (Chief Financial Officer)
Em contrapartida, o Chief Financial Officer, também conhecido como Diretor Financeiro, é responsável pelo planejamento econômico-financeiro da empresa. Os CFOs decidem quando e onde investir e avaliam os riscos para aumentar o valor da empresa. Do mesmo modo, ele também contribui com o conhecimento financeiro da contabilidade e fornece uma visão geral e analítica do negócio.
CMO (Chief Marketing Officer)
Sob o mesmo ponto de vista gerencial, o Chief Marketing Officer é responsável pelas atividades de marketing, incluindo gerenciamento de vendas, desenvolvimento de produtos, publicidade, pesquisa de mercado e atendimento ao cliente. Do mesmo modo, eles também têm foco em manter um atendimento de qualidade por meio da comunicação e alinhar os interesses de todos os departamentos para otimizar as atividades de marketing. Elabora planos de marketing e garante que sua equipe os execute.
CTO (Chief technology officer)
Já, o CTO (Chief technology officer) ou chefe de tecnologia, em tradução livre do inglês), do mesmo modo, é o executivo que comanda a área de tecnologia da empresa, auxiliando o seu crescimento através do desenvolvimento de tecnologias que serão disponibilizadas aos clientes externos.
O que faz um CIO?
Dentre as muitas responsabilidades de um CIO, pode-se mencionar com destaque as seguintes:
- Gerencia toda a equipe de TI
- Efetua a implementação sistemas de TI, supervisionando todo o processo (compra, implementação, manutenção, integração e pós-venda).
- Define o planejamento estratégico dos objetivos de crescimento, com o objetivo de gerar valor através da tecnologia.
- Garante que os sistemas de TI estejam alinhados aos procedimentos e objetivos da empresa.
- Supervisiona as plataformas de atendimento ao cliente, assim como as redes.
- Cuida do IRM (Information risk management), uma sigla que descreve todos os esforços para proteger dados, evitando ameaças e vulnerabilidades.
- Aprova os orçamentos relacionados com TI.
- Monitora mudanças internas na empresa em questões concernentes a tecnologia e otimização de performance.
- Resolve problemas relacionados à gestão de dados
- Estabelece manutenções regulares.
- Garante que os colaboradores remotos tenham acesso a VPN e equipamentos adequados.
- Lida com variações de tráfego nos canais do negócio (sites, help desk aplicativos, entre outros).
- Assegura uma boa performance das redes WAN e LAN.
Média Salarial
Segundo o site Vagas.com, um CIO em nosso país inicia a sua carreira com renda de R$ 7.022,00 e pode atingir até R$ 29.895,00. Portanto, a média salarial para CIO no Brasil é de R $18.103,00.
A formação inicial mais comum, contudo, é a de Graduação em Ciência da Computação. Por outro lado, é esperado que o CIO tenha formações adicionais (MBA, Mestrado, Especialização, entre outros), além de possuir sólida experiência profissional na área.
Futuro
A Pandemia trouxe desafios adicionais aos CIO, como transformações nas infraestruturas, ataques de negação de serviço (DoS) e sites saindo do ar devido ao excesso de tráfego.
Ademais, a cultura do trabalho remoto (ou híbrido) veio para ficar: conforme pesquisa realizada pela Workana em 2020, 94,2% dos profissionais CLT gostariam de continuar trabalhando remotamente após a pandemia.
Neste novo cenário, áreas de atuação típicas dos CIO, como arquitetura e segurança de redes, terão importância ainda maior.
Do mesmo modo, oferecer condições adequadas para manter ou mesmo multiplicar a produtividade dos colaboradores atuando remotamente (como aumentar a capacidade dos ISPs ou oferecer modem 5G) são desafios no horizonte destes líderes.
Mais do que apenas reagir a crises, os bons CIOs devem ser proativos e se antecipar a elas, observando tendências para trazer vantagem competitiva.
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