Seguindo uma tendência global, muitas empresas brasileiras passaram a adotar cargos iniciados com a letra C, como CEO, CTO e CIO, em vez dos tradicionais “diretor” ou “presidente”. Essa mudança reflete a busca por padrões internacionais e a valorização da inovação.
Essas funções compõem o chamado C-Level ou C-suite, em que o “C” vem de Chief (chefe, em inglês) e indica posições de liderança. Embora o CEO ainda seja o mais conhecido, o CIO ganha cada vez mais destaque como responsável pela tecnologia da informação nas empresas.
Quer entender o que é um CIO e qual é o seu papel? Continue a leitura.
O que é CIO?
Tradicionalmente conhecido como Diretor de Informática, Gerente de TI ou Diretor de TI, o CIO é a sigla para Chief Information Officer (ou Chefe de Informação, em tradução livre). É o executivo responsável pelo funcionamento dos sistemas de informática de uso interno e externo e pelo gerenciamento de risco.
Além disso, o CIO elabora estratégias para que esses produtos e serviços, e sistemas de informática atuem para o crescimento do negócio e geração de valor. O Chefe da Informação também supervisiona a implementação e os recursos tecnológicos, o que inclui softwares, hardwares, processamento de dados, manutenção e outros.
Qual a Diferença entre o CIO, CEO, COO, CFO, CMO e CTO?
Todos eles compartilham algumas semelhanças. Todavia, há diferenças importantes.
CIO (Chief Information Officer)
O CIO lida predominantemente com processos tecnológicos internos. Além disso, ele é responsável por gerir toda infraestrutura de TI e buscar soluções estratégicas, com o objetivo de aumentar a eficiência e melhorar a produtividade do negócio.
CEO (Chief Executive Officer)
Já o Chief Executive Officer, por outro lado, é a pessoa responsável pela gestão e direção administrativa da organização. Na maioria dos casos, contudo, CEO também é o fundador e dirige o propósito, a visão e a missão da empresa. Em suma, ele é responsável por conectar o negócio com o mercado, tendo a palavra final nas decisões orçamentárias de investimentos e direcionando as estratégias da empresa.
COO (Chief Operating Officer)
Atuando similarmente como a mão executiva de um CEO, o Chief Operating Officer é responsável pela administração e operação do dia-a-dia do negócio. Seu foco principal é a execução do plano de negócios da empresa, de acordo com o modelo de negócios estabelecido. Os COOs, contudo, geralmente projetam estratégias de operações, comunicam políticas aos funcionários e ajudam a formar equipes principais.
CFO (Chief Financial Officer)
Em contrapartida, o Chief Financial Officer, também conhecido como Diretor Financeiro, é responsável pelo planejamento econômico-financeiro da empresa. Os CFOs decidem quando e onde investir e avaliam os riscos para aumentar o valor da empresa. Do mesmo modo, ele também contribui com o conhecimento financeiro da contabilidade e fornece uma visão geral e analítica do negócio.
CMO (Chief Marketing Officer)
Sob o mesmo ponto de vista gerencial, o Chief Marketing Officer é responsável pelas atividades de marketing, incluindo gerenciamento de vendas, desenvolvimento de produtos, publicidade, pesquisa de mercado e atendimento ao cliente. Do mesmo modo, eles também têm foco em manter um atendimento de qualidade por meio da comunicação e alinhar os interesses de todos os departamentos para otimizar as atividades de marketing. Elabora planos de marketing e garante que sua equipe os execute.
CTO (Chief technology officer)
Já, o CTO (Chief technology officer) ou chefe de tecnologia, em tradução livre do inglês), do mesmo modo, é o executivo que comanda a área de tecnologia da empresa, auxiliando o seu crescimento através do desenvolvimento de tecnologias que serão disponibilizadas aos clientes externos.
O que faz um CIO?
Dentre as muitas responsabilidades de um CIO, pode-se mencionar com destaque as seguintes:
- Gerencia toda a equipe de T;
- Efetua a implementação sistemas de TI, supervisionando todo o processo (compra, implementação, manutenção, integração e pós-venda);
- Define o planejamento estratégico dos objetivos de crescimento, com o objetivo de gerar valor através da tecnologia;
- Garante que os sistemas de TI estejam alinhados aos procedimentos e objetivos da empresa;
- Supervisiona as plataformas de atendimento ao cliente, assim como as redes;
- Cuida do IRM (Information risk management), uma sigla que descreve todos os esforços para proteger dados, evitando ameaças e vulnerabilidades;
- Aprova os orçamentos relacionados com TI;
- Monitora mudanças internas na empresa em questões concernentes a tecnologia e otimização de performance;
- Resolve problemas relacionados à gestão de dados;
- Estabelece manutenções regulares;
- Garante que os colaboradores remotos tenham acesso a VPN e equipamentos adequados;
- Lida com variações de tráfego nos canais do negócio (sites, help desk aplicativos, entre outros);
- Assegura uma boa performance das redes WAN e LAN.
Média Salarial
Segundo dados do Glassdoor Brasil, o salário base médio para CIO no Brasil está em cerca de R$ 28.708/mês. A faixa mais comum varia entre R$ 15.000 a R$ 34.000/mês, dependendo da experiência e do porte da empresa.
Já o guia da Robert Half aponta percentis para CIOs entre R$ 32.390 (25° percentil), R$ 42.000 (mediano) e R$ 54.230 (75° percentil).
Quanto à formação, os dados confirmam que a graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação ou áreas correlatas continua sendo a base mais comum. Contudo, as empresas também esperam mestrado, MBA ou especializações (como em gestão de TI, segurança da informação ou gestão estratégica), além de sólida experiência operacional e liderança de equipes.
Futuro
A Pandemia trouxe desafios adicionais aos CIO, como transformações nas infraestruturas, ataques de negação de serviço (DoS) e sites saindo do ar devido ao excesso de tráfego.
Ademais, a cultura do trabalho remoto (ou híbrido) veio para ficar: conforme pesquisa realizada pela Workana em 2020, 94,2% dos profissionais CLT gostariam de continuar trabalhando remotamente após a pandemia.
Neste novo cenário, áreas de atuação típicas dos CIO, como arquitetura e segurança de redes, terão importância ainda maior.
Do mesmo modo, oferecer condições adequadas para manter ou mesmo multiplicar a produtividade dos colaboradores atuando remotamente (como aumentar a capacidade dos ISPs ou oferecer modem 5G) são desafios no horizonte destes líderes.
Mais do que apenas reagir a crises, os bons CIOs devem ser proativos e se antecipar a elas, observando tendências para trazer vantagem competitiva.