MAUI significa Interface do Usuário Multi-Plataforma, e é uma estrutura multiplataforma de código aberto. Você pode criar aplicativos nativos para Android, iOS, macOS e Windows a partir de uma única base de código usando MAUI.
MAUI é uma evolução de Xamarin. Formulários, que são usados para criar aplicativos móveis e aplicativos de desktop. O .NET MAUI é avançado, moderno e de código aberto que evoluirá o domínio de desenvolvimento de aplicativos .NET.
A tecnologia vem com os mecanismos mais recentes, e arquitetura em camadas, melhorando o desempenho do desenvolvedor e do software. Além disso, um aplicativo .NET pode ser executado em dispositivos Android, Windows, macOS e iOS. Você também pode modificar sua funcionalidade entre dispositivos através de uma única configuração de base de código.
Por isso, é uma escolha perfeita para economizar tempo de desenvolvimento, custo e construir uma solução de negócios futurista. A MAUI fornece uma atualização prática no ecossistema .NET, pois melhora a produtividade dos desenvolvedores, permitindo a integração dos componentes Blazor com ele.
Características do MAUI
- Tem acesso a sensores de dispositivos como giroscópio, bússola e acelerômetro
- Pode verificar o estado de conectividade de rede do dispositivo e detectar alterações
- Copiar e colar na área de transferência do sistema entre aplicativos
- Armazena dados com segurança como pares de chave/valor
- .NET MAUI suporta recarregação quente .NET
- Escolha arquivos únicos/múltiplos do dispositivo
- Inicie fluxos de autenticação baseados em navegador
- Forneça informações sobre o dispositivo em que o aplicativo está sendo executado
- Utilize texto-a-discurso incorporado para ler texto do dispositivo
Como funciona o .NET MAUI
.NET MAUI combina APIs dos sistemas operacionais iOS, macOS e Windows em uma única API. Ou seja, permite ao desenvolvedor escrever um único código para todo o SO suportado e adicionar uma funcionalidade específica para cada uma das plataformas, se necessário.
A tecnologia fornece uma estrutura única para aplicações de construção, mas para execução; ele usa sub plataformas para cada sistema operacional individual.
Todas as sub plataformas funcionarão em cima da Biblioteca de Classe Base 6 .NET (BCL). Pois, esta biblioteca elimina detalhes de implementação específicos da plataforma e depende do tempo de execução .NET, onde o programa está sendo executado.
Para Android, macOS e iOS, o tempo de execução do aplicativo é fornecido pela estrutura Mono. Mas no caso do Windows, o tempo de execução é fornecido pelo Win32.
Assim, você pode definir uma lógica de aplicativo única para cada plataforma. Além disso, você também tem a oportunidade de usar as funcionalidades de cada SO dentro dele mesmo.
Procedimento para o desenvolvimento de um aplicativo
Passo 1: Crie um novo projeto
Existem muitos modelos de projeto disponíveis para trabalhar dentro do .NET MAUI
- Aplicativo .NET MAUI
- Biblioteca de classes .NET MAUI
- Aplicativo .NET MAUI Blazor
Então, depois de selecionar um tipo de projeto do aplicativo .NET MAUI, você pode especificar um diretório e um nome para ele. Então, o próximo passo será escolher a versão .NET.
Passo 2: Visão geral da estrutura do projeto
- A pasta de plataformas contém subpastas para cada uma das plataformas. As pastas contêm arquivos de código para interagir com uma determinada plataforma.
- A pasta de recursos contém arquivos de recursos usados no aplicativo, como fontes, ícones, imagens e assim por diante
- App.xaml.cs: É o arquivo de código C# onde o aplicativo começa a ser executado
- AppShell.xaml.cs: Arquivo de código C# que está associado ao shell do aplicativo. Arquivo XAML e define a lógica do programa associada
- MainPage.xaml: Arquivo de uma interface visual para uma única página da Página Principal XAML
- App.XAML especifica recursos comuns a todo o aplicativo
- MainPage.xaml.cs: O arquivo contém a lógica da página mainpage em C#
- MauiProgram.cs: Contém a aula mauiprograma definindo a classe inicial do aplicativo e várias configurações
Cada uma das plataformas, com arquivos localizados na pasta Plataformas, usa a classe MauiProgram para executar o aplicativo .NET MAUI. Isso instala uma classe que é executada quando o aplicativo é iniciado e define a aparência visual do aplicativo.
A classe App usa a classe AppShell do arquivo AppShell.xaml.cs e seu arquivo AppShell.XAML associado para definir como as páginas serão estruturadas dentro do aplicativo.
Passo 3: Aplicativo de lançamento no Android
Um emulador de smartphone pode ser usado para testar o aplicativo. Selecione o item Doulador do Android nas opções de lançamento, enquanto o campo Framework deve ser definido como .net6.0-android:
Em seguida, precisamos criar um emulador de smartphone, que é o Pixel 5, por padrão. Portanto, baixe todos os arquivos necessários e inicie o emulador. O emulador está ligado, e o menu principal pode ser visto.
Passo 4: Aplicativo de lançamento no Windows
É mais fácil executar este programa no Windows. Na barra de ferramentas do Visual Studio, defina o parâmetro Framework para net6.0-windows.
Então, uma vez iniciada, a janela padrão do aplicativo será exibida.
O que .NET MAUI oferece
O .NET MAUI fornece uma variedade de controles que podem ser usados por exemplo, para exibir dados, escolher dados, exibir coletas, iniciar ações e indicar atividade.
Junto com este .NET MAUI também oferece:
- Um grande mecanismo de layout para criar páginas
- Vários tipos de páginas para criar diferentes tipos de navegação
- Suporte para vinculação de dados para padrões de desenvolvimento mais elegantes e multiníveis
- Capacidade de personalizar manipuladores para melhorar os elementos de interface do usuário
- APIs multiplataformas para acessar recursos de dispositivos nativos como GPS, acelerômetro, bateria e estados de rede
- Funcionalidade gráfica multiplataforma
- Sistema de projeto único que tem como alvo Android, iOS, macOS e Windows
- .NET recarga quente para modificar xaml e código-fonte gerenciado quando o aplicativo está sendo executado
Para incorporar um novo recurso ou expandir a funcionalidade de um componente existente, você sempre pode ir para .NET MAUI. Ele fornece um dos componentes .NET mais flexíveis, pois você pode fazer alterações em todas as plataformas através de uma única base de código.
Conclusão
No caso das estruturas .NET, o conjunto de tecnologias .NET 6 fornece o processo de desenvolvimento mais perfeito entre o ecossistema. No entanto, com o .NET MAUI, você terá os fluxos de trabalho de desenvolvimento de aplicativos mais convenientes, pois é uma solução de plataforma única para construir e gerenciar todos os aplicativos do Sistema Operacional transversal em um só lugar.
Por isso, carregar aplicativos e renderizar a interface do usuário o mais rápido possível são as principais prioridades para obter alto engajamento e uma baixa taxa de rejeição.
Para atingir as metas, o .NET MAUI possui um mecanismo mapeador de manipuladores, que reduz o número de camadas de interface do usuário para otimizar o desempenho geral do aplicativo.
Além disso, possui layouts diferentes, focando individualmente na melhoria dos componentes da interface vertical e horizontal. Como resultado, há um aumento de até 30% na velocidade de carregamento e um aumento na taxa de conversão.
Para os requisitos de desenvolvimento de aplicativos, entre em contato conosco na UDS Technologia.