Como-garantir-a-eficácia-do-software-sob-demanda

Como garantir a eficácia do software sob demanda?

Desenvolvimento de Software, Todos

Para garantir a eficácia do software sob demanda é preciso desenvolver uma solução personalizada, adaptada às necessidades e ao contexto de cada negócio e dos seus usuários. A implementação do software sob demanda pode otimizar e automatizar processos, gerando mais economia e produtividade.

Existem soluções com funcionalidades difíceis ou até nunca utilizadas que resultam em gastos desnecessários para empresas e usuários. São softwares sem eficácia, como veremos a seguir. 

Em comparação, o software sob demanda é um modelo flexível que traz várias vantagens, como utilidade, agilidade e facilidade de uso. O resultado é uma relação custo-benefício altamente significativa.


O que é um software sob demanda?

São soluções projetadas especificamente para uma empresa, em que a contratante participa de todo o processo de criação, o que garante o alinhamento do produto final de acordo com as suas expectativas e necessidades.

Por ser compatível com a infraestrutura do negócio, o software sob demanda aumenta a eficácia das rotinas corporativas, tanto quando utilizado para uso interno da empresa quanto para os clientes finais (como um aplicativo para celular, por exemplo).


A eficácia do software sob demanda

A eficácia de um sistema é avaliada pela sua capacidade de trazer bons resultados aos objetivos da empresa, conforme a percepção dos usuários. Um software eficaz tem benefícios tangíveis e intangíveis.

Os benefícios tangíveis trazem benefícios econômicos à organização decorrentes da  otimização de processos, como melhorias no fluxo de trabalho e de material, a redução no tempo de execução de tarefas e procedimentos.

os benefícios intangíveis são difíceis de quantificar, embora sejam igualmente importantes: a melhoria no processo de tomada de decisão, a redução de erros e, em consequência, o aumento da precisão, a melhoria dos serviços aos clientes, a imagem dos negócios, etc.

A eficácia envolve também a satisfação do usuário, a qualidade das informações geradas, a facilidade de uso e a utilidade do sistema à medida que atende as expectativas dos usuários. 

O software sob demanda é eficaz porque é projetado e desenvolvido com base nas necessidades exclusivas de uma empresa ou dos usuários. Seus módulos são totalmente personalizados, envolvendo várias etapas fundamentais, profissionais qualificados e, claro, a aplicação das melhores metodologias, como o Agile.

Como garantir a eficácia de um software sob demanda?

Em geral, a eficácia é associada ao desempenho. Mas o que mede o quanto um sistema é eficaz é a relação entre os objetivos pretendidos e os resultados. Com base nesta premissa, os principais resultados envolvidos em garantir a eficácia do software sob demanda são:

• Melhora a produtividade

O software sob demanda é uma ferramenta criada e pensada para as necessidades exclusivas e personalizadas conforme as necessidades do negócio. Por isso, melhora os gargalos produtivos e administrativos.

• É fácil de usar

Seus módulos intuitivos, construídos para atender as necessidades específicas de cada empresa, facilitam o processo de aprendizado e uso. Quando o software é pensado sob medida, é muito mais rápido de usar, o que traz vantagens competitivas ao seu negócio.

• Implementação rápida e fluida

Mas não é preciso gastar tempo treinando as equipes para o seu uso, nem gastar dinheiro para corrigir bugs e falhas. Com um software sob demanda, também é possível realizar a implementação por partes, graças ao desenvolvimento por módulos. A integração é fluida, feita conforme as unidades são implantadas nos departamentos. Isso tem pouco impacto na produtividade e, caso haja ajustes, eles podem ser corrigidos com as operações em andamento. 

• Custos reduzidos

À primeira vista, um software exclusivo parece mais caro do que as opções “genéricas”. Mas a rapidez na sua implementação e o atendimento de todas as necessidades específicas representam uma economia real aos negócios, sobretudo no aumento da produtividade.

Além disso, o software sob demanda costuma ter um longo tempo de vida útil e pode continuar sendo personalizado conforme a empresa lança novos produtos ou expande a sua atuação no mercado.


Vantagens de contratar um software sob demanda

Sem dúvida, a principal vantagem é que o software sob demanda se adapta à sua empresa, não o contrário. 

Por isso, softwares com soluções que não são essenciais para o seu negócio e que, portanto, não serão utilizadas, resultam em gastos desnecessários. Sob este ponto de vista, um software customizado traz a melhor relação custo-benefício.

O software sob demanda tem pelo menos outras 13 principais vantagens:

1. O cliente participa do processo de criação;

2. Melhor desempenho operacional;

3. Sua empresa não pagará por uma funcionalidade que não será usada;

4. Acesso a soluções pensadas para o dia a dia da sua empresa;

5. Ter um software próprio transmite credibilidade;

6. Ausência da necessidade de contratar uma equipe própria de desenvolvimento – ou seja, sua empresa pode continuar focando em seu core business enquanto a Fábrica de Software executa o projeto; 

7. Possibilidade de dar e obter feedbacks junto a empresa de desenvolvimento de software;

8. Customização: possibilidade de alinhamento do software aos valores de sua empresa, seu perfil de trabalho e o seu orçamento;

9. Menor tempo de implementação (o programa já será adaptado à sua empresa);

10. Maior engajamento da equipe, pois é fácil de usar;

11. Manutenção: os contratos de desenvolvimento de software sob medida geralmente incluem manutenção e customização após o projeto ser entregue;

12. Resultado mensurável através da utilização de KPI (Indicador-chave de desempenho), testagem, monitoramento de engajamento e outras ferramentas extremamente úteis para medir os resultados de seu software;

13. Garantia de segurança de software e sigilo de dados por conta do conceito de Security by Design em todas as fases do projeto.

Importante: Caso o seu software lide com dados sensíveis como informações de cartão de crédito, por exemplo, prefira empresas com certificação PCI DSS (norma internacional de boas práticas nas operações com cartões).

Leia também: 
- 9  motivos para contratar o desenvolvimento de software sob medida

Quando devo contratar o software sob demanda?

Você já sabe quais as necessidades da sua empresa? Quais problemas devem ser sanados pela tecnologia? Você está buscando diferencial competitivo? Como funciona sua estrutura tecnológica hoje?

Se você tem uma resposta para essas perguntas, está no caminho certo: chegou a hora de garantir a eficácia do software sob demanda para sua empresa e contratar uma software house especializada em desenvolvimento de produtos customizados.

Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades em inovação, negócios, tendências em tecnologia e muito mais.

Autor

Simone Marques

COMPARTILHE

Fique por dentro

POSTS RECENTES

Autor

Simone Marques

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.