Morar no exterior é o sonho de muitos brasileiros. A cada ano que passa, mais pessoas decidem se aventurar e partir para o estrangeiro, fugindo da crise econômica e em busca de melhores condições de vida, novas experiências ou até mesmo na busca por oportunidades de trabalho principalmente se você segue carreira em TI.
O número de profissionais brasileiros que trabalham para o exterior aumentou 491% entre 2020 e 2022, conforme pesquisa da Husky, plataforma que facilita o recebimento de transferências internacionais.
Nesse cenário, o trabalho no exterior apresenta-se super atrativo. Da mesma forma, muitas pessoas não têm conhecimento algum sobre a documentação legalmente exigida para esses trâmites e como deve fazer o requerimento para entrada nos países. Neste post, vamos te apresentar um guia para imigrar para Europa, assim você vai entender quais as primeiras preocupações de quem deseja imigrar para outros países.
Qualquer pessoa pode trabalhar e fazer Carreira em TI na Europa?
Sim, a proposta deste guia para imigrar para Europa é esclarecer que qualquer profissional brasileiro que atender aos requisitos e à legislação do país de destino pode trabalhar e ter Carreira em TI na Europa.
O único ponto é que cidadãos dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Israel, Japão, Nova Zelândia e Suíça, bem como cidadãos da União Europeia, não precisam solicitar visto de trabalho para a Europa. No entanto, ao chegarem ao país de destino, precisam solicitar uma autorização de residência e trabalho.
Já os demais países, como o Brasil, a solicitação do visto de trabalho deve ser feita enquanto a pessoa ainda está no país.
Em países específicos, como Portugal, por exemplo, é permitido solicitar uma autorização de residência e visto de trabalho enquanto você, brasileiro, estiver no país português, mas há as seguintes exigências:
- Que você já tenha contrato ou promessa de trabalho formalizado
- Não ter antecedentes criminais
- Nunca ter permanecido ilegalmente na Europa
O que você precisa para imigrar para Europa a trabalho?
Passaporte recente
O passaporte é basicamente a sua identificação brasileira fora do país. Esse documento é emitido pela Polícia Federal por meio de agendamento prévio e o pagamento das devidas taxas.
Uma dica importante é manter o passaporte íntegro e dentro da data de validade. Muitos países barram a entrada de brasileiros que portam passaporte com data de expiração prestes a vencer. O ideal é manter esse documento com data de validade maior que seis meses.
Como solicitar o passaporte:
A Polícia Federal é o único órgão emissor de passaporte comum no Brasil. A solicitação pode ser feita online no site oficial da PF. Hoje a taxa cobrada é de R$257,25. A partir da data da entrevista na Polícia Federal, o passaporte leva no mínimo 6 dias para ficar pronto. Por precaução, recomendo solicitar o seu no mínimo 3 meses antes da viagem. Dúvidas? Consulte o Portal Consular do Itamaraty.
Visto de trabalho para Carreira em TI
Como um guia para imigrar para Europa completo, precisamos avisar que antes de entrar com um pedido de visto para trabalhar na Europa, é recomendável fazer o currículo e carta de apresentação em inglês ou no idioma do país onde deseja morar. Afinal, é provável que você precise ter uma oferta de emprego e que a empresa elabore uma carta convite, algo que costuma fazer parte da documentação exigida para esse tipo de visto.
Cada país tem leis e requisitos muito específicos para a obtenção de vistos de trabalho, sejam eles em caráter temporário ou de longa duração. Contudo, os documentos a apresentar para obter um visto apropriado são quase idênticos.
Como solicitar o visto:
Para pedir um visto de trabalho no consulado do país escolhido, você deve apresentar os seguintes documentos:
- Passaporte com validade superior a 6 meses
- Carteira de Identidade brasileira
- Formulário de pedido de visto e o pagamento das taxas consulares
- Contrato de trabalho da empresa e/ou carta convite para o emprego
- Comprovante de meios de subsistência pelos próximos meses
- Seguro-viagem com cobertura internacional de saúde
- Dados do local de hospedagem/alojamento
- Atestado de antecedentes criminais emitido pelo Polícia Federal do Brasil
Visto de Nômade digital
Muitos países europeus oferecem vistos de nômade digital para teletrabalhadores estrangeiros. Estes incluem Portugal, Croácia, República Checa, Estónia, Alemanha, Hungria, Grécia, Islândia, Itália, Malta, Roménia, Espanha e Noruega. Para ter direito a esse visto, é preciso comprovar renda mensal quatro vezes acima do salário mínimo europeu.
Além disso, é necessário apresentar o contrato de trabalho e uma declaração da empresa demonstrando o vínculo empregatício. Para quem é independente, é necessário apresentar um contrato de prestação de serviços.
Países mais fáceis de obter um visto de trabalho para Carreira em TI na Europa
Além de Portugal, que oferece diferentes soluções para quem quer imigrar para Europa, há uma lista de outros países do Schengen onde é mais fácil para cidadãos não europeus obter um visto de trabalho. Aqui no nosso guia para imigrar para europa você também vai entender os diferentes tipos de visto para cada país.
Alemanha
A Alemanha, por meio de um sistema de pontos, o “Chancenkarte”, permite que os candidatos a emprego na Alemanha se mudem para o país antes de encontrar um emprego, em vez de ter que se candidatar do exterior.
Dinamarca
Ele normalmente é composto por várias fases, com uma equipe especializada lidando com diferentes A Dinamarca precisa urgentemente de trabalhadores em todos os setores e procura profissionais de outros países para ajudar. A maior urgência está em áreas como ciência e engenharia, ou profissionais de direito e saúde, de professores e especialistas em informática a eletricistas, ferreiros e metalúrgicos.
Irlanda
Conseguir um visto de trabalho é relativamente fácil na Irlanda. Você já deve ter encontrado um emprego antes de solicitar uma autorização de visto. O país tem dois vistos de trabalho principais: o Critical Skills Employment Permit para trabalhadores altamente qualificados e o General Employment Permit.
Portugal
Portugal lançou um visto de curta duração para trabalhadores que pretendam permanecer no país até nove meses. Você também pode trabalhar para mais de uma empresa, desde que seja para um trabalho sazonal.
Finlândia
A Finlândia tem um processo acelerado de 14 dias para trabalhadores altamente qualificados entrarem no país, acompanhados de suas famílias. O governo define como pessoas que podem se beneficiar deste serviço especialistas e empreendedores iniciantes, dando-lhes acesso ao país.
Contrato de trabalho para Carreira em TI
O período em que você pode trabalhar na Europa costuma estar associado à duração do seu contrato de trabalho. Por outro lado, quando se está vivendo na Europa, é possível renovar o visto de trabalho nos prazos estabelecidos pelos governos. Esse visto não vai ter validade se você mudar de país, caso em que se torna necessário solicitar o visto à outra nação.
Vale lembrar que você pode solicitar a residência ou a cidadania desde que cumpra com os anos de moradia solicitados pela legislação do país em que estiver trabalhando. Para saber mais detalhes, entre em contato com as autoridades consulares do país através de sua representação no Brasil.
Eu tenho dupla cidadania, posso trabalhar e fazer carreira em TI na Europa?
De acordo com dados da última pesquisa do Eurostat – Gabinete de Estatísticas da União Europeia – obtidos por esse guia para imigrar para europa, mais 20.400 brasileiros adquiriram a cidadania italiana ou portuguesa, somente em 2021, representando um aumento de mais de 200% nos pedidos de dupla cidadania. Isso porque, a dupla cidadania reconhece que uma pessoa, além de ser brasileira, também é cidadã de outro país. A globalização tornou esse documento uma grande vantagem de quem tem ascendentes originários de nações estrangeiras.
A mais famosa é a cidadania europeia, que dá direito a se tornar um cidadão europeu e ter acesso aos mesmos benefícios que um indivíduo nativo teria como, a permissão para o trabalho em horário integral, livre trânsito, assistência médica etc., em qualquer país membro da União Europeia.
A cidadania europeia, inclusive, pode te ajudar a imigrar e conseguir uma vaga no exterior com mais facilidade, já que você poderá ser registrado como cidadão daquele país, não estrangeiro.
UDS te ajuda a realizar o sonho de trabalhar no exterior
A UDS é especialista em Alocação e Hunting de profissionais de TI. Temos uma tecnologia que integra mais de 270 mil candidatos e empresas da área de tecnologia.
- Atuamos com empresas que possuem atuação no exterior
- Apresentamos o seu perfil profissional a grandes empresas
- Suporte para estruturar as documentações necessárias
Se interessou? Confira as nossas vagas internacionais em aberto.