Aplicativos mobile para empresas ampliam os canais de comunicação com o cliente, que estão cada vez mais propensos a realizar suas compras pelo celular. Em uma realidade com mais adeptos ao consumo fora dos desktops e lojas físicas, a busca pelo desenvolvimento de aplicativos Android e iOS é crescente.


Antes do lockdown, em 2019, a média diária de tempo em aplicativos era de 3 horas e 45 minutos, segundo dados do relatório realizado pela consultoria App Annie. No ano seguinte, impactado pela pandemia, esse valor saltou para 5 horas e 40 minutos.

A tendência é que a média cresça, principalmente no Brasil, onde para 99,5% dos cidadãos com acesso à internet, o celular é o principal dispositivo utilizado. A constatação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019.

Alcançar os consumidores pelo celular, portanto, é obrigatório. Mas qual seria a razão de investir em aplicativos mobile para empresas quando já existem sites responsivos?


Sites vs aplicativos mobile para empresas

O ideal para um marketing eficiente é a existência de múltiplas formas de contato entre a empresa e os clientes, todas com qualidade. Entretanto, é preciso mencionar que os principais canais são acessados pelo celular.

O levantamento da Mobile Time em parceria com a Opinion Box divulgado em 2019 apontava para uma taxa de 85% de consumidores com smartphones habituados a comprar pelo celular. Em 2020, cerca de 20,2 milhões fizeram sua primeira compra pela internet, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com a Neotrust.

Apesar da maioria das vendas serem realizadas em sites, o levantamento da Criteo, plataforma de anúncios para a internet aberta, revelou que no segundo trimestre de 2019 os aplicativos foram as plataformas utilizadas em 27% das vendas online no Brasil.

Outra informação interessante sobre vendas em aplicativos mobile foi apurada justamente em um período essencial para as empresas: a Black Friday 2020. Mesmo com a crise econômica e efeitos do IOF no custo das transações daquele semestre, a AppsFlyer constatou que os 70 principais e-commerces no país receberam 45 milhões de instalações dos seus respectivos aplicativos mobile durante o período de ofertas do mês de novembro.

O estudo analisou diversos países e mostrou que o Brasil é o líder na categoria, já que os Estados Unidos ficaram na segunda posição, com aproximadamente 50% menos instalações de aplicativos neste recorte de tempo.

Porém, o porquê de tantas empresas investirem no desenvolvimento de aplicativo Android e iOS tem maior relação com a construção de um elo com os usuários do que a competição com os concorrentes que aderiram à plataforma.


Motivos para investir em aplicativos mobile na sua empresa:

Praticidade e marketing direto

Apesar de funcionalidades práticas também serem implementadas em sites, aplicativos mobile para empresas se mostram mais versáteis quando se trata do recebimento de mensagens, checagem de feed de notícias ou construção de um perfil.

Seja por meio do desenvolvimento iOS ou Android, o aplicativo mobile garante a possibilidade de realizar um marketing direto pelas notificações push.  Esse recurso lembra os clientes sobre a marca e seus produtos com maior frequência, amplia o engajamento e divulga novidades ou promoções.

Um exemplo é a relação com os consumidores criada por aplicativos mobile para empresas de delivery. Ofertas com tempo limitado são divulgadas pelas notificações. Diante da estratégia de urgência adotada, a probabilidade de captar conversões é enorme.

Trata-se de um canal direto, portanto, as chances de visualização são maiores. Os e-mails, por exemplo, também são disparados, mas não substituem as mensagens enviadas especificamente para o celular.

No caso de empresas que não estão diretamente relacionadas a produtos de consumo imediato ou entregas, o aplicativo é igualmente atrativo. A ideia é criar um elo de fidelização com o cliente, o qual ao em vez de checar ofertas no site de buscas, faz a compra no aplicativo mobile sempre que necessário.

Branding

Com tantos anúncios e informações difusas na web, muitos consumidores preferem criar um vínculo com uma marca e adquirir pelo aplicativo o que desejam, de maneira rápida e direta.

Além disso, uma estratégia popular é criar dentro do aplicativo uma estrutura gamificada. A ideia é adaptar o clássico sistema de pontos e incentivos para atração de clientes ao ambiente digital. Um sistema para acúmulo de bônus e retirada de recompensas, por exemplo, influenciam os usuários a continuarem adquirindo produtos da marca pela plataforma.

Outro ponto importante é o fato de aplicativos mobile para empresas adicionarem às marcas o valor de inovação. Afinal, alinhar-se às tendências de consumo gera atratividade.

Em paralelo, o cliente é lembrado com maior frequência sobre os produtos e serviços. Esses fatores se tornam estratégias eficientes de branding, ou seja, divulgação da marca, já que contribuem para a popularização da empresa.

Fidelização

De acordo com um estudo da Global Commerce Review (GCR), apesar de 48% das compras serem feitas em sites, contra 35% via aplicativos mobile, na segunda opção a taxa de conversão chega a ser cinco vezes maior quando comparada à da web em dispositivos móveis.

Portanto, os aplicativos mobile para empresas se tornam essenciais, desde que elaborados de acordo com as necessidades do público, boa usabilidade, velocidade e otimizações ágeis no desenvolvimento iOS e Android.


Como planejar aplicativos mobile para empresas?

Investir em um aplicativo só é uma boa estratégia para lojas virtuais quando a plataforma garante uma boa experiência para o usuário. Caso contrário o efeito é reverso: os consumidores deixam de acessar sites e aplicativos relacionados à empresa por conta de uma experiência ruim em sua tecnologia.

Sendo assim, não é possível arriscar, seja no desenvolvimento de aplicativo Android ou no desenvolvimento iOS. Aplicativos mobile para empresas devem ser elaborados por especialistas com experiência na realização de testes e correção de bugs.


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