Nem sempre os softwares de prateleira atendem totalmente às necessidades de um projeto. Cada empresa tem necessidades específicas e os produtos disponíveis no mercado oferecem soluções para problemas mais gerais. Por isso, muitas empresas optam pelo desenvolvimento de software sob medida, já que é uma solução mais eficiente e adaptável para cada tipo de negócio.
E quais são as vantagens de um software sob medida para a sua empresa? Continue a leitura para saber mais!
O que é desenvolvimento de software sob medida e qual a diferença em relação aos softwares de prateleira?
Um software sob medida é projetado e desenvolvido por uma empresa de tecnologia pensando nas necessidades exclusivas de uma empresa. É um processo que envolve várias etapas fundamentais, profissionais qualificados e, claro, a aplicação das melhores metodologias. Então, nesse modelo, o cliente participa intensamente do processo de criação, alinhando as expectativas desde o princípio, garantindo um alinhamento entre as expectativas e necessidades da empresa e o produto final.
Ou seja, o software sob medida se adapta à empresa.
Já os softwares de prateleira (“prontos”) são aqueles que o cliente simplesmente compra a licença, recebendo soluções genéricas e pré-estabelecidas pelo fabricante e funcionalidades limitadas.
Portanto, a empresa precisa se adaptar ao software de prateleira.
São muitas vezes contratados no modelo SaaS (Software-as-a-Service), oferecidos em nuvem e há o pagamento de um setup inicial e, depois, pagamentos recorrentes mensais, como uma espécie de serviço por assinatura. No longo prazo, isso aumenta significativamente o custo do software pronto.
Vale chamar sua atenção aqui. Há algumas empresas que estabelecem diferenças entre software sob medida e software personalizado/customizado ou entre software sob medida e software sob demanda. É como se fossem produtos distintos, cada qual com seus próprios custos. Na UDS não existe isso – trata-se do mesmo produto, desenvolvido com os mesmos e rigorosos processos de qualidade e projetado especificamente para um cliente em particular.
Por isso, antes de contratar a empresa desenvolvedora, confira a sua reputação, seus projetos, os seus casos de sucesso e as empresas que confiaram nela.
Agora compare as características do software sob medida e as soluções prontas para o uso na tabela abaixo.
Quais são as etapas para implementação do software sob medida?
Tudo começa com o projeto. Mas para alcançar os resultados certos e garantir um retorno de investimento consistente, é preciso ter atenção para algumas questões importantes. Por isso, vale a pena você fazer este checklist de verificação:
Antes do início do projeto, defina os objetivos específicos do software.
Delimite o orçamento do projeto e as metas desejadas para a implantação do sistema.
Identifique quem são os usuários do software (clientes ou funcionários internos).
Certifique-se dos sistemas existentes em sua empresa e verifique se serão necessárias integrações/migrações.
Reconheça o tamanho do time de TI e se há condições de desenvolver o software internamente ou contratar uma empresa de desenvolvimento de software terceirizada.
Entenda o momento do seu negócio e suas metas de desenvolvimento: como o software personalizado deve evoluir no longo prazo?
Seguir esta lista de verificação pode ajudar a garantir que o projeto seja um sucesso, entregando as vantagens desejadas e minimizando os custos.
Etapas de desenvolvimento e implementação
Há algumas etapas básicas envolvidas em todo projeto de desenvolvimento de software sob medida:
- Coleta de informações e análise (diagnóstico e especificação);
- Design e prototipação (definição da experiência do usuário);
- Arquitetura do projeto (definições para garantir segurança, escalabilidade e operação adequada da plataforma);
- Desenvolvimento (programação propriamente dita);
- Testes;
- Lançamento;
- Manutenção e suporte.
☝ ️ Mesmo depois do software pronto, existe a possibilidade de otimização e escalabilidade, acompanhando o crescimento da sua empresa.
A partir daí, o projeto pode ter início. É nessa hora que muita gente se preocupa com a implementação. O quanto essa solução vai impactar nas rotinas ou na produtividade?No desenvolvimento de software sob medida, a empresa contratada pode adaptar as fases de implementação para que não haja a paralisação da produtividade. Por exemplo, podem ser lançados módulos, ajustando suas funcionalidades de acordo com a realidade do dia a dia da empresa.
Mas a flexibilidade na implementação não quer dizer que o processo seja lento, ao contrário. Com a utilização de metodologias ágeis, os ajustes são realizados no decorrer de um processo contínuo sempre dentro das garantias e prazos estipulados no contrato.
9 motivos para contratar o desenvolvimento de software sob medida
Agora que você já sabe quais as necessidades da sua empresa e quais problemas devem ser sanados pela tecnologia, é a hora de pensar nas vantagens de um software sob demanda e contratar uma empresa especializada.
1. Solução personalizada
O desenvolvimento de um software sob demanda ocorre de forma personalizada, com feedbacks e protótipos feitos durante o processo de produção para garantir que o programa irá atender às suas necessidades por mais complexas e específicas que elas sejam.
2. Acesso aos melhores especialistas
O fato do projeto ser conduzido e gerido por profissionais de tecnologia com excelência técnica é um elemento que faz total diferença no resultado do projeto. Já imaginou ter uma squad completa de especialistas sem o custo de contratação e o tempo de formação de um time especializado?
3. Uma solução para vários problemas
Uma solução customizada pode unir as funcionalidades de vários softwares de prateleira em um só programa: aliando uma maior eficiência com uma significativa redução de custos.
4. Adaptabilidade e usabilidade
É interessante possuir softwares que se adaptem a empresa, e não o inverso, especialmente para quem atua em mercados mais suscetíveis a mudanças. Fora a economia em treinamento e adaptação da equipe, já que esta terá participação ativa no desenvolvimento.
5. Custo-benefício
Softwares com soluções que não são essenciais para o seu negócio e que, portanto, não serão utilizadas, resultam em gastos desnecessários. Sob este ponto de vista, um software customizado traz uma melhor relação custo-benefício, pois se paga por soluções de fato relevantes.
6. Credibilidade
Possuir um software próprio transmite credibilidade não só perante os clientes e a concorrência mas também aos olhos dos próprios funcionários, trazendo uma identidade mais robusta e profissional para a empresa.
7. Manutenção
Os contratos de desenvolvimento de um software geralmente incluem manutenção e customização, que podem ser realizadas sem a necessidade de interromper as atividades do seu negócio.
8. Garantia de segurança
Quem necessita de maior segurança e sigilo de dados pode trabalhar com o conceito Security by Design, onde as estratégias de segurança são pensadas em todas as fases do projeto.
Caso o seu software lide com dados sensíveis como informações de cartão de crédito, por exemplo, prefira empresas como a UDS, que tem certificação PCI/DSS (norma internacional de boas práticas para transações seguras na web).
9. Resultado mensurável
Utilização de KPI (Indicador-chave de desempenho), testagem, monitoramento de engajamento e outras ferramentas são extremamente úteis para medir os resultados de seu software.
Como contratar uma empresa de desenvolvimento de software personalizado?
Para desenvolver um software para sua empresa, o fornecedor deve “entrar de cabeça” no seu negócio e entender profundamente o porquê do projeto.
A UDS, por exemplo, tem equipes que trabalham junto com você para traduzir sua visão na solução mais adequada, considerando seu orçamento e cronograma do projeto.
Afinal, como cliente, você não deve ser apenas um número entre dezenas de milhares. Mas hoje há milhares de empresas que prometem tudo isso.
Por isso, antes de contratar a empresa desenvolvedora, é fundamental conferir sua reputação, seus projetos, os seus casos de sucesso e as empresas que confiaram nela.
Assim, primeiramente vale a pena você responder o seguinte:
- A empresa já trabalhou com marcas relevantes no mercado e participou da criação de projetos complexos?
- A empresa já implementou com sucesso projetos parecidos com o seu, seja no formato do produto ou no ramo específico de seu negócio? Visite o site e analise a seção de casos de sucesso (cases).
- Como são as avaliações da empresa no Google, Google Meu Negócio, LinkedIn, Facebook e Instagram?
- Os funcionários falam bem da marca empregadora em sites como Glassdoor, Sólides, etc.? A forma como a empresa lida com seus talentos mostra indiretamente o modo como ela se comporta fora do “ambiente do cliente”.
- A empresa possui prêmios, parcerias e distinções de excelência no setor de tecnologia? Empresas confiáveis são transparentes no compartilhamento de informações sobre seus projetos.
Software sob medida: soluções personalizadas para o seu negócio
Se você pensa em melhorar a eficiência dos seus negócios, é altamente recomendável desenvolver um software sob medida.
Ao criar um software exclusivo, com as funcionalidades que você precisa, você reduz custos operacionais, aumenta a produtividade e tem uma série de outras vantagens, como já falamos aqui.
Você já sabe quais as necessidades da sua empresa? Quais problemas devem ser sanados pela tecnologia? Você está buscando diferencial competitivo? Como funciona sua estrutura tecnológica hoje?
Definitivamente, se você tem uma resposta para essas perguntas, chegou a hora de investir no desenvolvimento de software sob medida e contratar uma fábrica de software especializada. Afinal, se sua empresa cresce e muda, sua tecnologia também deve acompanhá-la.
Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de insights sobre tecnologia, transformação digital e desenvolvimento de software.