Ir para o conteúdo

/Blog

  • Conheça a UDS
    • Serviços
    • Cases
    • Sobre a UDS
Menu
  • Conheça a UDS
    • Serviços
    • Cases
    • Sobre a UDS
  • Serviços
  • Cases
  • Sobre a UDS
Menu
  • Serviços
  • Cases
  • Sobre a UDS

Neste post

Tendências de Consumo que estão impactando o Desenvolvimento de Software 2024

Entenda as tendências que moldam o desenvolvimento de software em 2024 e como empresas podem criar soluções mais seguras, escaláveis e centradas no usuário com tecnologias como IA e DevOps.
  • Tainá Aquino
  • 17 de abril de 2024
  • Desenvolvimento de Software, Material gratuito

Para as lideranças que, junto aos seus times, criam novas soluções digitais, compreender as tendências emergentes em comportamento do consumidor é essencial. Afinal, para acertar no Desenvolvimento de Software 2024, é preciso apostar em estratégias capazes de garantir o Product-Market-Fit. 

Como sabemos, este ano destaca-se por transformações significativas impulsionadas pela Inteligência Artificial (IA) e pela evolução das interfaces digitais, que estão redefinindo as expectativas e experiências dos consumidores. A adoção de IA generativa, exemplificada pelo sucesso explosivo de ferramentas como o ChatGPT, ilustra o potencial dessa tecnologia em personalizar interações, otimizar a experiência do cliente e abrir criar novas oportunidades para o engajamento digital.

Além da IA, destacamos abaixo mais três Tendências de Consumo que impactam o Desenvolvimento de Software 2024. Confira! 

#1 Uso da Inteligência Artificial 

→ Uma pesquisa da Euromonitor International revela que 72% dos consumidores já utilizam IA para melhorar suas vidas diárias. Essa tendência sinaliza uma oportunidade para incorporar a tecnologia em produtos digitais que respondam a essa demanda crescente por soluções que simplifiquem tarefas cotidianas e enriqueçam a vida digital. 

→ Além disso, 42% dos consumidores se mostram receptivos a assistentes de voz que oferecem recomendações personalizadas, o que evidencia a importância de desenvolver interfaces intuitivas e interativas, abastecidas com Machine Learning (MML).

#2 Mais leveza

→ Em paralelo, há uma clara inclinação para conteúdos que funcionem como escape das pressões diárias, com 29% dos consumidores confortáveis com marcas que personalizam experiências baseadas em emoções. Este dado aponta a necessidade de criar soluções que não apenas atendam às exigências funcionais, mas que também se conectem emocionalmente com os usuários, oferecendo-lhes um refúgio através de experiências leves e divertidas.

Não à toa, produtos digitais que promovem aprendizado por meio de estratégias de gamificação (como o Duolingo) seguem em alta, seguidos por soluções relacionadas ao bem-estar (como o Headspace), o que impacta diretamente o Desenvolvimento de Software em 2024.

#3 Mobile first 

→ Quanto ao tipo de plataforma de consumo, os Apps continuam em alta. Segundo lugar no ranking de países com maior uso diário de smartphones, o Brasil tem o quarto maior mercado mundial de aplicativos, com 10 bilhões de apps baixados apenas em 2022. Nesse mercado, quem não está na vitrine, pode estar perdendo tempo – e dinheiro. 

→ Falando em vitrine, o segmento do varejo é um dos que mais se beneficia do formato. De acordo com as projeções da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o faturamento do e-commerce no Brasil em 2023 atingiu 185,7 bilhões. Agora imagine que cerca de 60% desse comércio foi feito via mobile. 

Sim, trata-se de mais do que estar em evidência ou cumprir uma cota de presença virtual. O mercado de aplicativos representa uma grande oportunidade para empresas de todas as áreas, tanto de serviços, como de produtos. 

#4 Consumo inteligente

→ Segundo o relatório Top Global Consumer Trends 2024 da Euromonitor, existe uma projeção significativa de que 44% dos consumidores planejam reforçar suas economias no decorrer de 2024. Complementando essa perspectiva, a McKinsey revelou que aproximadamente 90% dos consumidores já iniciaram cortes orçamentários em diversas categorias de produtos, com ênfase em vestuário, eletroeletrônicos e itens domésticos.

Diante dessa realidade, surge um comportamento adaptativo: a busca por aprender e aplicar hacks ou estratégias para uma gestão financeira mais eficiente. O objetivo é maximizar do valor adquirido em compras e serviços. 

Preparando-se para o futuro

Agora que já conferimos algumas das tendências de consumo de 2024, uma pergunta não quer calar: como surfar essa onda criando novos e encantadores produtos digitais?

A melhor ideia parece ser utilizar o potencial da Inteligência Artificial, junto à Programação No-Code e Linguagens em Ascensão, como Python. Por isso, criamos um eBook exclusivo sobre Desenvolvimento de Software 2024: influências de IA, Cloud e No-Code, em que abordamos a aplicabilidade dessas tendências no dia a dia de times de TI.

Faça download do conteúdo completo abaixo ⬇️

Tainá Aquino

Especialista em Conteúdos de Tecnologia e Analista de SEO da UDS. Formada em Jornalismo com MBA em Marketing e Branding.
  • Compartilhe

Posts Relacionados

imagem ilustrativa para Funcionalidades de plataforma de benefícios flexíveis

Funcionalidades que não podem faltar em uma plataforma de benefícios flexíveis

24 de julho de 2025

Conheça as funcionalidades que tornam uma plataforma de benefícios flexíveis realmente escalável. Veja exemplos reais,

Ler artigo →
imagem ilustrativa para fábrica Desenvolvimento de Software Porto Alegre

Fábrica de Desenvolvimento de Software Porto Alegre: como escolher a melhor opção

15 de julho de 2025

A capital gaúcha se destaca como polo de inovação e tecnologia, com várias empresas que

Ler artigo →
imagem ilustrativa para melhores empresas de Software Salvador

Melhores empresas de Software Salvador: descubra parceiras para seu projeto digital

8 de julho de 2025

A capital da Bahia vem se consolidando como polo de tecnologia, com crescente demanda por

Ler artigo →
imagem ilustrativa para criar plataforma EAD

Criar plataforma EAD: autonomia e escala para sua empresa com a Play Prime

4 de julho de 2025

Criar plataforma EAD é o caminho para empresas que buscam controle, personalização e escalabilidade. Neste

Ler artigo →

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.

© Copyright UDS Tecnologia – Todos os direitos reservados.