Desenvolver um software do zero não é uma tarefa simples nem barata. O processo envolve equipe qualificada, com desenvolvedores, designers, analistas de sistemas, gerentes de projeto e outros. Estrutura física e tecnológica devem ser adequadas, além da necessidade de cultura ágil e maturidade. Enfim, as condições ideais não são fáceis de atingir

Portanto, nada melhor do que a consultoria de uma empresa do ramo para reunir todas essas condições e orientar todo o processo. E esse tipo de consultoria existe: é a consultoria em desenvolvimento de software.

Mas como uma consultoria em desenvolvimento de software opera exatamente? Qual é o seu papel ou os seus papeis? Entenda melhor lendo este artigo!

O que é uma consultoria de software?

De forma resumida, uma consultoria em desenvolvimento de software fornece assistência e direcionamentos em questões tecnológicas a terceiros (empresas ou particulares), trazendo uma visão especializada em questões como: tecnologia, infraestrutura, governança de TI, cibersegurança, desenvolvimento de software, entre outras.

Há dois tipos de consultoria de software: global (quando trabalha para melhorar toda a área de tecnologia de uma empresa) ou especializada (quando atua em algum projeto específico).

O que uma consultoria de software pode fazer?

Essa assistência em tecnologia pode ser fornecida de formas variadas. Veja algumas delas a seguir:

Desenvolver Softwares

A consultoria pode atuar auxiliando o desenvolvimento do software em si: seja aplicativos de celular, sistemas web, web apps ou programas.

O projeto de software é implementado de acordo com a demanda do cliente. Ela pode ser a estruturação do plano, o desenvolvimento do MVP (versão reduzida do software, mas que já contém as funcionalidades), a criação de wireframes, a criação da versão final do software e as responsabilidades pelas futuras atualizações.

Consultoria em Cibersegurança

A consultoria em cibersegurança tem o objetivo de proteger a sua empresa de possíveis ataques cibernéticos, como golpes de phishing, fraudes, ameaças hacker e sequestros de informações. O objetivo de um suporte em cibersegurança é tornar a empresa ciber-resiliente.

A parceria de tecnologia pode identificar falhas de segurança e proteger a sua infraestrutura e os seus sistemas. Além disso, os seus dados podem ser resguardados, através de serviços de cibersegurança personalizados.

Alocação e Hunting

Uma consultoria em desenvolvimento de software também pode oferecer os serviços de alocação (organização de recursos humanos) e hunting (busca do candidato ideal) com ênfase na área de tecnologia. Com a expertise de mercado, a empresa pode ajudar o seu negócio a ter acesso aos melhores profissionais do mercado.

Uma consultoria pode fornecer recrutamento especializado para as vagas em tecnologia de sua empresa, assim como alocar profissionais sob demanda (alocação de equipe).

Consultoria em Data Science

O serviço de Data Science permite ao negócio do cliente extrair o máximo dos próprios dados e de números do mercado. Para isso, várias ações são executadas, como a consolidação dessas informações em um Data Lake, análises preditivas e prescritivas, tudo com o objetivo de trazer mais resultados ao negócio. 

A partir de um bom trabalho de Data Science, é possível obter ganhos significativos em produtividade, tomada de decisões, prevenção de Churn e Turnover, entre outros.

Além disso, a consultoria pode efetuar diagnósticos para definição de problemas e implantar soluções como IA (inteligência artificial) e Machine Learning.

Fases do desenvolvimento de um software

Reunião de alinhamento

Nesta reunião, o cliente e o representante da consultoria se reúnem para entender os objetivos do software. A ideia é definir qual é o perfil do usuário, qual será o método de trabalho, que tipo de equipe tomará parte no projeto e qual será o investimento necessário.

Proposta de desenvolvimento 

Nesta fase, é feito um mapeamento da estratégia de construção do software. A proposta vem com a definição dos objetivos, premissas gerais, declaração de escopo, descrição do produto, controle orçamentário, descrição das características e outros pontos. Logo após, inicia-se o desenvolvimento propriamente dito.

Teste 

Os testes têm grande relevância no processo de desenvolvimento, tanto que existe inclusive um método de desenvolvimento denominado TDD (Test Driven Development ou “desenvolvimento orientado para testes”, em tradução livre).

Caso a empresa empregue uma metodologia ágil, o seu negócio tem acesso a versões iniciais do software (MVP, protótipos, etc), a cada etapa do processo de desenvolvimento.

Produção 

Após os testes serem efetuados, o software é disponibilizado para os usuários finais. Nesta fase, é feita a instalação no ambiente do usuário, os manuais são disponibilizados e, caso seja necessário, é realizada a migração de dados anteriores para a versão mais recente do programa.

Atualização 

O software deve ser constantemente atualizado para evitar bugs e manter um bom nível de funcionalidade.

A manutenção e a atualização de um software podem envolver a correção de erros simples como modificações estruturais, exigindo bastante atenção e dedicação da equipe desenvolvedora.

Vantagens de contratar uma consultoria em desenvolvimento de software

Acesso a profissionais qualificados

Sua empresa terá acesso a especialistas em tecnologia com grande know-how, competência e aderentes às melhores práticas do mercado.

Das categorias profissionais que se envolvem diretamente com o desenvolvimento de software, pode-se citar: Programador, Engenheiro de Software, Analista de Segurança de Informação, Analista de Sistemas, Administrador do Banco de Dados (DBA), Gestor de Tecnologias da Informação e outros.

Mais segurança

O fato da empresa de consultoria contar com especialistas em cibersegurança no time é um diferencial. Isso é uma garantia de que o software a ser desenvolvido será seguro para o seu negócio e para o usuário final. A consultoria também pode cuidar de antivírus, firewalls e outros softwares de proteção, além de gerir os arquivos de dados e backups.

Serviços sob demanda 

A consultoria traz a possibilidade da sua empresa ter um serviço customizado, tendo como produto final um software com soluções relevantes e que geram valor especificamente para o negócio. Esta flexibilidade é um grande diferencial das consultorias de desenvolvimento de software em comparação com a simples contratação de um software de prateleira.

Qualidade 

O fato do software ser feito por uma equipe especializada dentro de uma empresa do ramo traz mais profissionalismo a todo o processo. Isso garante uma maior qualidade do produto final. Além disso, o SLA (nível de serviço) é definido por contrato.

Agilidade 

Uma equipe especializada em desenvolvimento é capaz de fazer entregas competitivamente mais velozes. Além disso, empresas como a UDS utilizam metodologias ágeis, com ciclos mais curtos de trabalho e entregas parciais para que sua empresa possa dar um feedback do projeto a cada ciclo.

Proatividade 

Mais do que apenas criar um software sob demanda, a consultoria, ao realizar uma análise de contexto, é capaz de aconselhar soluções relevantes para o seu negócio, como por exemplo: melhorar a relação custo x benefício, aumentar a produtividade e manter a empresa tecnologicamente atualizada.

Consultoria em desenvolvimento é com a UDS

Teve uma ideia para aplicativo e não sabe como executar? a UDS ajuda a tornar a sua ideia de software uma realidade.

A UDS é especialista em transformação digital continuada para líderes de mercado e foi considerada pela Clutch como uma das melhores desenvolvedoras de apps na América Latina. Entre em contato e fale com um de nossos especialistas. 

Leave A Reply