Não é de hoje que nos deparamos em nível quase diário com notícias e posts sobre “layoffs” ao entrarmos nessa e em outras redes. E isso, não só no Brasil e não somente em startups (como temos visto com frequência), mas também no cenário internacional e, com mais destaque, para grandes empresas, como as big techs.
Layoff é um termo em inglês que se refere à demissão temporária ou permanente de funcionários(as) por uma empresa, em geral devido a motivos financeiros. Nos últimos tempos, ele parece estar sendo usado principalmente para se referir a demissões em massa permanentes.
Em meio ao emaranhado de sentimentos que esse grande movimento gera nas pessoas, como ser mais humano e oferecer suporte para dias melhores de todas as pessoas impactadas? Abaixo, seguem algumas dicas:
Seja claro e conciso
Quando for a hora de dispensar um colaborador, você deve ser claro e conciso. É crucial que você saiba o que vai dizer e como dizer. Prepare exemplos específicos e a documentação adequada, sejam elas relatórios de desempenho ou mudanças de planos e direcionais da empresa.
Lembre-se que é um momento difícil para o colaborador, que pode estar sendo surpreendido, então a dica é se manter claro e conciso, para que não haja dúvida em relação aos motivos da movimentação, mas da mesma forma tenha um tom gentil e de suporte, transmitindo a ideia de que a pessoas terá suporte por parte da empresa nesse processo de demissão.
Não surpreenda o funcionário
Uma decisão de demissão, principalmente em layoffs, nunca é de uma hora para outra. Por isso, não torne esse processo abrupto, realize reuniões regulares, mostre análises dos resultados da empresa e como isso pode afetar o negócio a curto e médio prazo.
Essas reuniões não precisam ser extremamente formais; mas elas precisam sinalizar aos colaboradores sobre a real situação da empresa. Desta forma, as pessoas têm a possibilidade de se preparar adequadamente para grandes movimentos e demissões que a empresa possa fazer baseada em resultados.
Imagine a situação: numa sexta-feira há uma apresentação da empresa reportando números de sucesso e uma expectativa otimista de crescimento, já se discutindo a expansão do negócio. Na segunda-feira seguinte, a mesma empresa realiza um grande layoff. Ninguém estava esperando. Isso é ruim tanto para imagem da empresa, quanto para o funcionário, que não estava preparado para o movimento.
Embora legalmente você possa demitir o funcionário a qualquer momento e por qualquer motivo legal, definitivamente não é uma boa maneira de operar o negócio.
Faça pessoalmente
Demitir um colaborador vai ser desconfortável de qualquer forma. No entanto, a melhor forma é fazer pessoalmente, não por videochamada ou e-mail. O fato é que a linguagem não-verbal desempenha um papel crítico demais na comunicação para ser ignorado. Os colaboradores poderão obter muito mais informações se houver alguém na frente deles. Assim, eles verão sua linguagem corporal, sentirão a energia durante a conversa e reagirão razoavelmente.
Além disso, a indicação é que a pessoa que dá a notícia seja um líder direto do colaborador. Dessa forma, poderá ter uma conversa mais pessoal e íntima. De fato, se os funcionários são demitidos simplesmente pelo RH ou mesmo por alguém com quem nunca interagiram, isso dá um tom completamente diferente.
Não humilhe o funcionário
Isso é básico de se dizer: ao demitir o funcionário, trate-o sempre com dignidade. É o mínimo que você pode fazer por ele. Encerrar o trabalho de alguém na frente do público certamente é uma má ideia. Ao fazer isso, você não apenas humilharia o colaborador demitido, mas também todos os outros presentes.
Em vez disso, sempre demita um colaborador em particular a portas fechadas. Entregue a notícia somente depois que seus outros colaboradores saírem. Leve em consideração que o colaborador demitido não ficaria feliz em deixar o escritório na frente de seus colegas.
Esteja preparado para as emoções e sempre ofereça suporte
Cada colaborador demitido recebe essas notícias desagradáveis de uma maneira diferente. Alguns ficam calmos e quietos, enquanto outros podem demonstrar uma ampla gama de emoções: do choque à raiva. É natural e você tem que mostrar empatia – em todas as reações.
Não use frases duras ou maldosas durante o processo de demissão de alguém. Tenha em mente que você está conversando com um ser humano, assim como você. Enfatize o porquê dessa decisão e deseje boa sorte ao funcionário demitido em novas conquistas.
Em caso de layoffs, você precisa rescindir o contrato de trabalho de uma pessoa devido a cortes necessários para manter sua empresa produtiva nas condições de crise financeira dentro da empresa. Portanto, se você estiver demitindo um funcionário por questões de não desempenho, certifique-se de que essa transição seja perfeita.
Por exemplo, dê ao funcionário um ou dois meses para encontrar um novo emprego, estende o plano de saúde, ofereça benefícios, ofereça indicações, ofereça apoio emocional e psicológico.
Seja sempre honesto com os outros colaboradores
Nunca deixe seus colaboradores no escuro se algo está acontecendo dentro da empresa. Reúna eles em uma reunião logo após o layoff, fale abertamente sobre o que aconteceu e os motivos; e principalmente quais os caminhos que a empresa imagina a partir daquele momento.
Desta forma, você definitivamente evita boatos externos sobre a demissão, que podem trazer prejuízos tanto para os colaboradores preocupados quanto para sua reputação dentro da empresa.
Lembre-se de que seus funcionários querem se sentir seguros e confortáveis. Quando você for questionado se eles devem esperar mais demissões, seja claro, fale a verdade. Desta forma, você passará a imagem de um líder íntegro, honesto e transparente.
Aproveite também para falar sobre mudanças estruturais de time, alterações importantes na carga de trabalho ou apresentar novas oportunidades disponíveis.
Cora dá exemplo
Quando se fala em layoff ou demissão em massa, é difícil encontrar um exemplo de empresas e gestores humanizados que se preocupam com o bem-estar do colaborador que está sendo demitido de forma sincera. Em meio a inúmeros casos ruins, porém, você encontra o caso da Cora.
Em abril de 2023, a fintech para pequenas e médias empresas (PMEs) demitiu 13% do quadro de colaboradores. O que chamou a atenção, porém, foi a postura da empresa e o tratamento com as pessoas que deixaram a Cora.
Além de escrever uma carta aberta à imprensa expressando os motivos daquele movimento, o CEO da Cora veio a público anunciar o suporte que todas as pessoas que deixaram a empresa receberiam, alguns deles inéditos neste tipo de movimentação aqui no Brasil, como:
Além de todos os direitos legais, as pessoas receberam um salário adicional, seis meses de extensão no plano de saúde e no odontológico, R$ 1.500 de auxílio para quem tem filhos de até 17 anos e um mês de acesso à plataforma Zenklub. Também receberam verbas para a compra de notebook e para a assinatura de três meses de LinkedIn Premium.
Para quem é de grupos minorizados socialmente (neste caso mulheres, pessoas negras e pessoas LGBTQIAP+) com salário de até R$ 7.000, o pacote incluiu também auxílio de R$ 4.250 para o pagamento de uma consultoria de recolocação no mercado.
Isenção de responsabilidade: este não é um documento legal, nem fornecemos aconselhamento jurídico. Estamos discutindo algumas ideias sobre como tornar a rescisão de um funcionário mais humana. Além disso, os cenários a seguir descrevem situações em que os funcionários são demitidos por problemas ou mudanças no organograma da empresa. Não estamos falando de casos graves em que os funcionários devem ser demitidos imediatamente, como, por exemplo, quando violam a lei, assediar seus colegas de trabalho ou quebrar o código de conduta de sua empresa.