A manutenção de software é tão importante quanto o desenvolvimento de software. Isso porque ela permite que as soluções se adaptem às mudanças tecnológicas e de negócios.
Tradicionalmente, as empresas de terceirização de desenvolvimento de software aconselham seus clientes a usar serviços de manutenção de software para ter um desempenho de sistema mais consistente. Dessa forma, empresa e cliente estendem a parceria mesmo após o lançamento do produto, em uma constante busca por aprimoramento.
De acordo com o autor de “Facts and Fallacies of Software Engineering”, por exemplo, a manutenção normalmente usa uma média de 60% dos custos gerais de software e “é provavelmente a fase mais importante do ciclo de vida do software”.
A manutenção de software também é fundamental na expansão dos programas. Infelizmente, porém, a transição de uma equipe de desenvolvimento de software para uma equipe de manutenção não é tão comum. Isso porque, normalmente, as organizações normalmente estão tão focadas em terminar um projeto e entregá-lo, que se esquecem do gerenciamento pós-projeto e das tarefas de manutenção.
O que é Manutenção de Software?
A Manutenção de Software é uma etapa de gerenciamento que faz parte do Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Software (SDLC). O principal objetivo da manutenção de software é resolver falhas e melhorar o desempenho do sistema, modificando e atualizando constantemente os aplicativos e software após a implantação.
Após o desenvolvimento e implantação de um programa, as operações de manutenção do software visam como resultado, minimizar erros, excluir desenvolvimento inutilizável e usar metodologias avançadas de desenvolvimento para melhorar o desempenho do software.
A manutenção de software, por outro lado, não deve servir como apoio para o desenvolvimento de softwares instáveis. As equipes de desenvolvimento devem garantir que seu programa seja seguro e escalável, além de torná-lo livre de erros ainda durante a construção.
Contudo, à medida que o time de desenvolvimento continuar adicionando novos recursos e aumentando a complexidade do produto, naturalmente aparecerão falhas imprevistas em seu software, e neste momento a equipe de manutenção de software é fundamental para analisá-los e corrigi-los.
Os 4 tipos diferentes de manutenção de software
Existem 4 tipos de manutenção de software relacionados a diferentes causas e objetivos.
- Corretiva – A manutenção corretiva de software é a prática de manter um aplicativo ativo e operacional. Os usuários finais são os que geralmente percebem erros no design, na lógica ou no código.
- Adaptável – Mudanças no ambiente podem afetar os aplicativos de software. Isso pode ocorrer devido a atualizações de hardware, atualizações do sistema operacional ou alterações de infraestrutura. Modificações de fornecedores, links para sistemas auxiliares novos ou existentes e até políticas de segurança ou de conformidade do setor são exemplos de mudanças ambientais.
- Perfective – Mudanças na manutenção de software perfective são geralmente evolutivas. Ao passo que os usuários finais se tornam mais familiarizados com um programa de software, eles começam a fazer listas de desejos para novos recursos. Em certas circunstâncias, por outro lado, a manutenção de software perfectiva inclui a exclusão de funcionalidades supérfluas ou redundantes.
- Preventiva – A manutenção preventiva de software é semelhante a aplicar um curativo em uma ferida. Isso envolve fazer pequenos ajustes incrementais nos aplicativos de software para que eles possam funcionar por períodos de tempo mais longos.
Mudando um projeto de desenvolvimento para manutenção
Primeiramente, é importante dizer: transferir um projeto de uma equipe de desenvolvimento para uma equipe de manutenção costuma ser complicado e difícil. Felizmente, porém, há algumas práticas recomendadas a serem seguidas para todas as alterações.
Escolha líderes de equipe sólidos
Líderes de equipe de projeto, como líderes de desenvolvimento, analistas de negócios, por exemplo, mantêm contato com líderes de equipe de manutenção. Saber a quem recorrer para aconselhamento e decisões pode reduzir os riscos e facilitar uma transição perfeita. Os líderes de equipe devem falar sobre como o novo aplicativo de software afetará ou alterará os acordos de nível de serviço (SLAs) atuais.
Prepare um orçamento de transição
Primeiramente, as empresas devem se lembrar de fazer um orçamento para a transição do desenvolvimento para a manutenção em um projeto. Esta não é uma prática que eles devem apressar ou ignorar. As empresas devem certificar-se de que todas as partes interessadas estão cientes da necessidade de uma sólida estratégia de suporte. Como resultado, este orçamento também pode cobrir a necessidade de trabalhadores de apoio adicionais após a conclusão da implementação.
Comece cedo
Ao transferir projetos do desenvolvimento para a manutenção, evite o “método drop-and-run”. Assim, as empresas de desenvolvimento devem permitir que as equipes de manutenção acompanhem as equipes de desenvolvimento bem antes de terminarem a tarefa, envolva-as em reuniões e comunicações importantes e mantenha todos informados sobre decisões importantes.
Nesse meio tempo, as equipes de desenvolvimento terão uma melhor compreensão do estado atual da arquitetura existente e poderão tomar melhores decisões se os membros da equipe de manutenção usarem aplicativos de software que estão presentes desde o início.
Comunicação
A princípio, as empresas devem se lembrar de que sua equipe de manutenção pode não compreender totalmente por que tomam certas decisões, têm certas prioridades ou mantêm certas expectativas. A equipe de manutenção pode oferecer melhor suporte ao software e ter empatia e propriedade ao responder a perguntas futuras dos usuários finais, comunicando esses tipos de detalhes.
Documentação
Antes de tudo, o procedimento de suporte depende muito da documentação. Para direcionar futuros trabalhos de suporte, especialistas em tecnologia qualificados aprendem a antecipar as especificidades documentadas. Dessa forma, devem considerar os usuários finais que podem estar procurando justificativas para a criação de recursos ou funcionalidades e o raciocínio por trás das decisões.
Um benefício adicional da documentação extensa é que ela ajuda, por exemplo, futuras iniciativas de desenvolvimento. As equipes de desenvolvimento e as empresas não devem presumir que os mesmos desenvolvedores sempre trabalharão em atualizações ou correções de bugs.
Elementos de documentação a incluir:
- Visão geral
- Referências
- Premissas
- Contatos
- Licenciamento e acordos
- Diagramas e protótipos com listas e resumos funcionais e de recursos
- Detalhes sobre a configuração, como estrutura de diretórios e funções administrativas
- Inicialização, desligamento, backup, recuperação e arquivamento são elementos operacionais.
- Detalhes sobre segurança
Transferência de conhecimento
Embora a documentação seja um aspecto importante do processo de transferência de conhecimento, ela não é suficiente. A dificuldade é compartilhar o conhecimento entre as equipes existentes e as futuras, ao mesmo tempo em que valorizamos o trabalho de todos em cada equipe, sabendo que cada um tem experiência na área de assunto que os outros podem não ter.
As empresas devem garantir que o procedimento de transição inclua tempo suficiente no cronograma para alguma sobreposição entre as equipes existentes e as novas equipes de gerenciamento de manutenção, sempre que possível. Ao passo que as solicitações de suporte começam a chegar, ter um recurso ao qual a equipe de manutenção possa recorrer para obter orientação e assistência pode ser muito benéfico.
Isso também significa que a duração do serviço deve permanecer explicitamente especificada e declarada para todas as partes envolvidas. A capacidade de criar uma linha clara ajuda os sentimentos de propriedade e permite que ambas as equipes avancem corretamente.
Apesar de cada projeto de desenvolvimento de software ser diferente em termos de escala e complexidade, cada processo de transição ajuda na padronização e no aprendizado. Quando as reuniões de pós-implementação e transição acontecem com as equipes de manutenção, todos têm a chance de revisar as lições aprendidas e estabelecer as melhores práticas.
UDS entre as melhores desenvolvedoras de apps da América Latina
Somos uma fábrica de aplicativos com mais de 20 anos de experiência e mais de 300 projetos de apps entregues.
Com atuação flexível, nós primeiramente avaliamos seus objetivos de negócio para desenvolver aplicativos de maneira ágil e com ciclos curtos de entrega.
A nossa atuação começa no discovery de produto e pode ir até a sustentação do aplicativo.
Conheça os diferenciais da UDS
Mão de obra altamente especializada em desenvolvimento de app android
Somos mobile expert e especialistas em metodologias ágeis. Nossos desenvolvedores fazem muito mais do que apenas codificar, eles criam valor usando as melhores tecnologias e linguagens. Além disso, nossa equipe também se concentra em manter e aperfeiçoar o aplicativo após a entrega.
Desempenho e qualidade no desenvolvimento
Nossa equipe monitora o desempenho e a qualidade do seu aplicativo em cada etapa do desenvolvimento, verificando a usabilidade e velocidade através de ferramentas de análise durante o processo de compilação. Tudo isso porque, sem uma abordagem eficiente de otimização, não haverá desempenho e qualidade, aspectos críticos para nós.
Metodologia que garante o desenvolvimento e entrega rápida do seu app android
Mesmo com a variedade de metodologias e possibilidades, assim também a metodologia ágil se destaca por permitir o desenvolvimento de produtos de sucesso de forma mais rápida e com uma equipe enxuta de profissionais multidisciplinares.
Aqui na UDS, priorizamos as metodologias ágeis e desenvolvemos projetos em colaboração com o cliente, garantindo não apenas a agilidade na entrega, mas também uma gestão participativa durante o processo de desenvolvimento do aplicativo.
A UDS está entre as 3 melhores desenvolvedoras de aplicativos da América Latina.
A UDS tem mais de 50 milhões de usuários de sistemas e aplicativos desenvolvidos.
9.2 NPS: Índice excelente de satisfação com qualidade e prazos de entrega.
Se você está procurando por uma empresa com entregas de alta qualidade, rigorosos cumprimentos de prazos e ampla experiência em vários projetos de aplicativos, saiba que a temos classificação máxima nesses critérios pela Clutch, organização internacional especializada em avaliações de mercado.
Converse com um de nossos especialistas e tire o seu projeto da gaveta de uma vez por todas.