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5 benefícios do Design Sprint para empresas

O Design Sprint oferece três grandes benefícios para as empresas: economia de tempo e dinheiro, redução do ciclo de desenvolvimento de produtos, e geração de negócios e inovação. Esse método ágil e colaborativo permite que as equipes desenvolvam, testem e validem soluções rapidamente, economizando meses de trabalho em apenas cinco dias. Ao envolver stakeholders e usuários reais, o Design Sprint garante que o produto final atenda às necessidades do mercado com mais eficiência.

O Design Sprint é um método que pode ser usado em qualquer tipo de produto digital e traz pelos menos 3 grandes benefícios para empresas, podendo ser executado em locais físicos ou remotamente.

A criação de produtos de TI orientados para o usuário desempenha um papel muito importante no universo moderno de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, algumas equipes continuam a criar sites e aplicativos que são inadequados para os usuários.

Criado pela Google Ventures (GV) – uma divisão do Google que investe em startups –, o Design Sprint é de longe o processo mais eficaz para ajudar a tomar decisões com foco no cliente enquanto se desenvolve o design de um produto.

As startups precisam de um processo rápido de busca, descoberta e validação de ideias, mas as empresas desse tipo nem sempre conseguem transformar sua tecnologia em um produto com demanda de mercado.

O método Design Sprint foi inventado para resolver todos esses problemas e é baseado nas metodologias Design Thinking e Agile:

  • Design Thinking: o Design Sprint é baseado no trabalho em equipe multidisciplinar (design, negócios, TI) com o foco sobre as pessoas, a partir do contato direto com o cliente no processo de criação de soluções;
  • Agile: pelo princípio “Construa rápido, falhe rápido” (prototipagem rápida e testagem de soluções).

🔗Leia também: o que é e como aplicar Design Thinking →

Etapas do Design Sprint:

O Design Sprint é uma metodologia estruturada em cinco etapas, desenvolvida para resolver problemas complexos de forma ágil e eficiente.

  • Entender: imersão em perguntas, na pesquisa e na determinação do problema;
  • Idear: geração e visualização de uma variedade de ideias sobre como resolver o problema selecionado;
  • Decidir: discussão de ideias. Seleção e desenvolvimento detalhado de uma delas;
  • Prototipar: criação de um protótipo da ideia selecionada e preparação para o teste;
  • Testar: testagem do protótipo com usuários potenciais. Discussão do feedback recebido e das etapas seguintes.

Quem é quem no processo de Design Sprint?

  • Product Owner: toma as principais decisões. Esse profissional pode ser um sócio, gestor ou, em alguns casos, um engenheiro-chefe, um gerente de atendimento ao cliente ou até mesmo um executivo de vendas. Além disso, é fundamental que essa pessoa tenha o maior conhecimento possível sobre o produto e o problema que a equipe de desenvolvimento está tentando resolver;
  • Facilitador: verifica a conclusão de todo o trabalho preliminar. Além disso, reúne os profissionais mais adequados para a tarefa e, por fim, mantém a equipe concentrada e motivada ao longo de todo o processo;
  • Representante do cliente: se o gerente de produto não interagir diariamente com os clientes, essa responsabilidade, por sua vez, deve ser atribuída a um membro da equipe de sprint. Dessa forma, será possível apontar com precisão os problemas enfrentados pelos clientes, garantindo um entendimento mais claro de suas necessidades.
  • Designer: responsável pela parte visual do produto, sua participação ajuda a garantir que o design seja alinhado às necessidades dos usuários e aos objetivos do projeto;
  • Gerente de Marketing: contribui diretamente para descrever e comercializar o produto, o que garante que ele seja apresentado de maneira clara e atraente para o mercado;
  • Engenheiro: desempenha um papel fundamental, pois ele auxiliará a equipe na produção do software e do hardware necessários para o modelo do produto.

5 benefícios do Design Sprint para a sua empresa

O Design Sprint oferece soluções rápidas e eficazes para problemas complexos, ajudando empresas a inovar, economizar recursos e minimizar riscos em poucos dias.

1. Ajuda a economizar tempo e dinheiro

Antes de mais nada, o Design Sprint acelera drasticamente o processo de design, teste e definição de um produto, reduzindo o tempo de meses para apenas cinco dias. Além disso, as ideias são validadas com o feedback dos usuários antes do término do projeto, evitando, assim, investimentos desnecessários.

2. Reduz o ciclo de desenvolvimento do produto

O foco na solução de problemas permite testar rapidamente se uma ideia funciona ou não, sem a necessidade de longos ciclos de produção. Isso elimina etapas tradicionais demoradas, como aprovações extensas e validações tardias, tornando o processo muito mais ágil e eficiente.

3. Gera negócios e inovação

Outro ponto importante é que, por meio das diferentes etapas do Design Sprint, os resultados são mensurados de forma rápida e precisa. Assim, o impacto nos negócios é avaliado com eficácia, permitindo a criação de produtos e soluções que realmente atendem às necessidades dos clientes e resolvem problemas complexos em curto prazo.

4. Alinhamento da equipe

Por outro lado, o Design Sprint também promove um alinhamento maior entre os times. Ao reunir profissionais de diferentes áreas para trabalhar em conjunto, a colaboração intensiva elimina ruídos de comunicação e garante que todos estejam focados no mesmo objetivo, o que melhora significativamente os resultados.

5. Diminuição de riscos

Por fim, ao criar protótipos e validá-los antes de investir no desenvolvimento completo, o Design Sprint minimiza os riscos associados ao lançamento de novos produtos ou funcionalidades. Dessa forma, a probabilidade de erros e falhas é reduzida, garantindo um melhor retorno sobre o investimento.

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Simone Marques

Jornalista, especialista em mídias digitais e estrategista de conteúdos de tecnologia na UDS.

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