O Google I/O 2023, evento focado em desenvolvimento de software do Google, aconteceu essa semana nos Estados Unidos. Nele, a Gigante de Mountain View mostrou as principais novidades para o ano. Como era esperado, anúncios ligados à inteligência artificial (IA) e desenvolvimento de software tiveram grande destaque no evento – e aqui vai um compilado das principais novidades relevantes para desenvolvedores de software.
Bard: o rival do ChatGPT
Quando o Google lançou seu Bard AI-chatbot, ele não conseguiu competir com Bing Chat e ChatGPT, derrubando brevemente as ações da empresa em 8%. Nesta semana, o Google decidiu superar os erros do passado e focar em estratégias totalmente voltadas à Inteligência Artificial (IA) e reintroduziu o Bard no Google I/O – desta vez, em um movimento semelhante ao Bing Chat usando OpenAI’s GPT-4 sem contar a ninguém, Bard também usa PaLM 2 por um tempo já também.
Com o processador PALM 2, novo modelo de linguagem artificial também lançado no evento, o Bard mostrou uma melhora significativa em suas capacidades de lógica e matemática. “Agora é possível gerar códigos, depurá-los e até ter explicações sobre eles a partir da interação com o Bard”, explicou a executiva Hsiao.
Em versões anteriores, o Bard já era capaz de exportar código Python para o Colab do Google. A empresa agora está expandindo esse recurso para permitir a exportação de código Python para o Replit, o popular IDE baseado em navegador. Isso tornará ainda mais fácil para os desenvolvedores usar o Bard para gerar código e testá-lo imediatamente. Essa versão atualizada do chabot é capaz de programar em mais de 20 linguagens, como C++, Java, Python e HTML, só para citar algumas.
Leia mais: Quais são as principais linguagens para desenvolvimento de software?
Além disso, o Bard também poderá fazer rascunhos de e-mails e documentos integrados ao ecossistema Google. “Lançamos mais dois recursos de exportação de conteúdo no nosso ecossistema, que vão facilitar a integração entre G-mail e Google Docs com o Bard”, acrescentou Hsiao.
Mais IA no Google Maps
O Google passou a usar ainda mais IA no Maps e revelou um novo recurso chamado “Immersive View for Routes” em cidades selecionadas. A funcionalidade torna anunciada no Google I/O permite que a visualização do trajeto seja mais imersiva e traz todas as informações que um usuário pode precisar em um só lugar, incluindo detalhes sobre simulações de tráfego, cruzamentos complexos, estacionamento e até sobre a previsão do tempo.
O Immersive View usa visão computacional e IA para fundir bilhões de Street View e imagens aéreas para criar um modelo digital do mundo. A visualização imersiva para rotas segue o mesmo conceito, pois permite visualizar e entender uma rota antes de percorrê-la.
O Google também anunciou que está lançando uma API de visualização aérea para desenvolvedores que permite incluir um vídeo pré-empacotado e panorâmico de uma área em seus aplicativos e sites para mostrar a aparência de um local de maneira visual.
Além disso, o Google está lançando uma versão experimental de títulos 3D fotorrealistas para desenvolvedores. O novo recurso da plataforma do Google Maps permite que os desenvolvedores criem facilmente experiências e visualizações de mapas imersivas e personalizadas. Por exemplo, uma empresa de turismo pode desenvolver um tour de mapa interativo de marcos arquitetônicos sobrepondo marcadores para compartilhar informações sobre restaurantes.
A novidade está disponível nas seguintes cidades: Amsterdã (Holanda), Berlin (Alemanha), Florença (Itália), Las Vegas (EUA), Londres (Inglaterra), Los Angeles (EUA), Miami (EUA), Nova York (EUA), Paris (França), Seattle (EUA), San Francisco (EUA), San Jose (EUA), Tóquio (Japão) e Veneza (Itália). Não há previsão de chegada do recurso ao Brasil.
PaLM 2, o rival do GPT-4
Atualizando o modelo de linguagem de programação que apresentou em 2022, o Google anunciou no Google I/O o PaLM 2, tecnologia que servirá de base para diferentes iniciativas de IA da companhia, como Bard e Pesquisa. A novidade traz suporte a outras mídias além do texto e deve se integrar a Gmail, Docs e outros apps do Google Workspace.
PaLM 2 é a concorrente da empresa para o ChatGPT da OpenAI e está disponível para desenvolvedores por meio da API PaLM do Google, Firebase e no Colab. Semelhante ao OpenAI, a empresa não forneceu muitos detalhes técnicos sobre como treinou esse modelo de última geração, incluindo contagens de parâmetros (PaLM 1 é um modelo de 540 bilhões de parâmetros). Os únicos detalhes técnicos que o Google forneceu aqui são que o PaLM 2 foi construído sobre a mais recente infraestrutura JAX e TPU v4 do Google.
O Google diz que o novo modelo é melhor em raciocínio de senso comum, matemática e lógica. Segundo a empresa, ela treinou o modelo em uma grande quantidade de textos de matemática e ciências, bem como expressões matemáticas. Não é nenhum segredo que grandes modelos de linguagem – com foco na linguagem – têm lutado para lidar com questões de matemática sem recorrer a plugins de terceiros. O Google, no entanto, argumenta que o PaLM 2 pode facilmente resolver quebra-cabeças matemáticos, raciocinar sobre problemas e até mesmo fornecer diagramas.
O PaLM 2 agora também apresenta suporte aprimorado para escrever e depurar código. O modelo foi treinado em 20 linguagens de programação, incluindo as populares como JavaScript e Python, mas também Prolog, Verilog e Fortran. O PaLM 2 forma a base do Codey, o modelo especializado do Google para codificação e depuração, que também está sendo lançado hoje como parte de seu serviço de conclusão e geração de código, entre outras coisas.
O Google também destacou hoje que o PaLM 2 foi treinado em um corpus que apresenta mais de 100 idiomas, tornando-o, nas palavras do Google, “excelente em tarefas multilíngues”, incluindo frases com mais nuances do que os modelos anteriores.
Mais ferramentas de IA para o Workspace
IA foi realmente o ponto central da Google I/O 2023. A empresa de Mountain View parece ter sentido o sucesso da chegada do ChatGPT e do Bing Chat, de concorrentes, e investiu fortemente na tecnologia, não só para desenvolvedores, mas também para o público em geral, como o Duet IA.
A novidade traz ao menos três recursos para facilitar a vida de programadores e também para qualquer pessoa que vai gerar conteúdo, com funcionalidades como a geração automática de tabelas (mas não de fórmulas) no Planilhas e a criação de imagens no Apresentações e no Meet. O Gmail e o Google Docs no celular também estão recebendo suporte para esses auxiliares de escrita.
Google Sheets
No Sheets, é importante ressaltar que esta não é uma ferramenta nova que usa IA para permitir que você crie fórmulas nas suas planilhas. Embora eu tenha certeza de que isso está em andamento, no Google I/O a empresa anunciou um recurso mais simples: usando algumas frases, o Planilhas agora pode gerar tabelas para você.
“O Sheets é uma ferramenta realmente poderosa, mas pode ser bastante intimidante para a maioria das pessoas. Por onde eu começo? Imagine que você poderia simplesmente descrever o que está tentando realizar – neste caso, você está administrando uma pequena empresa e deseja criar uma lista ou cronograma de coisas que podem ser úteis para você em uma pequena empresa – você apenas digite isso no prompt e as planilhas farão o resto por você”, explicou Aparna Pappu, vice-presidente e gerente geral de espaço de trabalho do Google.
Google Slides e Meet
Já nas ferramentas Google Slides e Meet, a novidade é o recurso de geração de imagens. Você digita o tipo de visualização que está procurando, assim como ao usar Dall-E, Midjourney, Adobe Firefly ou qualquer outra ferramenta semelhante, e ele criará essa imagem para você. Para o Google Meet, o caso de uso são planos de fundo personalizados.
Codey
É a nova ferramenta de geração e conclusão de código do Google. Faz parte de várias ferramentas de codificação centradas em IA lançadas no Google I/O e também é a resposta do Google ao Copilot do GitHub, uma ferramenta de bate-papo usada para fazer perguntas sobre codificação. Codey é treinado especificamente para lidar com solicitações relacionadas à codificação e também para lidar com consultas relacionadas ao Google Cloud em geral.
Firebase do Google recebe extensões de IA
A Firebase, plataforma de back-end como serviço do Google para desenvolvedores de aplicativos, recebeu muitas novidades e recursos no Google I/O , mas a atualização mais importante é a adição de extensões de IA, alimentadas pela API PaLM. Isso além do suporte para a linguagem Python no Cloud Functions para Firebase (2ª geração), atualizações para o serviço de banco de dados Cloud Firestore e muito mais. Além disso, o Google agora está abrindo o mercado de extensões do Firebase para mais desenvolvedores.
Os desenvolvedores também ganharam novos recursos de segurança
Além da Play Store recebendo atualizações de IA, os desenvolvedores agora também têm novos recursos de segurança e privacidade para brincar. Algumas delas incluem uma nova versão beta do aplicativo Play Console e alterações na seção Segurança de dados na Play Store.
Enquanto isso, os usuários da Play Store podem receber solicitações para atualizar seus aplicativos que os desenvolvedores podem enviar ou obter automaticamente quando o aplicativo está travando.
Mais ferramentas de desenvolvimento de software
- O Android Studio está recebendo uma infusão de IA com o Android Studio Hedgehog, uma nova experiência de conversação para ajudar os desenvolvedores a escrever código, corrigir bugs e responder a perguntas de codificação mais gerais.
- O ML Hub é um novo destino completo para desenvolvedores que desejam obter mais orientações sobre como treinar e implantar seus modelos de ML, independentemente de estarem nos estágios iniciais de suas carreiras de IA ou serem profissionais experientes. Ele vem com um kit de ferramentas de casos de uso comuns que o Google pretende atualizar regularmente e adicionar no futuro.
- Há também novas funcionalidades para projetar mostradores de relógios com Wear OS.
- Mais de 1 milhão de aplicativos baseados em Flutter foram publicados. A estrutura de aplicativos multiplataforma de código aberto terá algumas mudanças que incluem integração mais fácil de componentes do Flutter em aplicativos da web existentes.
Contrate profissionais de alta excelência e conectados às novas tendências de desenvolvimento de software 2023 com a UDS
Mão de obra altamente especializada
Somos mobile expert e especialistas em metodologias ágeis. Nossos programadores fazem muito mais do que apenas codificar, eles criam valor usando as melhores tecnologias e linguagens. Além disso, nossa equipe também se concentra em manter e aperfeiçoar o aplicativo após a entrega.
Desempenho e qualidade no desenvolvimento do software
Nossa equipe monitora o desempenho e a qualidade do seu aplicativo em cada etapa do desenvolvimento, verificando a usabilidade e velocidade através de ferramentas de análise durante o processo de compilação. Tudo isso porque, sem uma abordagem eficiente de otimização, não haverá desempenho e qualidade, aspectos críticos para nós.
Metodologia que garante o desenvolvimento de software e a entrega de forma rápida
Mesmo com a variedade de metodologias e possibilidades, assim também a metodologia ágil se destaca por permitir o desenvolvimento de produtos de sucesso de forma mais rápida e com uma equipe enxuta de profissionais multidisciplinares.
Aqui na UDS, priorizamos as metodologias ágeis e desenvolvemos projetos em colaboração com o cliente, garantindo não apenas a agilidade na entrega, mas também uma gestão participativa durante o processo de desenvolvimento do aplicativo.
A UDS está entre as 3 melhores desenvolvedoras de aplicativos da América Latina.
A UDS tem mais de 50 milhões de usuários de sistemas e aplicativos desenvolvidos.
9.2 NPS: Índice excelente de satisfação com qualidade e prazos de entrega.
Se você está procurando por uma empresa com entregas de alta qualidade, rigorosos cumprimentos de prazos e ampla experiência em vários projetos de aplicativos, saiba que a temos classificação máxima nesses critérios pela Clutch, organização internacional especializada em avaliações de mercado.
Converse com um de nossos especialistas e tire o seu projeto da gaveta de uma vez por todas.