/Blog

Na imagem, linguagens utilizadas no desenvolvimento de apps Android e IOS.
Na imagem, linguagens utilizadas no desenvolvimento de apps Android e IOS.

Linguagens utilizadas no desenvolvimento de apps Android e iOS

Definir as linguagens de programação é um passo essencial no desenvolvimento de apps Android e IOS para a sua empresa. Porém, antes de optar por qualquer linguagem, você deve ter uma excelente visão sobre o tipo de aplicação que deseja obter como resultado final.

Se você considera desenvolver apps Android e IOS, é válido ponderar as vantagens e desvantagens dos desenvolvimentos nativo ou multiplataforma, afinal, existem linguagens específicas em cada caso.

Para facilitar essa diferenciação, confira neste artigo as principais linguagens que você pode utilizar em apps Android e iOS em plataformas nativas e híbridas.

Apps Android e IOS: desenvolvimento nativo ou multiplataforma?

Se a sua solução precisa ser desenvolvida dentro de um prazo mais apertado e com orçamento limitado, é interessante considerar a utilização de ambientes de desenvolvimento multiplataforma, que permitem a utilização de um único código em mais de um sistema operacional.

Porém, se você precisa de um app mais consistente em performance e aparência visual, vale a pena considerar o desenvolvimento de aplicativos nativos, ou seja, aqueles voltados apenas para apenas um sistema, seja ele Android ou iOS.

Nesse caso, será necessário programar duas aplicações diferentes, o que representa custos adicionais em termos de preço e prazo, mas permite uma integração mais ágil dos recursos próprios do smartphone, como a câmera e o GPS, por exemplo.

Leia também: Aplicativos nativos, híbridos e PWAs: qual o melhor para sua empresa


Ambientes de desenvolvimento para apps Android

Para desenvolver aplicações Android, é essencial fazer o download e a instalação do Kit de Desenvolvimento de Software (SDK) Android, que é atualizado em conjunto com cada versão do SO e inclui códigos-fonte, emuladores, bibliotecas e outras ferramentas fundamentais.

Você pode utilizar linhas de comando (CLI), porém é mais prático e indicado instalar um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), como o Android Studio Developers, que, além de ser o oficial, é gratuito e possui interface personalizável.

O Android Studio é concorrente direto do Eclipse, que é melhor em termos de desempenho, mas possui interface menos amigável. Para desenvolvimento multiplataforma, existem o Xamarin, integrado ao Visual Studio (Microsoft), PhoneGap, Cordova, Netbeans, entre outras opções que você pode considerar.

Enfim, depois de definir o ambiente de desenvolvimento, chegou a hora de colocar a mão na massa.


Linguagens de programação para Android

Nos dias atuais, o sistema operacional Android conta com duas linguagens de programação oficiais: Java e Kotlin. Conheça mais sobre elas:

1. Java

A linguagem de programação Java foi a primeira oficial do Android. Trata-se de uma linguagem orientada a objetos amplamente utilizada em diferentes tipos de sistemas, como servidores, softwares empresariais, aplicações web e, também, aplicativos Android nativos

Para programar em Java, é necessário instalar o Kit de Desenvolvimento em Java (JDK), que também é um requisito de sistema para a utilização do Android Studio. Veja a seguir algumas vantagens na utilização da linguagem Java em sua aplicação nativa:

  • Possui recursos próprios de segurança, bem como a possibilidade de utilização de frameworks como o Spring Security.
  • É uma linguagem compilada e interpretada, o que traz eficiência à linguagem e permite que os apps consigam rodar em várias plataformas.
  • Tem compilação dinâmica, também conhecida como Just-in-time, o que facilita o processo de detecção e solução de erros por ser compilada durante a execução. 
  • É multi-thread, ou seja, apps nessa linguagem podem ser programados para dividir tarefas paralelamente. 

2. Kotlin

A linguagem Kotlin foi desenvolvida com o intuito de tornar a programação em Java mais produtiva e sua utilização é capaz de reduzir drasticamente a quantidade de código e tempo necessário para a criação de um aplicativo.

Atualmente, essa é a principal linguagem utilizada em apps Android, e o próprio Google assumiu o compromisso de deixar o desenvolvimento Android “cada vez mais Kotlin”. 

Na imagem, apps criados no Kotlin como Slack, Trello, Kindle, Netflix, Pinterest, Twitter, Duolingo, Acrobat. A imagem referencia o desenvolvimento de apps Android e IOS.

As principais vantagens de utilização do Kotlin são:

  • Possui alta interoperabilidade com Java, sendo possível trabalhar ambas as linguagens em conjunto para potencializar funcionalidades.
  • A linguagem tem amplos recursos de segurança.
  • Código mais enxuto, sem a necessidade do uso constante do tão temido “ponto e vírgula”, por exemplo, assim como o uso opcional de gets e sets.
  • Compilar códigos em Kotlin pode ser mais simples, já que ela trata os erros de maneira automática, sendo uma linguagem null safe, protegida contra referências nulas.
  • A existência de componentes coroutines, que podem suspender atividades temporariamente, o que facilita o gerenciamento de tarefas assíncronas. 

Grandes empresas como a Uber, Netflix, Trello, e Pinterest utilizam a Kotlin em suas aplicações mobile.

NDK e uso das linguagens C e C++ em apps Android

Com o uso do Kit de Desenvolvimento Nativo (NDK) do Android, é possível ter acesso à bibliotecas das linguagens C e C++ e suporte à aplicação de ambas em apps nativos ou multiplataformas. 

Essas são linguagens interessantes em aplicações que exigem muito da CPU, como jogos, editores e aplicações gráficas robustas, por possibilitar alocação dinâmica de memória. Porém, ambas precisam ser utilizadas em conjunto com Java ou Kotlin e podem diminuir a portabilidade da aplicação.

Outras linguagens que também podem ser utilizadas em aplicativos nativos Android são a Lua, Basic e C#, mas neste momento não nos aprofundaremos sobre elas. 


Ambiente de desenvolvimento para apps iOS

Se você quer desenvolver aplicativos móveis nativos em iOS, será preciso utilizar Xcode. Esse ambiente de desenvolvimento oferece um conjunto completo de ferramentas que permitem a realização de todo o projeto, desde a criação e codificação até a etapa de testes e publicação na App Store.

Um detalhe importante a ser considerado é que o Xcode só é compatível com os dispositivos da Apple. Isso pode impactar diretamente no custo inicial, mas você também pode emular o ambiente de desenvolvimento iOS ou usar um Mac na nuvem.


Linguagens de programação para apps iOS

As duas linguagens de programação utilizadas no desenvolvimento de aplicativos iOS nativos são a Swift e a Objective-C. Saiba mais a seguir:

1. Swift

Atualmente, Swift é a linguagem oficial de desenvolvimento de apps iOS nativos. Criada pela própria Apple, ela possui código aberto, é gratuita e pode ser utilizada para programar em dispositivos Windows e Linux com o auxílio de editores de textos, tais como o VSCode e o Sublime.

Na imagem, apps criados em Swift como Facebook, Instagram, WhatsApp, Airbnb, Bitmoji, Gitbit, CNN e Truecaller. A imagem referencia o desenvolvimento de apps Android e IOS.

A linguagem Swift é considerada mais dinâmica no desenvolvimento iOS em comparação com a Objective-C. Confira algumas vantagens da linguagem:

  • É mais moderna e foi elaborada especificamente para criar apps iOS com agilidade.
  • Tem suporte a bibliotecas dinâmicas e uma documentação rica e em constante atualização.
  • É uma linguagem segura, que restringe acesso aos ponteiros e gerencia a memória de maneira automática.
  • Possui código mais simples, com o uso de tipagem genérica, o que requer menos tempo para codificar do que a Objective-C.

Porém, para criar aplicações para os dispositivos Apple você sempre vai precisar usar o Xcode com o SDK do iOS.

Desenvolvimento de Aplicativos UDS.

2. Objective-C

A Objective-C é uma linguagem orientada a objetos e foi a primeira oficial na construção de aplicativos iOS e é usada até hoje, apesar de não ser a opção mais moderna.

Porém, saber lidar com ela é um diferencial, já que há uma grande interoperabilidade entre Swift e Objective-C. Mas também é possível criar apps iOS utilizando linguagens multiplataforma: Flutter e JavaScript (a partir do uso de React Native). Saiba mais a seguir.

3. Flutter

Criado pela Google em 2017, o Flutter é um kit de desenvolvimento de interface de usuário (UI toolkit) tanto para aplicações móveis Android e iOS quanto para sistemas operacionais como o Windows, MacOS e Linux.

Entre as principais características do Flutter estão o fato de seu uso ser gratuito e possibilitar a visualização de alterações em tempo real, o que facilita o processo de correção de erros.

4. React Native

O React Native é um framework conectado a uma ampla biblioteca do JavaScript e é voltado para a construção de interfaces de usuário que não chegam a ter a mesma qualidade presente em softwares nativos, mas se aproximam muito.

Uma das principais vantagens do React Native é ser uma das linguagens mais utilizadas atualmente por causa da facilidade de realizar atualizações baseadas na renderização específica dos componentes que foram alterados. 

Em termos comparativos, Flutter e React Native são bastante semelhantes. Porém, se você pretende desenvolver um app multiplataforma, vale a pena realizar uma comparação mais detalhada entre as duas tecnologias.

Leia também: Desenvolvimento de app: saiba tudo do planejamento ao lançamento


Considerações Finais

Como você pôde perceber com este artigo, a escolha de uma linguagem de programação para utilizar em seu projeto deverá ser direcionada ao tipo de aplicação, sendo essencial primeiro definir se ele será nativo ou multiplataforma. 

Lembrando que, além da linguagem de programação escolhida, há outros fatores envolvidos no sucesso do seu aplicativo, como contar com uma equipe composta por profissionais especializados que realmente atendam às necessidades do seu projeto, além de planejar adequadamente todas as etapas de desenvolvimento. 
Por fim, vale a pena ficar atento a estes 6 erros na criação de aplicativos que sua empresa não pode cometer.

Malu

Publicitária apaixonada por Inbound Marketing.

Materiais Ricos

Mais lidos

1

Desenvolvimento de Apps

Como criar um aplicativo para o Apple Vision Pro

2

Desenvolvimento de Software

As 5 boas práticas de desenvolvimento de software

3

Desenvolvimento de Apps

Linguagens utilizadas no desenvolvimento de apps Android e iOS

Posts Relacionados

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.