As cadeias logísticas de abastecimento foram gravemente interrompidas e estavam desprevenidas quando o movimento de mercadorias parou no mundo todo diante dos bloqueios impostos pela pandemia de Covid-19. E agora, mesmo que as barreiras diminuam, muitas das cadeias de suprimentos permanecem interrompidas, pois as organizações ainda estão em estágio reativo, tentando primeiro se recuperar. Mas as organizações que sobreviveram aos bloqueios, e até trabalharam com eles, explicam como os sistemas impulsionados pela tecnologia na logística foram a chave para sua robustez e sobrevivência.
Mesmo que os bloqueios estejam diminuindo, alguns aspectos sociais e econômicos devem provavelmente seguir afetados. As compras online de produtos e mantimentos continuarão ganhando impulso, pois muitos clientes ainda preferem evitar ir a lojas, mercados e outros estabelecimentos lotados. Nesse cenário, aumenta a importância da logística hiperlocal e da entrega.
Após a Covid-19, a tecnologia na logística continuará a desempenhar um papel significativo no atendimento às necessidades básicas do cliente, desde que marcas e empresas estejam atentas às mudanças no comportamento do consumidor no pós-pandemia.
Empresas ágeis e inovadoras devem emergir como líderes – aquelas que forem rápidas para experimentar, avaliar, implementar, monitorar e otimizar processos e recursos e empregar novas tecnologias que atendam as mudanças nas condições do mercado.
As empresas podem melhorar sua agilidade implantando novas tecnologias, como automação, robótica, inteligência artificial, sistemas baseados em algoritmos, acesso aberto e fácil a informações e fontes de dados.
Remodelando a inovação tecnológica na logística
Durante e depois dos bloqueios, a supply chain foi um dos setores mais afetados. Portanto, há uma necessidade urgente de remodelação das cadeias logísticas de suprimentos.
É necessário atualizar os sistemas para realizar operações de rastreamento digital em tempo real, rastreamento automático com alertas, otimização de rotas e aprimoramento das capacidades de navegação na web. Ao conceber novos sistemas, as empresas também devem estar atentas à proteção e ao apoio às pessoas que trabalham nos sistemas de logística.
Há outra necessidade premente na adoção da inovação da tecnologia na logística pós-Covid. A própria natureza do setor o expõe a riscos máximos. A logística está, portanto, passando por uma mudança de paradigma na própria base de suas operações – os novos pilares são as entregas sem contato, rastreamento de localização, detecção precoce de problemas e segregação do risco. Todas estas operações podem ser gerenciadas por meio de integrações tecnológicas.
Adotando Tecnologias na Supply Chain
Com a interrupção das rotinas normais e de deslocamento de pessoas, as cadeias de suprimentos devem experimentar um alto grau de instabilidade nos recursos humanos – sejam motoristas, funcionários de depósito e outros.
A tecnologia na logística, como blockchain e robótica, podem garantir certa consistência. É possível ter mais transparência nas informações em tempo real e controle das operações logísticas, como níveis de estoque e previsões de demanda, trazendo mais agilidade ao sistema e rapidez na tomada de decisões, incluindo a previsão financeira e o planejamento de recursos.
Segurança e proteção nas entregas
A aplicação da automação e da robótica (RPA – Robotics Process Automation) em embalagens e depósitos têm a vantagem de reduzir o contato humano. São tecnologias que atribuem processos sem valor agregado à automação e à robótica (não que isso elimine as intervenções humanas).
As opções de coleta, entrega e pagamentos sem contato, através do código QR, assinatura por imagem digital ou por um simples click na imagem devem ser agora a norma de segurança dos parceiros de entrega e clientes.
O rastreamento de localização ativa, por sua vez, ajuda a identificar a proximidade dos parceiros de entrega das zonas de confinamento com grande número de casos de Covid-19, para que evitem rapidamente essas rotas, sugerindo a otimização do trajeto, apesar da interrupção.
O rastreamento de localização ajuda ainda muitas das partes interessadas: primeiro, do ponto de vista dos entregadores e, segundo, dos clientes, com o acompanhamento da comunicação e dos pontos de contato. O rastreamento em tempo real e as integrações com um software de entrega final permitem a otimização das rotas.
Oportunidades da inovação tecnológica na logística
Por meio das integrações de Inteligência Artificial (IA), as empresas de logística podem extrair insights de dados não estruturados em tempo real para ajudar a prever interrupções e vulnerabilidades. Um estudo de dados em tempo real também é útil para identificar capacidades ociosas que podem ser utilizadas para se engajar em novas oportunidades de negócios.
Não importa a natureza dos produtos – alimentação, medicamentos, correios, etc. –, a demanda pelo comércio de produtos é inesgotável. Um software de gerenciamento de entregas sob demanda pode ajudar a atender a diversas solicitações.
A própria fundação e o crescimento do e-commerce foram repletos de avanços tecnológicos e também fortemente dependentes da inovação tecnológica na logística e da integração da supply chain. Mas agora a mesma necessidade também permeia os setores não relacionados ao comércio eletrônico.
Portanto, a logística e a supply chain precisam se tornar mais pragmáticas, dinâmicas, responsivas e interconectadas através das tecnologias. As empresas devem projetar e construir suas futuras cadeias de suprimentos tendo em vista o gerenciamento de riscos.
A voz da cautela aqui, porém, é que embora a velocidade seja a necessidade do momento, é necessário haver clareza nas implementações de processos e tecnologia. A ideia não é substituir a perspicácia humana, mas sim ter um casamento saudável de operações e soluções ideais entre ser humano e máquina.
(Esse conteúdo é de autoria de Vaibhav Khandelwal, CTO e cofundador da Shadowfax, e foi traduzido e adaptado pela UDS do original “How Innovative Technologies Can Redefine the Logistics Industry Post-COVID-19”)