/Blog

Desenvolvimento de Software de Logística
Desenvolvimento de Software de Logística

Desenvolvimento de Software de Logística: tudo que você precisa saber

Como peça fundamental na economia global, o setor logístico busca constante eficiência e inovação. Afinal,  com a digitalização dos processos, cada vez mais clientes exigem agilidade de entrega, e optam pelas empresas mais evoluídas tecnologicamente. Neste artigo, explicaremos detalhadamente como o desenvolvimento de software de logística está desempenhando um papel crucial na transformação digital desse setor. 

Além disso, você terá a oportunidade de conferir um case que ilustra o poder da modernização na área, focando na história da DHL, empresa que é referência global em logística e transporte de cargas.

Na busca por modernizar suas soluções, a DHL  revolucionou sua gama de sistemas com o desenvolvimento de software de alta performance.

Quer saber mais? Continue sua leitura!

Os avanços tecnológicos no setor

O setor de logística está passando por uma profunda transformação tecnológica, impulsionada por tendências como a digitalização, a inteligência artificial e a automação. Essas tecnologias mudaram a forma como as empresas gerenciam suas cadeias de suprimentos. 

Dessa forma, são inúmeros os benefícios para as empresas que embarcam na transformação digital, incluindo:

  • Aumento de eficiência: as tecnologias digitais estão ajudando as empresas a reduzir custos, melhorar a eficiência e aumentar a produtividade.
  • Melhoria de visibilidade: as empresas têm uma visão mais clara de sua cadeia de suprimentos, o que ajuda a identificar e resolver problemas de forma mais rápida.
  • Maior sustentabilidade: as tecnologias digitais podem ajudar as empresas a reduzir seu impacto ambiental.

As empresas que se adaptarem a essas mudanças estarão preparadas para se posicionar em um mercado competitivo e cada vez mais inovador. 

Os tipos de software de logística

A complexidade no desenvolvimento de software para o setor de logística pode ser um dos maiores desafios de grandes empresas da área, já que são inúmeros os processos de controle, planejamento e monitoramento, que impactam ativamente no faturamento da organização. 

Vamos relembrar alguns dos tipos de sistemas do setor?

  • Sistemas de gerenciamento de transporte (TMS – Transportation Management System): esses sistemas são responsáveis por coordenar as operações de transporte de mercadorias.
  • Softwares de gerenciamento de armazéns (WMS – Warehouse Management System): esses softwares são responsáveis por gerenciar as operações de armazenagem de mercadorias, incluindo a entrada, a movimentação e a saída de produtos.
  • Sistemas de gerenciamento de pedidos (OMS – Order Management System): esses softwares são responsáveis por gerenciar o fluxo de pedidos de clientes.
  • Softwares de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management): esses softwares são responsáveis por integrar e coordenar todas as atividades da cadeia de suprimentos.

Por que desenvolvê-los sob medida?

Existem várias razões e benefícios pelos quais uma empresa do setor logístico deve desenvolver um software sob medida com uma empresa especializada.

Em primeiro lugar, as empresas especializadas em desenvolvimento de software logístico têm uma vasta experiência e conhecimento do setor. Elas estão familiarizadas com as melhores práticas e tecnologias disponíveis, o que torna esse processo mais rápido, coeso e até mais barato.

Outro ponto é que empresas especializadas têm acesso a uma ampla gama de recursos e serviços. Elas podem fornecer consultoria, treinamento e suporte técnico, o que pode ajudar as empresas a tirar o máximo proveito do software.

Por último, as empresas especializadas podem oferecer um software personalizado que atende às necessidades específicas de cada organização. Isso é importante porque, como vimos no tópico anterior, as operações logísticas de cada empresa são únicas. 

As principais tendências de desenvolvimento

Quando o assunto é desenvolvimento de software de logística, um dos principais pontos de ponto de atenção é criar um projeto que faça sentido para a organização, com todas as funcionalidades, possibilidades e visões de futuro que ela precisa. Vamos conferir as principais tendências desse setor? 

1. Apps e ferramentas de campo

Os apps e ferramentas de campo são essenciais para a operação logística, pois permitem que os colaboradores tenham acesso às informações e recursos necessários para realizar suas tarefas de forma eficiente.

Dessa forma, esses apps podem ser personalizados para cada área de negócio, atendendo às necessidades específicas de cada setor.

Além disso, também podem ser usados para rastrear mercadorias, gerenciar armazéns, gerenciar fretes, fornecer suporte ao cliente e automatizar tarefas diversas. 

Com a personalização, é possível avaliar quais as especificidades de cada atividade, criar um processo padronizado e que faça sentido para empresa, levando em consideração as suas rotinas de trabalho. 

2. Coleta, tratamento e disponibilização de dados em tempo real

A análise de dados em tempo real é fundamental para uma tomada de decisões mais rápida e eficiente.

Com um recurso preparado para essa demanda, gestores acessam informações essenciais de forma rápida e fácil sobre as rotinas de trabalho e produtividade de processos, o que possibilita identificar tendências e oportunidades de melhoria.

Com isso, a empresa deixa de ficar “no escuro” sobre os resultados, entraves e até custos, beneficiando todas as etapas de trabalho. 

3. Incorporação de IA e agentes inteligentes

A incorporação de IA (Inteligência Artificial) e agentes inteligentes é uma tendência importante e crescente em todos os setores do mercado. No segmento da logística, esses recursos podem ser utilizados para automatizar tarefas, melhorar a produtividade e reduzir custos.

São diversas as aplicações na logística, incluindo:

  • Base de consulta: criação de uma base de conhecimento que pode ser consultada por colaboradores e clientes. Essa base pode conter informações sobre produtos, serviços, políticas e procedimentos da empresa.
  • Treinamento e centralização de aprendizados: treinar colaboradores e centralizar aprendizados específicos da operação da empresa. Isso pode ajudar a melhorar a produtividade e a eficiência dos colaboradores.
  • Tomada de decisões com base histórica: análise de dados históricos para tomar decisões. Isso pode ajudar a evitar cenários adversos e aumentar a produtividade.
  • Apoio a profissionais de logística: apoiar profissionais de logística a resolver problemas de rota, gestão de mercadorias e eventos. Isso pode ajudar a reduzir o tempo e o esforço necessários para essas tarefas.

4. Blockchain

O blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que permite que dados sejam armazenados de forma segura e transparente. Os dados armazenados na blockchain são criptografados e distribuídos entre vários computadores, tornando-os difíceis de adulterar ou falsificar.

Dessa forma, ela pode ser usada para rastrear mercadorias de várias maneiras. Uma maneira é usar a blockchain para criar um registro de todas as transações relacionadas a uma mercadoria. Isso inclui transações como a fabricação, o transporte e a entrega da mercadoria. 

Esse registro pode ser usado para rastrear a localização da mercadoria em tempo real e para garantir que ela seja entregue ao destinatário correto.

Além disso, outra maneira de usar a blockchain para rastrear mercadorias é usar contratos inteligentes. Os contratos inteligentes são programas de computador que são executados automaticamente quando certas condições são atendidas. 

>>> Saiba mais sobre o desenvolvimento de software com a UDS!

Case DHL: um exemplo prático de inovação

Agora que você já conhece as tendências de desenvolvimento e os motivos para contratar uma empresa especialista em desenvolver software para logística para criar um projeto personalizado para sua operação, vamos te mostrar um exemplo prático. 

A DHL, principal empresa de logística do mundo com operação em mais de 220 países, enfrentam desafios significativos de usabilidade, interfaces desatualizadas e limitações de acesso on premise em seus sistemas para as áreas de importação, exportação, financeiro e de comunicação interna. 

Dessa forma, para superar os desafios da empresa, nós, da UDS Tecnologia, entramos na jornada para modernizar os sistemas em uso na América Latina, trabalhando com o desenvolvimento de software personalizado, com uma arquitetura escalável em nuvem. 

Para isso, a equipe multidisciplinar da UDS refatorou sistemas legados, criou novas plataformas e aplicativos usando VueJS, e projetou uma plataforma administrativa web responsiva. 

O mapeamento detalhado de processos interdepartamentais, utilizando BPMN, proporcionou uma compreensão completa da jornada dos colaboradores.

O resultado foi uma operação sistêmica moderna, cloud native, modular e de fácil manutenção, o que aumentou significativamente a adesão dos funcionários às novas plataformas e promoveu a eficiência na gigante global de logística.

Quer saber mais?

Como escolher uma empresa de desenvolvimento de software de logística?

Ao escolher uma empresa de desenvolvimento de software para o setor logístico, é essencial considerar sua experiência no setor, histórico de projetos bem-sucedidos, especialização em logística e a capacidade comprovada de fornecer soluções personalizadas. 

A escolha certa pode ser o diferencial para impulsionar a eficiência e a inovação em seu negócio de logística, garantindo que ele esteja alinhado com as demandas em constante evolução do mercado e que mantenha-se competitivo.

Quer saber mais sobre desenvolvimento de softwares personalizados? Então continue a sua leitura com nosso artigo sobre o tema.

Leia também 👇

Tainá Aquino

Jornalista, especialista em copywriting e estrategista de conteúdos de tecnologia na UDS.

Materiais Ricos

Mais lidos

1

Desenvolvimento de Apps

Como criar um aplicativo para o Apple Vision Pro

2

Desenvolvimento de Software

As 5 boas práticas de desenvolvimento de software

3

Desenvolvimento de Apps

Linguagens utilizadas no desenvolvimento de apps Android e iOS

Posts Relacionados

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.