Amazon Cognito: o que é, como funciona e vantagens

O Amazon Cognito é um produto da Amazon Web Services que controla a autenticação e o acesso do usuário para aplicativos móveis em dispositivos conectados à Internet. 

Ele, basicamente, salva e sincroniza os dados do usuário final, permitindo que um desenvolvedor de aplicativos se concentre em escrever código em vez de construir e gerenciar a infraestrutura de back-end. A grande vantagem é que acelera o desenvolvimento de aplicativos

Com o Amazon Cognito você adiciona cadastramento, login e controle de acesso de usuários a aplicações Web e móveis com muita rapidez e facilidade

Além disso, o Amazon Cognito pode ser escalado para milhões de usuários e oferece suporte a login com provedores de identidade social como Apple, Facebook, Google e Amazon e com provedores de identidade empresariais via SAML 2.0 e OpenID Connect.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Como o Amazon Cognito funciona? 

Ele coleta os atributos de perfil de um usuário em diretórios que um app móvel ou web usa para configurar o acesso limitado aos recursos da AWS

Um pool de identidades consolida as informações do usuário final, que as plataformas de acesso do cliente, dispositivos e sistemas operacionais recebem para organizar grupos de identidades federadas.

Os dados são sincronizados com a AWS quando um dispositivo está online, permitindo que o usuário final acesse as mesmas informações em outro dispositivo.

Além disso, os dados também podem ser salvos localmente em um banco de dados SQLite enquanto estiver offline antes de reconectar.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Quais as vantagens para o seu negócio? 

Você paga somente o que usar

Se você estiver usando o Amazon Cognito Identity para criar um grupo de usuários, você pagará apenas pelos usuários ativos mensais (MAUs). 

Um usuário é contado como um MAU se, em um mês do calendário, houver uma operação de identidade relacionada a esse usuário: cadastro, login, atualização de token, alteração de senha, ou um atributo da conta do usuário for atualizado. 

Não ser cobrado por sessões subsequentes ou por usuários inativos naquele mês é uma vantagem enorme para o seu negócio

niveis-de-definicao-de-preco
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Senhas mais seguras 

As senhas estão muito mais seguras, já que a AWS tira a responsabilidade do desenvolvedor de garantir que o banco de dados esteja protegido e as senhas sejam armazenadas em segurança. 

Além disso, o Cognito armazena senhas que atendem aos principais padrões de conformidade, como HIPPA.

Integração simples e início rápido

O mais comum é utilizar o Amazon Cognitivo com API Gateway, e a configuração da API para validar em um pool do Cognitivo leva pouco tempo. 

Como a validação acontece antes da API passar sua chamada para a próxima função, o custo de validar sessões é reduzido. 

Todos os recursos do Amazon Cognitivo permitem configurar a autenticação em um app rapidamente. Essa é outra vantagem enorme para quem precisa prototipar rapidamente um aplicativo ou se concentrar em uma funcionalidade específica do app para gerar mais valor.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

O AWS Cognito vale a pena? 

Se você precisa de um serviço fácil de usar, barato e seguro, o Cognito pode ser uma excelente opção. Além de ser uma ótima ferramenta para implementar autenticação de usuário escalável e segura em seu projeto.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Desenvolvimento de software e aplicativos com tecnologia AWS

Somos especialistas em desenvolvimento de software e o principal parceiro brasileiro da AWS na implementação dos principais padrões de segurança e suas ferramentas. 

Quer acelerar o seu projeto com uma empresa especialista em tecnologias AWS? Entre em contato!

Malu

Publicitária apaixonada por Inbound Marketing.

Materiais Ricos

Mais lidos

1

Desenvolvimento de Apps

Como criar um aplicativo para o Apple Vision Pro

2

Desenvolvimento de Software

As 5 boas práticas de desenvolvimento de software

3

Desenvolvimento de Apps

Linguagens utilizadas no desenvolvimento de apps Android e iOS

Posts Relacionados

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.