Você se lembra de uma época em que os padrões de desenvolvimento de software giravam em torno de qualidade, cronograma e orçamento? Pois é, agora esses dias se foram e as coisas não são tão simples hoje. Os softwares cresceram em sofisticação e complexidade e, com o aumento dos recursos das tecnologias disponíveis, nas tendências de desenvolvimento de software 2023 surge uma demanda por evolução e inovação.
O ano de 2022 viu inúmeras mudanças nas normas e demandas. Entre as muitas tendências estavam uma adoção mais ampla do 5G, maior dependência de plataformas low-code/no-code, a evolução contínua do trabalho remoto, ênfase na segurança cibernética, aumento da dependência da Internet das Coisas (IoT) e o crescimento da computação em nuvem.
Muitas dessas tendências para desenvolvimento de software permanecerão em 2023. Porém, além delas, também veremos mais nichos e elementos de mudança surgindo. Mas, o que está previsto para o desenvolvimento de software no ano novo? Vamos dar uma espiada no que está por vir.
As 5 principais tendências de desenvolvimento de software para 2023
1. O Sistema Imunológico Digital
David M. Chess, pesquisador da IBM, introduziu pela primeira vez o conceito de sistema imunológico digital em 1991. O conceito em si não é nada novo. Mas há uma razão pela qual agora é classificada como a tendência tecnológica estratégica número 1 para 2023, de acordo com a Gartner, uma das maiores consultorias de TI do mundo.
O conceito foi inicialmente descrito como um meio de proteger sistemas tecnológicos contra ameaças baseadas em vírus. Sim, mesmo no início dos anos 1990, nos primórdios da internet, os especialistas da área tinham ataques cibernéticos em seu radar. A ideia do sistema imunológico digital surgiu como uma abordagem robusta e abrangente para proteger máquinas e usuários de ameaças cibernéticas.
Se os vírus baseados na Internet estavam em alta em 1991, é difícil imaginar o tipo de ameaça que representam hoje. À medida que a tecnologia cresceu em sofisticação, também aumentou a natureza dos ataques aos sistemas. Os cibercriminosos têm cada vez mais ferramentas para lançar ataques complexos a softwares e dispositivos digitais, e os especialistas em segurança cibernética estão se esforçando para mantê-los sob controle – e acompanhar.
É por isso que a ideia do sistema imunológico digital tem ainda mais relevância hoje do que há mais de três décadas e está entre uma das principais tendências de desenvolvimento de software 2023. A abordagem combina automação, design do usuário, testes completos de garantia de qualidade (QA), monitoramento cuidadoso e uma variedade de outros procedimentos para garantir que os sistemas e tecnologias estejam bem protegidos.
Riscos
Sempre há riscos envolvidos em qualquer inovação, é claro, e o desenvolvimento de software é o mais inovador possível. Mas com uma abordagem rigorosa por meio do sistema imunológico digital, usuários e empresas podem proteger seus sistemas contra ameaças existentes e emergentes, reduzindo esse risco tanto quanto possível, ao mesmo tempo em que empregam as tecnologias mais inovadoras.
De acordo com um relatório do Gartner de 2021 sobre imunidade digital, essa abordagem combina cinco elementos principais – elementos que serão essenciais para aumentar sua resiliência e, ao mesmo tempo, proporcionar uma forte experiência do usuário:
- Teste autônomo
- engenharia do caos
- Correção automática
- Observabilidade
- Validação contínua
2. Adoção da Nuvem
Sim, a computação em nuvem é uma das principais tendências de desenvolvimento de software 2023 – mais uma vez. A tendência começou em meados dos anos 2000 e, hoje, seria difícil encontrar qualquer indivíduo ou empresa que não utilizasse a nuvem para pelo menos uma finalidade.
A Forrester relata que só nos EUA, 94% dos líderes de TI responsáveis pela infraestrutura corporativa estão usando pelo menos um tipo de implantação em nuvem. As implantações híbridas e multi-nuvem encabeçam a lista. A empresa de pesquisa de mercado também descobriu, sem surpresa, que a pandemia do COVID-19 desempenhou um papel importante na adoção e aceleração da nuvem.
Naturalmente, com o aumento do trabalho remoto e das funções fora do local, mais empresas e indivíduos contam com serviços em nuvem para acessar ferramentas importantes, armazenar seu trabalho e colaborar com outras pessoas. A adoção da computação em nuvem teria acelerado tão rapidamente sem a pandemia? É impossível dizer, mas é altamente provável que teria acontecido em um ritmo mais lento. Ao mesmo tempo, o uso da nuvem era inevitável.
No próximo ano, veremos uma adoção ainda mais ampla de ferramentas e serviços em nuvem. Cada vez mais, os desenvolvedores de software estão criando produtos que incorporam a computação em nuvem de diferentes formas, ajudando as empresas a obter mais flexibilidade e maior acessibilidade. As empresas precisarão contratar provedores especializados para garantir que estejam implantando os serviços com rapidez e segurança.
3. Terceirização de desenvolvimento de software e TI
Com tanta ênfase na transformação digital, empresas de todo o mundo buscam intensificar seus esforços e acelerar a digitalização de seus processos e procedimentos. E com isso vem a necessidade de especialistas e uma base de recursos mais ampla.
É por isso que, nos últimos anos, os setores de terceirização de TI e software cresceram significativamente. As empresas estão reconhecendo que, muitas vezes, simplesmente não possuem o talento interno e a força de trabalho para atingir seus objetivos, principalmente à medida que o mundo se torna cada vez mais digital.
Embora a terceirização de software e TI não seja uma tendência nova, ela se tornou cada vez mais proeminente e está entre as principais tendências de desenvolvimento de software 2023. Alguns segmentos serão extremamente populares e importantes no próximo ano, como infraestrutura como serviço (IaaS), software como serviço (SaaS) e plataforma como serviço (PaaS). O mercado “as-service” está crescendo, com maior investimento de empresas de todos os setores – e em todo o mundo.
A automação como serviço (AaaS) ultrapassará todos esses outros segmentos com as empresas cada vez mais contando com ferramentas como chatbots e assistência por voz.
Pesquisas em curso
Com tanta ênfase no trabalho remoto atualmente e altas taxas de abandono no desenvolvimento de software e na indústria de TI, a necessidade de terceirização de tecnologia está aumentando. Projetos de compromisso de que a terceirização de startups para desenvolvimento de software aumentará em impressionantes 70% entre 2022 e 2023.
O relatório da revista State of Tech Staffing, de 2022, também revelou que as razões por trás da terceirização variam de acordo com a posição. Quarenta e oito por cento dos líderes de RH, por exemplo, apontam a economia de custos como o principal benefício, enquanto 42% dos CTOs a veem como a chave para escalar rapidamente.
4. Sustentabilidade
O impacto da tecnologia no meio ambiente e no planeta vai ser pauta neste ano – e está, também, entre as tendências de desenvolvimento de software 2023. Vimos o surgimento da energia solar, veículos híbridos e tecnologia de luz LED. E embora conceitos como IA, computação em nuvem, IoT e blockchain não pareçam consumir grandes quantidades de energia à primeira vista, o processamento de dados envolvido em fazê-los funcionar tem uma enorme pegada de carbono.
Lembre-se que o processamento de dados requer hardware e servidores físicos para funcionar, e esses equipamentos consomem uma grande quantidade de energia.
Embora a tecnologia certamente não seja totalmente culpada pelas emissões de carbono – praticamente todos os campos compartilham a responsabilidade pela degradação ambiental – também é nosso dever diminuir o lixo eletrônico e encontrar maneiras de tornar nosso software e tecnologias mais eficientes em termos de energia e menos destrutivos para o planeta.
É mais fácil dizer do que fazer, com certeza, mas com mais atenção a esta questão, precisaremos encontrar mais maneiras de reduzir nosso consumo global de energia digital – que atualmente está aumentando a uma taxa de cerca de 9% ao ano, de acordo com o Relatório de Projeto de Turno.
Iniciativas em curso
Felizmente, muitas empresas estão tornando a sustentabilidade uma pauta central em sua agenda em 2023. Algumas das maneiras pelas quais as organizações de tecnologia se comprometeram a reduzir as emissões de carbono e diminuir seu impacto ambiental incluem:
- Criar e seguir os padrões da indústria em relação ao meio ambiente
- Fazer parcerias com organizações ambientais e seguir suas recomendações, bem como doar lucros para causas ambientais
- Foco em fontes de energia renováveis
- Realização de mais pesquisas sobre o impacto ambiental de diferentes tipos de software
- Melhorar os ciclos de vida dos dispositivos que as pessoas usam regularmente para reduzir o lixo eletrônico
- Procurando maneiras criativas de estudar o consumo de energia, como estudar a eficiência energética de várias linguagens de programação
O foco será o estabelecimento e melhoria de tecnologias sustentáveis. Embora muitas dessas ferramentas ainda estejam em andamento, elas têm grande potencial para ajudar a proteger nosso planeta – e a nós mesmos – a longo prazo.
5. Governança de IA
Nenhum artigo sobre as tendências de desenvolvimento de software 2023 estaria completo sem um foco na IA. Espera-se que o mercado global de IA atinja US$ 500 bilhões até 2024, de acordo com a IDC . Mas a IA recebeu muita atenção nos últimos anos e, embora seu poder continue crescendo, com novos avanços no campo todos os dias, este artigo não precisa continuar a repetir todas as vantagens de adotar a IA.
Em vez disso, vamos dar uma olhada na governança de IA. Esse conceito gira em torno da noção de que a IA é uma entidade tão poderosa que precisa de regulamentações legais para garantir que seja transparente, justa, equitativa, ética e bem controlada. A governança da IA argumenta que deve haver uma estrutura legal para supervisionar a aplicação da IA e todas as tecnologias envolvidas.
Os algoritmos de computador precisam aderir às regras – assim como todos nós. Mas como o uso de IA tem implicações maiores, muitos estão pedindo mais regulamentação da tecnologia.
Considere, por exemplo, como a IA é usada em software de reconhecimento facial e previsões financeiras. Tem o poder de tomar decisões sobre questões legais e de segurança – até mesmo julgamentos criminais. Isso pode significar a diferença entre conseguir um empréstimo que salva vidas e simplesmente não. A questão é que não é apenas diversão e jogos – pode afetar indivíduos e nossa sociedade global.
É por isso que não é como outras tecnologias. E é também por isso que tantas pessoas e organizações estão pedindo governança de IA.
Iniciativas em curso
Algumas iniciativas neste âmbito estão em curso. A Casa Branca, por exemplo, estabeleceu a Força-Tarefa Nacional de Recursos de Pesquisa em Inteligência Artificial (IA) com o objetivo de democratizar o acesso à IA. Enquanto isso, o Departamento de Comércio dos EUA liderou o Comitê Consultivo Nacional de Inteligência Artificial, que examina questões como a responsabilidade da IA .
Mas as perguntas permanecem e é por isso que continuaremos a fazê-las em 2023. Por exemplo, como sabemos que determinadas ferramentas estão sendo monitoradas adequadamente? Como avaliaremos as decisões tomadas pela IA? Como vamos minimizar os erros e seu impacto?
Muitos dos gigantes da tecnologia estão prestando atenção e querem se envolver nesses esforços. O Google está trabalhando no desenvolvimento de um programa de IA responsável, enquanto a Microsoft está introduzindo ferramentas como Fair Learn para rastrear o desempenho de seus modelos de IA. A IBM está criando ferramentas para facilitar a automação na governança de IA.
Darrell M. West, vice-presidente e diretor de estudos de governança da Brookings, sugere que há seis etapas para a implementação responsável da IA:
- Estabelecimento de códigos de conduta
- Implementar ferramentas operacionais que promovam princípios éticos e reduzam preconceitos
- Estabelecimento de benchmarks e métricas de avaliação
- Criação de padrões técnicos para resolução de problemas em IA
- Experimentação com projetos e incubadoras
- Combinando habilidades técnicas e não técnicas em IA
A governança da IA já é importante, claro, e talvez veremos um maior esforço e ação nessa esfera em 2023.
Quais são os temas comuns para as tendências de desenvolvimento de software em 2023?
Ao nos despedirmos de 2022 , devemos lembrar que a tecnologia está sempre evoluindo. Embora a maioria dos avanços que vimos no ano passado – e mesmo antes disso – permaneçam em nossa consciência, precisaremos aprender mais sobre suas aplicações e implicações.
Esses são alguns dos temas comuns que devemos observar no campo de desenvolvimento de software em 2023.
Resiliência como tendência de desenvolvimento de software
Vimos uma pandemia global derrubar nosso mundo. Testemunhamos como a Grande Renúncia transformou quase todos os setores do mundo. Agora, estamos nos preparando para uma possível recessão.
Portanto, não é surpresa que a resiliência seja uma questão importante na tecnologia – como deveria ser em todos os setores. As empresas do setor estão procurando maneiras inovadoras de lidar com a escassez de talentos e as restrições orçamentárias, recorrendo a soluções como a terceirização de software como uma estratégia fundamental em seu planejamento.
O planejamento de desastres também estará no topo da mente dos líderes no espaço de desenvolvimento de software. As empresas precisarão antecipar e planejar uma variedade de cenários e possibilidades. Isso será fundamental para tornar as organizações mais robustas e resilientes .
Escalabilidade como tendência de desenvolvimento de software
É verdade que as organizações estão enfrentando muitos obstáculos, incluindo as reverberações da pandemia e, novamente, uma possível recessão no horizonte. Ao mesmo tempo, a indústria de tecnologia não está vendo isso como um momento para desacelerar seus esforços. A escalabilidade ainda é um item importante na agenda e as empresas continuam priorizando o crescimento.
Eles entendem que continuar a fornecer soluções para as necessidades e problemas mais prementes das pessoas será essencial para ajudá-las a persistir diante da incerteza. E eles continuarão a acelerar o desenvolvimento e a entrega de software.
Segurança como tendência de desenvolvimento de software
Muitos desses itens também dependem de forte segurança. Embora não seja o único componente da governança de IA, a segurança cibernética é uma parte importante do conceito. Também é fundamental para todas as outras ferramentas ou inovações, principalmente porque os cibercriminosos estão se tornando cada vez mais sofisticados em suas estratégias para descarrilar e destruir sistemas tecnológicos.
Como parte de suas estratégias de segurança cibernética, as organizações adotarão abordagens diversas. Sim, eles empregarão especialistas, como white-hat ou hackers éticos, mas também adotarão ferramentas de computação em nuvem em uma taxa mais alta. Eles sempre precisarão tornar a segurança central para sua TI e podem precisar procurar fora de suas organizações para encontrar os conjuntos de habilidades certas para o trabalho.
Engajamento do usuário como tendência de desenvolvimento de software
E por último, mas não menos importante, há o engajamento do usuário – algo que está presente em todas as abordagens, metodologias, ferramentas e conceitos da indústria de tecnologia. Porque embora a tecnologia seja técnica, ainda é inerentemente humana: ferramentas que são feitas para humanos por humanos.
Todo o propósito do software é facilitar a vida das pessoas, resolvendo problemas. E o engajamento é fundamental para garantir o sucesso das ferramentas que constituem o campo. Da imunidade digital à sustentabilidade, o conceito de experiência do usuário continuará a ser central para todas as ações e abordagens que as empresas de software adotarem em 2023 e no futuro.
Contrate profissionais de alta excelência e conectados às novas tendências de desenvolvimento de software 2023 com a UDS
Mão de obra altamente especializado no desenvolvimento de software
Somos mobile expert e especialistas em metodologias ágeis. Nossos programadores fazem muito mais do que apenas codificar, eles criam valor usando as melhores tecnologias e linguagens. Além disso, nossa equipe também se concentra em manter e aperfeiçoar o aplicativo após a entrega.
Desempenho e qualidade no desenvolvimento de software
Nossa equipe monitora o desempenho e a qualidade do seu aplicativo em cada etapa do desenvolvimento, verificando a usabilidade e velocidade através de ferramentas de análise durante o processo de compilação. Tudo isso porque, sem uma abordagem eficiente de otimização, não haverá desempenho e qualidade, aspectos críticos para nós.
Metodologia que garante o desenvolvimento de software e a entrega de forma rápida
Mesmo com a variedade de metodologias e possibilidades, assim também a metodologia ágil se destaca por permitir o desenvolvimento de produtos de sucesso de forma mais rápida e com uma equipe enxuta de profissionais multidisciplinares.
Aqui na UDS, priorizamos as metodologias ágeis e desenvolvemos projetos em colaboração com o cliente, garantindo não apenas a agilidade na entrega, mas também uma gestão participativa durante o processo de desenvolvimento do aplicativo.
A UDS está entre as 3 melhores desenvolvedoras de aplicativos da América Latina.
A UDS tem mais de 50 milhões de usuários de sistemas e aplicativos desenvolvidos.
9.2 NPS: Índice excelente de satisfação com qualidade e prazos de entrega.
Se você está procurando por uma empresa com entregas de alta qualidade, rigorosos cumprimentos de prazos e ampla experiência em vários projetos de aplicativos, saiba que a temos classificação máxima nesses critérios pela Clutch, organização internacional especializada em avaliações de mercado.
Converse com um de nossos especialistas e tire o seu projeto da gaveta de uma vez por todas.