O conteúdo continua sendo essencial, mas apenas criá-lo já não basta. Hoje, é preciso distribuí-lo de maneira eficiente, garantindo qualidade, escala e custos inteligentes. Para isso, uma das soluções mais confiáveis é o AWS CloudFront, adotado por grandes empresas como NASA, Amazon Prime Video, Hulu, Discovery, Vivino, Web Motors e Slack.
O AWS CloudFront é uma CDN (Content Delivery Network, ou rede de entrega de conteúdo), que acelera a distribuição de arquivos estáticos e dinâmicos na web, como imagens, vídeos, arquivos HTML, CSS e JavaScript, entre outros. Seu diferencial é entregar o conteúdo de forma rápida e inteligente, sempre considerando a localização geográfica do usuário.
O funcionamento é simples: os conteúdos são armazenados temporariamente (em cache) em mais de 225 data centers da AWS espalhados pelo mundo, incluindo o Brasil.
Assim, quando o usuário solicita algum conteúdo, ele recebe os arquivos diretamente da localização mais próxima, sem precisar acessar o servidor original. O resultado é uma experiência mais rápida e eficiente, com baixa latência e máxima performance na entrega do conteúdo digital.
Vantagens do CloudFront
O CloudFront tem uma série de vantagens, que impactam diretamente na experiência do usuário. Afinal, por meio do serviço, a empresa garante velocidade e disponibilidade de seus conteúdos aos consumidores. Esses dois pontos trazem mais resultados positivos aos negócios que escolhem o CloudFront como o seu CDN.
Uma pesquisa do Kissmetrics apresenta isso na prática. O levantamento mostrou que 40% das pessoas desistem de acessar um site, se ele leva mais de três segundos para carregar. Ou seja, se a apresentação dele na tela do usuário não for rápida, o cliente vai procurar outra empresa.
Além disso, há a hipótese do conteúdo deixar de estar disponível, por conta de algum pico de acesso. Nessa segunda situação, o usuário final nem conseguirá ver o que estava procurando e, com isso, acabará em outro fornecedor.
Dentro disso, podemos resumir as vantagens da solução em quatro pontos principais:
- Resiliência: por utilizar a ampla rede da Amazon, o CloudFront é altamente resiliente. Isso significa estabilidade, mesmo em momentos de alta demanda, como por exemplo a final de um campeonato, em uma plataforma de streaming esportivo; ou a black friday, em um site de e-commerce.
- Segurança: o CloudFront é altamente seguro e conta com os principais selos de cibersegurança, como o PCI DSS. Isso só é possível porque há a integração com o AWS Shield Standard (outro serviço Amazon) e ações de criptografia de campo e suporte ao padrão HTTPS, que garantem proteção contra ataques de DDoS na camada de transporte e rede.
- Economia: o CDN Amazon é bastante econômico. Por permitir personalização aos clientes, a cobrança pelo CloudFront varia de acordo com a demanda de cada empresa. Ou seja, para responder “quanto custa o CloudFront?”, é necessário entender o quanto da solução cada negócio irá precisar. Resumindo, aplicações com baixo fluxo de usuários terão valores mais em conta, enquanto sites com amplo volume de acessos pagarão um valor maior.
- Integração com serviços AWS: por fazer parte do ecossistema AWS, o CloudFront se integra com os demais serviços Amazon (Amazon S3, Amazon EC2, Elastic Load Balancing, Amazon Route 53 e outros). Além disso, a solução funciona normalmente com qualquer origem HTTP personalizada.
Dessa forma, quem usa CloudFront, se integra facilmente com a maior plataforma cloud do planeta.
Por que usar o Amazon CloudFront?
Com benefícios tão claros, o AWS CloudFront é realmente uma ótima opção para várias situações cotidianas dos negócios.
Mais velocidade na entrega de conteúdos
O site está lento? Isso pode deixar de ser um problema, pois esta é a principal utilização do CloudFront. Por adotar um cache multicamada e ter os múltiplos servidores ao redor do mundo, o serviço reduz o tempo de entrega de sites, sejam eles estáticos (imagens, JavaScript e etc) ou dinâmicos (vídeos, áudios, animações e outros).
Segurança de sites
Em um contexto, onde, cada vez mais, existem ataques cibernéticos, a segurança precisa ser prioridade. O AWS CloudFront traz mais segurança ao site da empresa, por meio de AWS Shield Standard, WAF, TLS 1.3 e criptografia no nível de campo.
Com os recursos do CloudFront, o ambiente fica mais protegido de possíveis ataques e evita possíveis indisponibilidades, o que ajuda a trazer mais desempenho aos usuários.
Streaming ao vivo e sob demanda
Com camadas de cache intermediárias, arquitetura Origin Shield e monitoramento em tempo real, o CloudFront é capaz de processar transmissões de vídeo, possibilitando alto desempenho, mesmo que ela receba acessos em larga escala.
A solução é tão completa para transmissões em vídeo que foi a escolhida pela NASA para fazer o primeiro stream ao vivo em 4K da estação espacial internacional. A participação dos astronautas no NAB 2017 ocorreu sem problemas, como pode ser visto no vídeo do evento.
Quanto custa usar o AWS CloudFront no Brasil?
O AWS CloudFront oferece preços flexíveis no Brasil, baseados principalmente na quantidade de dados transferidos e no número de solicitações recebidas. Inicialmente, é possível começar gratuitamente, com o nível gratuito da AWS, que inclui mensalmente:
- Até 1 TB de transferência de dados para a internet;
- 10 milhões de solicitações HTTP ou HTTPS;
- Certificados SSL gratuitos.
Após ultrapassar esses limites, os preços para o Brasil podem variar conforme abaixo.
Transferência de dados (por GB):
- Até 1 TB/mês: Gratuito
- Próximos 9 TB: US$ 0,110 por GB
- Próximos 40 TB: US$ 0,105 por GB
- Próximos 100 TB: US$ 0,090 por GB
Acima disso, o custo reduz progressivamente com volumes maiores.
Solicitações (a cada 10.000):
- Primeiras 10 milhões: Gratuito
- HTTP: US$ 0,016
- HTTPS: US$ 0,022
Além disso, o CloudFront permite escolher “classes de preço” específicas para reduzir custos ao excluir regiões de entrega mais caras, porém com possível aumento de latência para usuários dessas áreas. Para volumes maiores (a partir de 10 TB mensais), é possível negociar diretamente com a AWS preços ainda mais competitivos.
Como uma parceira AWS como a UDS pode ajudar?
A UDS é parceria AWS e tem experiência na utilização do CloudFront para garantir a disponibilidade com velocidade de conteúdos. Um exemplo foi o projeto do Grupo Primo, braço educacional da empresa do influenciador de finanças Thiago Nigro (o “Primo Rico”). O empresário gostaria de levar para o mobile a FinClass, plataforma de educação financeira com uma série de cursos em 4K.
Além disso, a projeção era que, com um ano de lançamento, ela atingisse 1 milhão de assinantes. Portanto, havia a necessidade de uma ferramenta que facilitasse e acelerasse a distribuição dos conteúdos pelo app.
Utilizamos o AWS CloudFront para proporcionar essa entrega de qualidade aos usuários da FinClass. A opção está dando certo e o feedback dos assinantes é bastante positivo. Na App Store da Apple, o aplicativo tem 4,7 estrelas e, na Play Store da Google, tem 4,6 estrelas.
Quer entender como essa e outras soluções da Amazon podem impulsionar o seu negócio e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro? Fale com um dos nossos especialistas.