O mercado do streaming disparou com a pandemia. Filmes, esportes, shows musicais e apresentações de comédia estão disponíveis sob demanda e ao vivo em múltiplas plataformas. Mas, para tudo isso chegar ao público, há muita tecnologia e estrutura nos bastidores. Uma das opções é o AWS Video Streaming, uma solução da Amazon que permite transmissões ao vivo e gravadas com alta qualidade.

A gigante de múltiplos mercados atua no ramo de serviços há algum tempo e oferece variadas soluções tecnológicas e digitais aos negócios. O Video Streaming não é um serviço, mas é uma soma de produtos da Amazon Web Services (AWS), que, juntos, possibilitam os streamings ao vivo e on demand para todo o mundo, por meio da Amazon Cloud.

A entrega de qualidade de Vídeo Streaming da Amazon envolve várias ferramentas AWS, como AWS Elemental MediaLive, AWS Elemental MediaPackage, Amazon CloudFront, Amazon S3, AWS Elemental MediaConvert, AWS Step Functions, AWS Lambda, Amazon DynamoDB, Amazon CloudWatch e Amazon Simple Notification Service (SNS).

Jeff Bezos não olhou para a transmissão de vídeos por acaso, os números desse mercado impressionam. Os diferentes streamings, como Netflix, Disney+, Star+, HBO Max e outros,  já contam com 1,1 bilhão de usuários pelo mundo. Isso significa mais que o dobro de assinantes de TV a cabo no planeta.

A tendência é de alta. Segundo relatório da Motion Pictures Association (MPA), o faturamento desse mercado em 2020 foi de 14,3 bilhões de dólares, um crescimento de 34% em relação a 2019. Para 2021, com os lançamentos de novas plataformas e o aumento da presença mundial delas, os números devem seguir crescendo.

Além disso, com a pandemia, não foi só o mercado do entretenimento que mudou, a educação foi pelo mesmo caminho e apostou forte no online. Agora, em novembro de 2021, já com escolas e instituições de ensino reabertas, é possível observar que as plataformas de ensino virtual, com aulas ao vivo e gravadas, seguirão sendo uma opção.

A tendência de opções híbridas ou 100% online de ensino devem ganhar ainda mais força nos próximos anos.

Concretizada dentro do mercado de vídeo streaming, a AWS já conta com alguns clientes bastante relevantes. Entre as grandes empresas que adotam com sucesso as soluções AWS Video Streaming estão a Hulu (da Disney), a mlbam (da Liga de Beisebol norte-americana) e o Discovery Communications (do canal Discovery).


Para quem o AWS Video Streaming é indicado?

O AWS Video Streaming é indicado para qualquer empresa que deseja ter o seu conteúdo acessível em nuvem, permitindo que os vídeos sejam acessados em todo o planeta ao vivo ou gravados.

A partir disso, é possível fazer qualquer coisa que envolva transmissão de vídeo com o AWS Video Streaming. Afinal, a solução da Amazon é uma forma de melhorar o streaming ao vivo e gravado, por meio da tecnologia empregada nela.

AWS Video streaming - Como funciona
Funcionamento do AWS Video Streaming

Veja exemplos nos quais a solução seria uma ótima escolha:

Conteúdo educacional

Como já colocado no início do texto, a pandemia acelerou o processo de digitalização da educação. Desde os anos iniciais nas escolas, passando pelo ensino superior e chegando até os cursos online de influenciadores, tudo migrou para o digital. Colégios, faculdades e centros de eventos ficaram fechados e a experiência de ensinar e aprender teve que se adaptar ao virtual.

As soluções da AWS Video Streaming servem para o desenvolvimento de plataformas com transmissão de aulas ao vivo e gravadas. Com a estrutura preparada de forma correta, cursos inteiros podem ser disponibilizados para alunos de forma simples e rápida.

Conteúdo esportivo

Quem nunca estava fora de casa na hora da decisão de campeonato do próprio time? Já há algum tempo, isso deixou de ser um problema, justamente pela existência de múltiplas plataformas de transmissão esportiva via streaming, que podem ser viabilizadas por meio das soluções AWS.

No Brasil, a Globo tem o Premier Play, no qual os assinantes podem assistir o Campeonato Brasileiros das séries A e B e também as partidas da Copa do Brasil. A gigante de mídia também conta com o app Canais Globo, onde todo o conteúdo do Sportv, incluindo jogos da seleção brasileira, está disponível.

A ESPN tem todo o seu conteúdo no Star+, ou seja, NBA, NFL, MLB, Campeonato Inglês, Campeonato Italiano, Campeonato Espanhol, Campeonato Francês e outra série de eventos disponíveis em celulares, tablets e notebooks.

Aqui, a maior competição entre clubes de futebol do planeta, a Liga dos Campeões, também está disponível para a audiência via streaming. Os jogos com a transmissão do Esporte Interativo estão no HBO Max.

Portanto, conteúdo esportivo combina com as soluções AWS Video Streaming.

Live Commerce

Sem dúvidas, esta é a estratégia mais buscada pelo mercado de e-commerce no mundo. Afinal, desde o seu surgimento na China, tem se mostrado bastante lucrativo para diversos segmentos de e-commerce. Mas por que uma alternativa de vendas precisa das soluções AWS Video Streaming?

Porque o live commerce é a soma das duas coisas: uma transmissão ao vivo que comercializa mercadorias. Na mesma plataforma, a audiência acompanha conteúdo sobre os produtos ou de entretenimento puro e, ao longo da transmissão, pode adquirir o que achar interessante da loja que está fazendo a transmissão.

No Brasil, o live commerce é muito comum em datas especiais, como a Black Friday. Os maiores varejistas do país juntam grandes influenciadores para anunciarem e tirarem dúvidas sobre as principais promoções do dia.

Um bom exemplo vem do Grupo Soma. A empresa de moda que conta com as marcas Farm, Animale, Hering e outras possui o Soma Live, que, no início, teve parceria da UDS para o seu desenvolvimento. Por meio da plataforma, as marcas da companhia de varejo moda lançam suas principais coleções. As lives trazem muitas informações sobre as peças e possibilitam a compra de cada uma delas na mesma plataforma de transmissão.

O live commerce aproxima o público da marca e facilita a compra dos produtos, ou seja, aumenta o faturamento das empresas.

Convenção de vendas

O conteúdo será transmitido e precisará ser acessado por vendedores de todo o país. Em empresas que possuem times comerciais muito grandes, isso é muito comum.

Lançamento de produtos

Uma mega transmissão aberta ao público em geral para apresentar um novo lançamento. Anualmente, a Apple realiza transmissões de eventos dessa magnitude. A mais famosa é a keynote de divulgação dos novos iPhones, mas os demais produtos da empresa de Cupertino também contam com apresentações simultâneas globais.

Vídeos de treinamento e onboarding

RHs de grandes empresas fazem treinamentos e onboarding de profissionais constantemente. O Video Streaming da Amazon pode ser usado para esses fins.

Reuniões

Encontros virtuais com investidores ou com o board de empresas costumam envolver pessoas de diferentes lugares e precisam de uma transmissão com eficiência máxima.

Além disso, é possível trabalhar com debates, webinars ao vivo, canais corporativos e outros tipos de conteúdos. Portanto, a partir dessas múltiplas opções de uso, é possível observar que a solução pode impulsionar e facilitar as ações de diferentes setores de qualquer negócio.


Como distribuir streaming video com AWS?

O caminho para distribuir streaming em vídeo pela Amazon vai variar de acordo com o formato da transmissão e envolverá outra série de serviços integrados.

São três contextos, que pedem diferentes caminhos para realizar a transmissão.

O funcionamento do AWS Video streaming

1. Amazon Interactive Video Service (IVS)

Para Streaming Interativo ao vivo a AWS tem uma solução específica e de simples utilização. Basta direcionar o streaming a partir do software de streaming para o Amazon Interactive Video Service (IVS), que, com configurações básicas, é possível reproduzir o conteúdo em sites e aplicativos iOS ou Android.

A solução Amazon ainda possibilita integração com múltiplas APIs para personalizar a transmissão ao vivo, com enquetes e chats, por exemplo.

2. Amazon CloudFront

Para Streaming de Eventos ao vivo, o Amazon CloudFront, que é uma CDN ou rede de distribuição de conteúdo, tem papel fundamental, mas é importante ressaltar que outras ferramentas são utilizadas no fluxo. Primeiro, o vídeo captado passa pelo AWS Elemental MediaLive, que recebe e transcodifica o conteúdo. Depois, entra a atuação do AWS Elemental MediaPackage, que empacota a transcodificação em arquivos de saída para transmissão ao usuário.

Por fim, chega o CloudFront, que é o responsável por entregar o vídeo ao vivo e globalmente, de forma rápida e nos diferentes formatos. No background dos processos, está o Amazon S3, que vai armazenando os arquivos, ao longo de todo o fluxo.

3. Video Streaming On Demand

Os vídeo sob demanda, tradicional modelo dos streamings mais populares, como Netflix, Disney+ e Amazon Prime Video não traz transmissões ao vivo, mas foca em disponibilizar filmes, séries e outros conteúdos em vídeo para o usuário consumir a hora que desejar. A solução de Video Streaming da AWS é capaz de operacionalizar todo o background de uma plataforma como essa.

O processo começa ao subir o arquivo de vídeo em um servidor Amazon S3. A partir dali, o conteúdo passa pelo AWS Step Functions para ingestão dele, que já direciona para o processamento do vídeo para os perfis indicados no AWS Elemental MediaConvert e, por fim, para a publicação com o CloudFront. Com isso, o conteúdo fica disponível na plataforma de streaming para ser consumido a hora que o usuário desejar.

Ao longo do fluxo, ainda há interações com Lambda, DynamoDB, CloudWatch e Simple Notification Service (SNS).

Em todos os casos, apesar de envolverem múltiplas ferramentas e fluxos complexos, a AWS facilita o trabalho da empresa a utilizar o serviço. Esses processos são feitos de forma simples e automatizada. Com poucos cliques, é possível colocar no ar uma transmissão ao vivo ou disponibilizar um VOD (Video On Demand – Vídeo Sob Demanda) na sua plataforma de streaming.

Além de ser simples de utilizar, os serviços AWS Video Streaming contam com a flexibilidade, a escalabilidade e a confiabilidade da nuvem da Amazon. A questão da economia também é um fator positivo, afinal, este é mais um serviço que segue o modelo pay-as-you-go, ou seja, o uso dele é escalado de acordo com a demanda e você só paga pelo quanto utiliza.

Fluxo de funcionamento do AWS Video Streaming
Fluxo de funcionamento do AWS Video Streaming

O Grupo Primo e AWS Video Streaming

Recentemente, na UDS Tecnologia, atendemos o Grupo Primo, que detém as empresas do maior influenciador de finanças do Brasil, Thiago Nigro. A companhia contou com o nosso apoio para o desenvolvimento do aplicativo mobile da Finclass, a plataforma de educação financeira do Primo Rico.

Segundo o próprio Nigro, o projeto envolveu o maior investimento da história da empresa. Entre as ações que a UDS liderou, esteve o desenvolvimento de um player próprio de streaming para a Finclass e a live de lançamento da plataforma.

Antes da parceria, o Grupo Primo utilizava algumas ferramentas de mercado, mas, com o objetivo de chegar a 1 milhão de pessoas com conteúdos em 4k, as soluções prontas não eram capazes de alcançar o nível de disponibilidade e qualidade desejados.

Assim, a UDS trabalhou toda a infraestrutura de streaming, usando as soluções AWS Video Streaming. O resultado foi bastante positivo e, mesmo com a escala que a aplicação vem atingindo, o retorno dos clientes da Finclass é de uma ótima experiência com o consumo de vídeos no app.

Dentro disso, um importante momento foi a live de lançamento da plataforma. Com expectativa de milhares de pessoas conectadas simultaneamente, trabalhamos bastante para que tudo ocorresse sem problemas.

Nosso time criou um sistema de pré-aquecimento da infraestrutura, onde fizemos uma série de testes e simulações. Assim, na hora do lançamento oficial, não haveria nenhum tipo de problema com a transmissão.

Além disso, durante toda a realização do evento, nossos profissionais acompanharam os indicadores e garantiram que tudo funcionasse corretamente. O resultado foi positivo e, de fato, a live com mais de 150 mil pessoas simultâneas não apresentou indisponibilidades.

A UDS Tecnologia é parceira AWS e pode auxiliar qualquer negócio que deseja transformar a sua atuação com vídeos sob demanda ou ao vivo. O que fizemos com o Grupo Primo foi só um dos caminhos para utilizar o streaming no cotidiano dos negócios.

Quer conhecer a forma como a UDS otimiza soluções de Streaming utilizando a AWS? Fale com nosso time.

Leave A Reply