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benefícios do outsourcing de TI e como escolher
benefícios do outsourcing de TI e como escolher

8 Benefícios do Outsourcing de TI e como escolher a parceira certa?

O que você vai encontrar neste artigo:

O Outsourcing de TI, prática amplamente adotada por empresas dos mais variados setores, oferece a terceirização de atividades relacionadas à Tecnologia da Informação. Desde a criação e administração de sistemas até a infraestrutura de TI, essa abordagem é frequentemente adotada por organizações com ambientes tecnológicos complexos.

Afinal, a rápida evolução tecnológica muitas vezes supera a capacidade interna das empresas, e encontrar bons profissionais também pode ser um desafio, em um mercado tão concorrido. Assim, os benefícios do Outsourcing de TI tornam-se cada vez mais atrativos, e a sua prática, uma solução eficiente.

Neste artigo, abordaremos os sinais de atenção na hora de repensar a sua forma de contratação, os benefícios do Outsourcing de TI e dar dicas sobre como escolher uma empresa qualificada e confiável.

Continue sua leitura para ficar por dentro.

Outsourcing de TI e a Legislação Brasileira

O Outsourcing de TI, também conhecido como terceirização de serviços de Tecnologia da Informação, é uma prática empresarial em que uma empresa contrata uma terceirizada especializada, para gerenciar parte ou toda a sua infraestrutura, operações e processos de TI. Isso significa que, em vez de manter uma equipe interna, a empresa delega essas responsabilidades a um provedor de serviços.

A legislação brasileira, especialmente a Lei de Terceirização (Lei nº 13.429/2017), regulamenta a prática no Brasil. A lei permite a terceirização de qualquer atividade, desde que a contratada seja especializada na prestação do serviço.

Essa mudança na legislação foi um marco importante para o setor de tecnologia, pois ampliou as possibilidades de aplicação do Outsourcing de TI no Brasil. Antes da lei, a terceirização de atividades-fim era proibida, o que limitava as empresas na escolha de parceiros para a prestação de serviços de tecnologia. 

Escassez de profissionais qualificados e previsões futuras

Até 2025, o Brasil enfrentará um déficit de 530 mil especialistas em Tecnologia. Essa é a conclusão de um estudo divulgado pelo Google em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Conforme o relatório, a formação de novos profissionais não acompanhará a demanda do mercado. Entre 2021 e 2025, cerca de 53 mil profissionais se formarão, enquanto a demanda por novos talentos nesse período será de aproximadamente 800 mil.

Mas quais são os principais motivos para essa escassez? O Google ouviu startups, executivos e profissionais do setor, que listaram diversos fatores. Entre eles, estão:

  • Ensino defasado de pensamento lógico nas escolas brasileiras;
  • Barreiras enfrentadas por pessoas negras e mulheres no mercado de tecnologia;
  • Falta de desenvolvimento de profissionais seniores na área de TI no país;
  • Dificuldade dos jovens em conseguir o primeiro emprego na área de tecnologia;
  • Limitações para pessoas que vivem em regiões distantes dos grandes centros urbanos;
  • Condições mais atraentes oferecidas internacionalmente.

Fonte: G1

Como saber a hora de mudar a estratégia de contratação?

Para empresas que buscam profissionais de alta performance na área de Tecnologia, a terceirização pode ser uma solução eficaz para enfrentar esse desafio. Empresas qualificadas, que prestam serviços de Outsourcing de TI têm acesso a uma ampla rede de profissionais qualificados, com experiência e expertise multidisciplinar, de diferentes regiões e backgrounds.

Além disso, tais empresas têm a capacidade de escalar sua oferta de serviços rapidamente, de acordo com as necessidades das contratantes. Dessa forma, elas podem montar squads completas e versáteis, pensadas para a adaptação total de um projeto. 

Outro fator importante é que as empresas de Outsourcing são especialmente atrativas para profissionais da área, já que oferecem as ferramentas, modalidade de trabalho e know-how de mercado que proporcionam o crescimento profissional.

8 Benefícios do Outsourcing de TI

1. Garantir a segurança das informações

Manter a segurança das informações pode ser desafiador. Bons provedores de serviços podem trazer boas práticas de segurança e recomendações para implementar políticas eficazes. 

Dessa forma, com uma Metodologia Ágil de entrega e a adoção da abordagem de DevSecOps, essas empresas integram as melhores práticas de Desenvolvimento de Software à segurança que o negócio precisa.

2. Reduzir custos

A redução de custos é um benefício do Outsourcing de TI, direto e mensurável. Afinal, há economia de encargos trabalhistas, recrutamento e seleção, e possibilidade de redução de investimentos em capacitação.

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Como resultado, a empresa contratante tem acesso aos profissionais mais capacitados para a execução de atividades, o que se adequa conforme o projeto.

3. Maior qualidade dos profissionais

Contratar profissionais especializados por meio do Outsourcing com uma empresa reconhecida garante qualidade, evita custos associados à gestão de equipe interna e reduz riscos de perda de conhecimento.

Com boas práticas de documentação e até mesmo a troca com a equipe interna, esses profissionais impulsionam a evolução do setor de Tecnologia e, consequentemente, do modelo de negócio.

4. Foco no Core Business

A terceirização permite que a empresa se concentre no seu negócio principal, liberando tempo e recursos para atividades estratégicas.

Com o apoio de profissionais qualificados, também é possível avançar de forma ágil em projetos que, com a curva de aprendizado de novas contratações, poderiam levar anos para serem concluídos. 

5. Melhorar a organização operacional

Ao terceirizar, a empresa elimina preocupações com escalas de férias e ganha eficiência na gestão de equipes, resultando em maior produtividade e menos burocracia.

Dessa forma, isso significa muito mais tempo e foco nas estratégias de crescimento.

6. Agilizar a correção de falhas

Equipes terceirizadas podem oferecer correções rápidas de falhas, garantindo a disponibilidade contínua dos sistemas e evitando prejuízos.

Com modelos de testagem avançados em todas as etapas de desenvolvimento, empresas contratantes também têm a certeza de que qualquer falha será mapeada durante o processo.

7. Aumentar a reputação no mercado

Ao herdar certificações e selos de segurança do provedor de serviços, a empresa pode reforçar sua reputação no mercado, demonstrando comprometimento com qualidade e segurança. Esse é um dos mais vantajosos benefícios do Outsourcing de TI. 

8. Contratar serviços sob demanda

A flexibilidade do Outsourcing permite contratar especialistas qualificados apenas quando necessário, evitando custos extras. Afinal, projetos específicos podem precisar de profissionais somente por tempo limitado.

Isso possibilita que a empresa contratante determine seu planejamento e como distribuirá seus custos no decorrer do tempo. 

O que considerar na hora de escolher? 

Como você conferiu, a lista de benefícios do Outsourcing de TI é grande, mas ela também demonstra a necessidade escolher um bom prestador, para garantir que o negócio colha todas essas vantagens. 

Dessa forma, é importante considerar uma série de fatores, incluindo a experiência da empresa, a qualidade dos profissionais que ela oferece e o custo dos serviços. Ter acesso aos cases de sucesso e quais marcas aprovam o trabalho do prestador é uma boa forma de conhecer o nível de entrega e as referências que comprovam a qualidade do trabalho.

Além desses fatores, é importante também considerar o alinhamento cultural entre a empresa contratante e a terceirizada. Aqui na UDS, por exemplo, oferecemos Outsourcing de profissionais que são aderentes à cultura da empresa contratante e aos desafios técnicos do projeto. Isso garante que os profissionais contratados irão se adaptar rapidamente e atingir as expectativas.

Além disso, nós também contamos com: 

  • Experiência: mais de 20 anos de experiência como Software House, com cases de sucesso em diferentes setores de mercado. Isso demonstra o conhecimento e a expertise necessários para atender às expectativas de empresas de todos os tamanhos e setores. 
  • Qualidade dos profissionais: em nosso banco de dados exclusivo, contamos com profissionais de tecnologia altamente qualificados, com experiência e expertise em todas as áreas de TI. São mais de 300 mil profissionais segmentados, o que permite encontrar aqueles que melhor atendem às necessidades das empresas contratantes, de forma rápida e certeira.
  • Custo: oferecemos os serviços de Outsourcing de Ti com preços competitivos, além de condições flexíveis de pagamento, o que pode ser uma vantagem para empresas como a sua. 

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar?

Tainá Aquino

Especialista em Conteúdos de Tecnologia e Analista de SEO da UDS. Formada em Jornalismo com MBA em Marketing e Branding.

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