Como
impulsionamos a Transformação Digital da Sicredi com três plataformas digitais personalizadas
A Sicredi, que está entre as maiores redes de cooperativas de crédito brasileiras, buscou a UDS com um desafio: informatizar e sistematizar seus processos de trabalho nas áreas de análise de crédito, atendimento ao cliente e gestão de pessoas.
Quer saber como impulsionamos a Transformação Digital da Sicredi? Continue a sua leitura.
Para superar esse desafio, desenvolvemos três soluções completas e personalizadas, focadas em atender as necessidades das mais de 2 mil agências espalhadas pelo país. Além de otimizar processos de forma inovadora, elas também contribuíram para melhorar a experiência dos usuários.
Quer saber como impulsionamos a Transformação Digital da Sicredi? Continue a sua leitura.
A EMPRESA
Sicredi
A Sicredi é uma rede de cooperativas de crédito brasileira, reconhecida como a pioneira no modelo de instituição financeira cooperativa na América Latina.
Atualmente, o sistema é representado por uma ampla presença de mais de 2.500 agências, que abrangem todos os estados brasileiros.
A rede oferece diversos serviços financeiros de um jeito simples e próximo, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
0
anos
+0
agências
0
estados e DF
+0
produtos e serviços
O DESAFIO
Automatizar processos manuais para impulsionar a Transformação Digital da Sicredi
Análise de Crédito
Todo o passo a passo do fluxo de análise de crédito era manual, controlado por planilhas e com dossiê impresso. Isso gerava problemas como:
Excesso de trabalhos manuais;
Falta de agilidade e insatisfação no atendimento;
Clientes não tinham visibilidade de status da sua análise.
Fluxo de trabalho, que incluia analistas e gerentes, dependia de planilhas.
Gestão de Pessoas
Os processos de trabalho da equipe de RH da Sicredi também era manual, controlado por planilhas e documentos físicos, o que gerava inúmeras dificuldades:
Falta de visibilidade de recursos nas mais de 2,5 mil agências.
Dificuldade em realizar ajustes em lote, principalmente em cargos e salários.
Falta de agilidade na rotina de contratação e retenção de talentos.
Gestão de Filas
Já para o atendimento ao cliente em unidades físicas espalhadas pelo Brasil, a Sicredi tinha o desafio de criar um padrão de gestão de filas de resposta rápida e inteligente, além de remotamente ajustável. Isso gerava:
Demora no atendimento.
Falta de padronização entre unidades espalhadas pelo Brasil.
Manutenção e ajustes precisavam ser feitos presencialmente por técnicos, o que paralisava a operação.
Desenvolvimento de Softwares personalizados para três diferentes áreas da cooperativa
Sicredi Crédito Rural
Para análise de crédito, nossa squad de especialistas desenvolveu um software de workflow em C#, feito para transformar o processo manual em um fluxo digital automatizado. Essa solução foi construída para integrar todas as diferentes etapas do processo, desde o cadastro de propostas até a sua aprovação final.
Além disso, ela também contém dashboards estratégicos que medem a produtividade dos atendimentos realizados. Outro destaque é o serviço de mensageria e notificações, que dá aos cooperados visibilidade de status da sua proposta.
Principais funcionalidades:
Gestão e análise de documentos
Gestão de propostas
Timeline da análise de crédito
Dashboard estratégico de atendimentos
Sicredi Gestão de Pessoas
A solução digital criada para gestão de pessoas foi pensada para integrar informações sobre todos os colaboradores das agências Sicredi, executando ações em lote como, por exemplo, reajustes salariais. Ela foi desenvolvida em C# e se destaca na simulação de transações e dashboards estratégicos que mapeiam o fluxo de pagamentos por região, por agência e por colaborador.
Para a gestão de talentos, ainda foram criados os perfis de colaboradores, onde é possível analisar todo o histórico de cargos, salários e desenvolvimento dos funcionários.
Principais funcionalidades:
Reajustes salariais em lotes
Perfis de colaboradores
Cadastro e gestão de agências
Gestão e análise de documentos
Dashboards estratégicos por região
Sicredi TV
Para o atendimento Sicredi, desenvolvemos um software em Node.JS, feito para realizar toda a gestão de filas, agilizando o atendimento com resposta ágil. Foram criadas duas interfaces, uma disponibilizada para o público, e o backoffice, onde eram gerenciadas as informações das agências.
Com estrutura que se adapta a todas as agências da Sicredi, o Sicredi TV ainda disponibiliza flexibilidade de personalização remota, estruturada para atender a demanda de agências em âmbito nacional.
C# é uma linguagem de programação fortemente tipada, completa e madura.
Além de utilizada por programadores em todo o mundo, a tecnologia também atendeu à necessidade da Sicredi de integração ao serviço cloud da Microsoft (Azure).
Node.JS é um ambiente de execução em JavaScript para o server side que permite a criação de aplicações autossuficientes.
Essa tecnologia é versátil, escalável, e customizável, ou seja, permite criar soluções para empresas com alta demanda que podem ser continuamente aprimoradas.
Juntas, elas dão aos projetos um bom desempenho, facilidade e fluidez de navegação, além de segurança e padronização, que era o objetivo da empresa.
OS RESULTADOS
A Transformação Digital da Sicredi
Automatização de processos anteriormente manuais.
Redução no tempo de atendimento e agilidade de processos.
Arquitetura escalável para todas as cooperadas da rede Sicredi, interna e externamente.
Melhor experiência dos clientes nas agências nacionais e melhora no fluxo de trabalho de colaboradores.
e
Com o Desenvolvimento de Software UDS, a Sicredi atingiu seu objetivo de melhorar a experiência do cliente e otimizar os processos em larga escala.
Precisa desenvolver o software que vai transformar o seu negócio?