E se eu te contasse que, mesmo sem você saber, uma Content Delivery Network (CDN) ou uma Rede de Distribuição de Conteúdo é uma das ferramentas que você mais utiliza no seu cotidiano na internet? Afinal, ela é um dos componentes mais básicos e importantes de qualquer aplicação Web.
O termo pode não fazer parte do vocabulário das pessoas, mas as CDNs facilitam a vida de todos. Para se ter uma ideia, este tipo de estrutura está presente no YouTube, na Amazon, no Netflix e em outros grandes portais, que recebem milhões de acessos diariamente.
Vai me dizer que nunca usou um deles?
Ou seja, você não vê, mas está passando por uma Rede de Distribuição de Conteúdo constantemente.
Como funciona uma CDN?
O nome já diz tudo e a CDN é uma Rede de Distribuição de Conteúdo, mas vamos por partes e com exemplos, para ficar mais claro.
Normalmente, ao acessar um site na internet, uma série de requisições são enviadas ao servidor dele, para que as imagens, os vídeos e tudo que o forma esteja disponível para o usuário. A grande diferença da CDN está no fato de contar com uma robusta rede de servidores espalhada pelo mundo, que facilitará essa troca de informações.
A partir da requisição por uma página da internet, ao invés de ir ao servidor principal, que pode estar longe do usuário ou ainda congestionado por um alto volume de acessos, esse fluxo vai para um servidor da CDN. Nele, uma cópia do arquivo original estará armazenada e será o suficiente para entregar o conteúdo ao usuário final.
O funcionamento é bastante simples e claro. A rede se utiliza de uma ampla variedade de servidores conectados, que faz com que o conteúdo fique mais próximo e mais disponível para quem o requisitar.
Dessa forma, a CDN facilita o acesso a qualquer tipo de arquivo entregue de maneira estática, como imagens, Javascripts, PDFs, HTMLs, CSS, vídeos e outros.
No desenvolvimento de um software, por mais criativo que seja o desenvolvedor, isso não pode ser realizado. Nenhum tipo de arquitetura para a criação de um site conseguirá fazer com que o único servidor host consiga estar próximo de solicitantes de diversos lugares do globo.
Quais são os benefícios?
Há uma série de vantagens para aplicações Web que contam com um robusto CDN atrelado a elas. Os pontos positivos trazem benefícios para os usuários, mas também para os desenvolvedores e para a empresa dona da plataforma.
Abaixo, os principais destaques do uso de uma Rede de Distribuição de Conteúdo.
1. Carregamento mais rápido do site: por utilizar uma ampla variedade de servidores e estar mais próximo do usuário final, sites ligados à uma CDN carregam mais rapidamente. Isso proporciona uma experiência positiva ao cliente e ainda ajuda no ranqueamento nos motores de busca, pois agilidade no carregamento é um dos principais fatores de SEO.
2. Aumento na disponibilidade do conteúdo: a rede amplamente espalhada de uma CDN impede congestionamentos e eventuais falhas de um hardware dos servidores. Assim, o site fica totalmente disponível.
3. Redução de custos de hospedagem: apesar de não ser uma hospedagem, a CDN faz com que esse custo diminua. Por ter parte do conteúdo armazenado em cache fora do servidor principal, há economia em banda de conexão, servidores, roteadores e outros recursos.
4. Escalabilidade: por sua arquitetura, mesmo sem um provisionamento exagerado ou uma série de datacenters reduntantes, as CDNs permitem que as aplicações Web sejam resilientes e altamente escaláveis, para suportarem momentos em que existam picos de acessos. Para os e-commerces, a Black Friday é um desses exemplos. Já para streamings esportivos, esse pico pode ser visto em uma final de campeonato.
5. Mais segurança para a aplicação: a cibersegurança é um tema totalmente em alta. Com a CDN, há diminuição dos riscos relacionados a DDoS (Distributed Denial of Service), estratégia de ciberataques, na qual o site recebe massiva quantidade de requisições para que ele fique indisponível). Além disso, apresenta certificados mais robustos de segurança, firewall, tráfego via SSL, autenticação e outra série de fatores, que, juntos, trazem mais segurança aos sites.
De fato, ao olhar os benefícios de adotar uma Content Delivery Network, fica fácil de entender o porquê de grandes empresas utilizarem o serviço. Melhorar a experiência do usuário é prioridade zero de negócios que atendem ao público. Um cliente satisfeito com o que a companhia entrega a ele tende a ficar mais tempo no site e, consequentemente, consumir mais produtos.
Portanto, uma boa CDN é sinônimo de mais resultados na linha final da empresa.
Toda a CDN é igual?
Não, de jeito nenhum!
A escolha da melhor CDN merece bastante atenção.
Afinal, não são todas as opções do mercado que entregam os principais benefícios listados no artigo. Por isso, nem sempre vão resolver o problema de agilidade de acesso a aplicações Web e não trarão uma ótima experiência ao usuário.
Existem diversas alternativas e aquelas que possuem uma rede de servidores maior e mais espalhados são as que costumam proporcionar o melhor resultado.
Uma das principais opções do mercado é a CDN da Amazon, o AWS Cloudfront. Ela é bastante completa e se beneficia da força da gigante da tecnologia. Mas, para identificar a que melhor se encaixa no seu perfil de negócio, o ideal é contar com apoio de quem entende do tema.
Com mais de 5 mil projetos realizados, a UDS é especialista na construção de aplicações web robustas, que estão sempre disponíveis, têm rápido carregamento e suportam altos volumes de acesso. Somos parceiros AWS e já desenvolvemos múltiplas plataformas com o uso de Cloudfront.
Quer discutir o seu projeto com quem é especialista no tema? Fale com a UDS.