/Blog

Pessoa usando um ERP para indústria automobilística

ERP para indústria automobilística: quando escolher uma solução customizada?

A escolha de sistemas de gestão pode inicialmente parecer simples, especialmente com a variedade de opções de ERP consolidadas disponíveis no mercado. Contudo, para empresas de grande porte, a complexidade dos negócios pode expor as limitações desses softwares, incapazes de proporcionar uma gestão personalizada, abrangente e eficiente.

Na indústria automotiva, com sua cadeia de valor desafiadora e regulamentações rigorosas, os sistemas ERP convencionais arriscam mostrar-se ineficientes. A falta de personalização e a ausência de uma visão estratégica pode levar a retrabalhos constantes, indicando a necessidade de buscar novas alternativas.A pergunta que não quer calar é: quando é a hora certa de substituir um ERP por uma plataforma customizada? Continue a leitura para explorar as considerações envolvidas nessa escolha.

Por dentro dos ERPs

A sigla ERP vem de Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais), e foi popularizada na década de 90, coincidindo com o avanço da arquitetura client/server model. 

Esses sistemas passaram a integrar diversas áreas das empresas, como finanças, contabilidade, vendas, logística e recursos humanos, que anteriormente eram gerenciadas por sistemas isolados. A evolução continua, com novas funcionalidades incorporadas e adaptações às mudanças tecnológicas, como a computação em nuvem, que estão expandindo o setor. 

Ou seja: sistemas ERP tiveram e têm grande importância para a organização administrativa das empresas, ao facilitarem o fluxo de informações em todas as funções organizacionais, com automação de procedimentos, integração e mobilidade, usando um banco de dados único e módulos flexíveis, adquiridos geralmente de um único fornecedor. Na prática, um ERP é um sistema padrão, que concentra a gestão de diversos setores do negócio em um só lugar. Eles são criados e comercializados por empresas especializadas nesse tipo de tecnologia, como a TOTVS ou a Sênior, por exemplo. Sua aquisição normalmente pode ser feita por meio de assinatura em nuvem (SaaS) ou licenciamento local (on premise).

Portanto, todas as organizações que utilizam dessas ferramentas, têm acesso às mesmas funcionalidades, com os mesmos processos e regras. É nessa padronização que surge a limitação desses sistemas, que podem não ser suficientes para empresas com necessidades específicas.

O uso de ERPs pode acarretar, alguns problemas como: 

  • Visão míope do negócio: ERPs para indústria automobilística genéricos falham em proporcionar uma visão holística das operações globais, restringindo a capacidade de tomar decisões estratégicas informadas;
  • Otimização comprometida: a falta de uma visão abrangente impede a otimização eficaz de processos, limitando a eficiência operacional;
  • Desafios na escala global: a rigidez desses sistemas dificulta a gestão eficiente de uma empresa com presença global, onde cada unidade pode ter requisitos específicos;
  • Complexidade na comunicação entre sistemas: a integração com sistemas legados e específicos da indústria automobilística é complexa, gerando incompatibilidades e atrasos que afetam a eficácia da gestão global;
  • Tomada de decisões limitada: a visão restrita das operações dificulta a tomada de decisões estratégicas, impedindo a implementação ágil de estratégias que poderiam impulsionar a eficiência e competitividade;
  • Custo elevado de mudança e escolha errada de fornecedores: a mudança de fornecedor ou a escolha inadequada dos módulos a serem implantados podem resultar em custos substanciais, tornando essencial uma análise cuidadosa e estratégia bem definida.

Por que desenvolver uma plataforma customizada?

Para indústrias automobilísticas, com seus desafios globais e um alto número de regulações, investir em sistemas customizados elimina as limitações dos pacotes comerciais pré-definidos, possibilitando a criação de uma solução digital sob medida para as particularidades do negócio.

A principal vantagem dos sistemas personalizados está em apoiar a tomada de decisões de forma precisa, evitando análises intuitivas. Durante a construção da solução, o foco não se limita à automação de processos, mas também visa impulsionar a estratégia organizacional. Essa abordagem assegura eficiência operacional, além de estimular a competitividade e o aumento do lucro.

Com ela, também é possível considerar todos os pontos importantes para indústria automotiva de forma personalizada, tais como: 

1. Rastreabilidade e cadeia de fornecimento: para ingressar na cadeia automotiva, é crucial que o software assegure a rastreabilidade precisa de todos os componentes, desde a chegada da matéria-prima até a saída do produto final;

2. Gestão da qualidade e normas: a tecnologia deve atender normas como a IATF 16949, garantindo rastreabilidade completa e gerenciando aspectos como histórico de processos e planos de inspeção;

3. Otimização do inventário e produção enxuta: para adotar a Manufatura Enxuta, o sistema deve otimizar o planejamento de materiais (MRP) e a produção, facilitando a abordagem Just-In-Time;

4. Gestão da manutenção Industrial: evitar problemas na fábrica é crucial na cadeia automotiva. É preciso rastrear ferramentas, aumentando a confiabilidade e disponibilidade das máquinas;

5. Custo de produção e integração contábil: deve proporcionar apuração rápida e confiável dos custos associados à produção, integrando contabilidade e operações para decisões informadas.

→ Conheça o Desenvolvimento de Software da UDS. 

Vantagens do software customizado para a indústria Automobilística

Um sistema personalizado, cuidadosamente desenvolvido para atender às necessidades únicas do negócio, proporciona uma visão integrada e abrangente da cadeia de valor automotiva, capacitando tomadas de decisões mais precisas e eficazes.

Flexibilidade e adaptabilidade

A capacidade de adaptação ágil do sistema personalizado permite ajustes rápidos às mudanças nas demandas da empresa e particularidades de cada departamento. Ajustes rápidos podem ser feitos para incorporar novos requisitos logísticos, mantendo a relevância contínua do sistema.

Integração perfeita

Facilita a integração eficiente com outros sistemas legados e específicos da indústria automobilística, assegurando um fluxo contínuo de informações e evitando interrupções nos processos operacionais.

Documentação

A implementação de documentação eficiente garante clareza e compreensão ao longo do processo de desenvolvimento e para além dele. Dessa forma, a empresa tem domínio completo sobre a ferramenta. 

Escalabilidade e autonomia

A estrutura do sistema personalizado é projetada para escalabilidade, permitindo a inclusão de funcionalidades e integrações à medida que as fases e necessidades do seu produto ou serviço evoluem. Isso quer dizer que a empresa não fica dependente de uma organização terceirizada, que trabalha nas demandas de diversos clientes ao mesmo tempo. 

Maior segurança de dados

A implementação de medidas de segurança específicas, com regras de negócio pensadas de forma específica, levam a uma maior segurança de processos e dos dados da empresa, que não estão reféns de possíveis vazamentos ocasionados pela fornecedora. 

Qual o momento certo de mudar? 

A gente sabe que mudanças de ferramentas costumam gerar grandes receios para as empresas, ainda mais para aquelas com processos complexos de gerenciamento, como na indústria automobilística. É preciso garantir que a migração de dados e implementação sejam feitas no menor tempo possível, sem contratempos. 

Existem duas formas de dar o primeiro passo em direção à plataforma customizada: criar um time interno para o desenvolvimento, ou contar com uma empresa parceira para desenvolver o projeto.

Na UDS, podemos te apoiar em ambos os casos:

  • Recrutamento e Outsourcing de TI: conversamos com você para entender as necessidades do produto a ser desenvolvido, e identificamos os melhores perfis para o projeto. Realizamos a seleção dos profissionais e você pode contratá-los ou alocá-los na sua empresa (nesse caso a contratação é nossa).
  • Desenvolvimento de Software: se preferir, podemos executar todo o projeto para você, com profissionais do time UDS. Atuamos com métodos ágeis, entregas frequentes e transparência de ponta a ponta, para que você possa tomar as melhores decisões e receber a melhor plataforma.

Quer saber mais? Cadastre-se abaixo para falar com um de nossos especialistas. 

Tainá Aquino

Jornalista, especialista em copywriting e estrategista de conteúdos de tecnologia na UDS.

Materiais Ricos

Mais lidos

1

Desenvolvimento de Apps

Como criar um aplicativo para o Apple Vision Pro

2

Desenvolvimento de Software

As 5 boas práticas de desenvolvimento de software

3

Desenvolvimento de Apps

Linguagens utilizadas no desenvolvimento de apps Android e iOS

Posts Relacionados

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.