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homem criando um carro elétrico com ia tesla
homem criando um carro elétrico com ia tesla

IA Tesla: referência mesmo em cenário de crise

A pandemia impactou a indústria automotiva, mas a Tesla se destaca com seu uso avançado de IA, como o Autopilot para direção autônoma. A parceria com a NVIDIA exemplifica sua inovação. A IA melhora segurança, eficiência energética, reduz custos e personaliza a experiência do usuário.

O que você vai encontrar neste artigo:

A indústria automotiva foi uma das que mais sofreu com os impactos da pandemia. Isso porque, já que as pessoas não podiam sair de casa, também não precisavam se locomover. Desde então, o setor de carros elétricos vem fazendo manobras para lidar com as consequências desse período de baixas vendas.

Entre as principais dificuldades estão o aumento de custos envolvidos na produção, a retomada e, talvez a mais preocupante, a falta de matéria-prima. Com todos esses efeitos, a Inteligência Artificial tem sido uma verdadeira mão na roda, e a Tesla é, sem dúvidas, uma referência mundial no quesito.

Mas não se engane. Como uma das principais montadoras de carros elétricos, a Tesla também sofreu nos anos da Covid-19. Segundo a Folha de S.Paulo, o lucro da empresa caiu 55%, para US$ 1,1 bilhão. No entanto, a força motor do negócio se mantém a muitos cavalos de potência à frente da concorrência… Qual o segredo? É exatamente isso que iremos responder nesse artigo.

Inteligência Artificial na indústria automotiva

Sendo responsável por 2,6% da produção global, o Brasil está entre os 10 maiores produtores automotivos do mundo. Isso faz com que o nosso mercado interno seja bem visado pelas grandes montadoras que querem vencer a corrida da superação da crise. 

No entanto, as marcas que atuam no mercado brasileiro ainda enfrentam  desafios para desbravar o caminho da revolução da IA. Como é o caso da Fiat que, mesmo sendo líder em vendas no país, utiliza Inteligência Artificial apenas para integração de assistência por voz e otimizações na experiência de condução.

Olhando para o cenário mundial, a Toyota é a maior fabricante automobilística que existe, segundo a Forbes. Mas ela também não escapou da chave de roda da pandemia de 2020 e precisou recalcular a rota: investiu em Aprendizagem de Máquina em seus modelos de produção e implementou designs inovadores aos seus carros.

Podemos observar que os benefícios desses avanços tecnológicos são notáveis, desde a produção até a experiência do condutor. Mas o uso de IA nas montadoras tradicionais ainda parece tímido.

IA Tesla como precursora de tecnologia automobilística 

Conhecida pelos carros luxuosos e uma inovação inigualável, a Tesla é considerada pioneira e revolucionária no campo dos veículos autônomos. Assim, Elon Musk, líder da cooperativa, também  mostra uma personalidade disruptiva e costuma ter opiniões polêmicas sobre tecnologia.

Apesar de já ter afirmado que todos nós perderíamos nossos empregos para Inteligências Artificiais, Musk acredita que o futuro deve ser fundamentalmente automatizado. Assim, a sua fábrica possui um perfil ousado que busca facilitar a vida dos condutores com Ciência de Dados.

Imagine seu carro estacionar ou até mesmo fazer a tão assombrada baliza sem que você precise sequer tocar no volante… Essa é a mais nova atualização do software Autopilot IA Tesla: o sistema utiliza o FSD (Full Self-Driving) v12 baseado em redes neurais possibilitando que os veículos possam dirigir sozinhos.

A nova IA Tesla foi criada em parceria com a NVIDIA, fábrica de hardware, e oferece soluções avançadas para direção autônoma:

“Em contraste com a abordagem usual para operar carros autônomos, não programamos nenhuma detecção explícita de objetos, mapeamento, planejamento de trajetória ou componentes de controle neste carro. Em vez disso, o carro aprende por si só a criar todas as representações internas necessárias para dirigir, simplesmente observando os motoristas humanos.” – NVIDIA

Diante desse cenário, as montadoras brasileiras precisam fazer parcerias ou desenvolver conhecimento interno para incluir mais IA nos seus carros e continuarem competitivas. 

Benefícios da IA para as fabricantes de carros

Além de ser crucial para negócios que buscam alavancar suas vendas e satisfação dos seus clientes, a IA se mostra vantajosa para:

  • Segurança aprimorada: sistemas de direção autônoma usam Machine Learning para detectar e evitar riscos na estrada, reduzindo acidentes;
  • Eficiência energética: tecnologias inteligentes ajustam a potência do motor conforme as condições de direção, reduzindo o consumo de combustível;
  • Redução de custos: identifica defeitos durante a produção, economizando nos processos de fabricação e reparo;
  • Assistência avançada ao motorista: sistemas ADAS para fornecer informações cruciais ao motorista, melhorando a segurança e a tomada de decisões;
  • Veículos conectados: sensores e câmeras coletam dados para otimizar segurança, eficiência e desempenho, além de melhorar a mobilidade urbana;
  • Manutenção preditiva: utilização de dados para prever e agendar manutenções, evitando falhas inesperadas;
  • Personalização da experiência: ajusta temperatura, música e outros aspectos com base nas preferências dos ocupantes.

A UDS Tecnologia entende bem os impactos das automações para um mercado competitivo. Por isso, há mais de 20 anos, investe em novas abordagens tecnológicas e se mantém como forte especialista na área.

Com a Inteligência Artificial Generativa da UDS, é possível aumentar a produtividade, criar experiências diferenciadas e inovar de maneira rápida e eficiente. 

  • Converter voz em texto automaticamente;
  • Reconhecer imagens rápido e com precisão;
  • Extrair dados de textos impressos ou manuscritos;
  • Recomendar itens de forma personalizada;
  • Insights valiosos para qualquer setor de mercado;
  • Criar inteligências personalizadas para o seu negócio.

E aí, gostou do artigo? Então o blog UDS tem muito a contribuir nessa jornada! Conheça nossas soluções e fique por dentro de tudo que acontece no mundo da tecnologia.

Geovana Moura

Analista de Inbound Marketing e Conteúdo SEO na UDS Tecnologia. Comunicóloga com MBA em Gestão de Marketing.

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