Se antes ela só aparecia nos roteiros de cinema, a Inteligência Artificial (IA) já faz parte das ações básicas do nosso dia a dia.
Duvida?
Certamente, você ativa funções do seu smartphone via reconhecimento de voz. Pois saiba que agindo assim você está lidando com a IA. Quando traça uma rota no GPS e solicita o caminho com menos trânsito, também.
A Inteligência Artificial já está nas mais diversas áreas e segmentos. Portanto, se você ainda não pensou em como adotá-la na sua empresa, aconselhamos que continue essa leitura e veja quais áreas adotaram os algoritmos em seus serviços e como eles podem trabalhar por você.
Leia também: - As principais tendências e tecnologias estratégicas para 2022-2027
Afinal, a Inteligência Artificial é indicada para quais áreas?
Partindo do princípio conceitual de Inteligência Artificial: a máquina precisa aprender. Assim, a tecnologia pode ser adotada por qualquer área que gere um volume de dados que possam ser analisados e processados.
Enfim, ter um produto extremamente avançado ou ser de grande porte não são requisitos para que a empresa se beneficie da IA.
Hoje, as suas aplicações são inúmeras e o leque de setores vai desde o marketing, a indústria, saúde, moda, jurídico e o bancário.
Confira algumas áreas que já adotaram a Inteligência Artificial e como otimizaram seus processos:
Serviços financeiros
São três as aplicações mais comuns nesta área:
- Identificar padrões e informações que favoreçam a negociação;
- Facilitar a rotina das transações;
- Combater fraudes, seja analisando perfis de risco, ou com cibersegurança.
Algumas instituições financeiras atuando com a IA oferecem serviço de pagamento mobile utilizando a tecnologia para processar faturas e cartões de crédito.
Além disso, a ferramenta automatiza tarefas como lembretes de pagamento, descontos, segurança, escaneamento de cartões e outras funções que dão mais rapidez ao processo.
Marketing e Varejo
A personalização da compra é uma experiência positiva para o cliente, que fica ainda mais interessante com a Inteligência Artificial.
Conforme o aprendizado da máquina estabelece as preferências do público fica mais fácil acertar nas ações, especialmente no marketing e varejo.
Transporte
Lembra de quando falamos dos sistemas de navegação? Difícil nos imaginar sem eles, não é! Em síntese, contar com as sugestões de trajeto e os meios de transporte mais eficientes são facilidades que a AI nos proporciona.
Dessa forma, muitas empresas surgiram dessa possibilidade e mudaram a forma como nos locomovemos.
Medicina
Ciência e tecnologia caminham juntas há tempos, diversos são os dispositivos e sensores portáteis que conectados ao corpo enviam dados em tempo real sobre as condições de saúde de um paciente.
A Inteligência Artificial avançou nos diagnósticos de câncer, reduzindo o tempo dos exames e extinguindo a chance de erro médico. Quanto mais rápido o diagnóstico, maiores as chances de cura.
Jurídica
De acordo com a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs a IA tem sido adotada desde os novos até os tradicionais escritórios do país.
Conforme a associação a capacidade de criação e inovação do futuro profissional do Direito será um diferencial valorizado. Especialmente, em um ambiente onde os robôs estão fazendo funções que até então eram apenas humanas.
A novidade é a aplicação de uma ferramenta de Inteligência Artificial que aprendeu a processar dados. Dessa maneira, ela tem capacidade de avaliar informações que demandariam cinco ou seis advogados trabalhando oito horas por dia, em dedicação exclusiva.
Enquanto proporciona aos humanos mais tempo para o trabalho intelectual, garante mais segurança ao processo.
Moda
Conforme falamos acima, prever tendências de compra, personalizar experiências e o relacionamento com chatbots, são benefícios da Inteligência Artificial e amplamente aplicados na moda.
Além do e-commerce, a IA é uma importante aliada no desenvolvimento de novos tecidos, que estão cada vez mais inteligentes. Afinal, alguns imitam as reações humanas, controlam a transpiração e até se interligam com dispositivos móveis.
Com a Inteligência Artificial é possível até experimentar roupas sem vesti-las, aliás.
Esporte
Chatbots, visão computadorizada e jornalismo automático são tecnologias da IA que têm revolucionado os esportes. Talvez a mais impressionante delas seja a capacidade de o computador substituir os humanos, e ainda ganhar deles. Não é novidade para ninguém a alta performance dos robôs no poker e xadrez.
O uso da Inteligência Artificial no esporte da mente surpreende por que o algoritmo se utiliza do viés matemático (que é melhorado a cada jogada), enquanto os humanos baseiam-se no raciocínio e treino, podendo ser afetado por emoções e fatores externos.
Educação
A tecnologia já alterou a forma como os professores dão suas aulas, substituindo os livros por imersões no tema estudado com recursos de realidade virtual.
Já a IA está ajudando no progresso dos alunos ao indicar seu nível de aprendizado e adaptar conteúdos para cada um deles.
Funciona assim: Estudando no sistema online o aluno vai completando atividades e o algoritmo identifica o quanto ele aprendeu de cada matéria, traçando um plano de estudo de acordo com sua evolução. A tecnologia já é utilizada no Brasil.
Relacionamento com consumidor
Prever compras futuras, com base nas anteriores, é um exemplo disso. Quem faz compras online sabe muito bem que suas pesquisas e compras passadas determinam o fluxo de ofertas que recebemos. Armazenar essas preferências garante cerca de 30% da receita de grandes e-commerces.
Contudo, as previsões não definem apenas ações online, redes supermercadistas aplicam muito os insights na prática analisando dados de compras para determinar a melhor oferta dos produtos.
Exemplo: Se fraldas e cerveja são compradas no mesmo dia, adivinha quais produtos estarão no mesmo corredor.
Enquanto melhora a experiência do usuário a Inteligência Artificial ainda barateia os custos desse relacionamento.
Se antes o trabalho de interagir, responder e oferecer serviços a potenciais clientes era 100% humano, hoje não é mais. Afinal, os chatbots aprendem a cada conversa, ou seja, ficam melhores.
Dessa forma, empresas que oferecem serviços de integração dos chatbots com redes sociais e com sistemas de pagamento já deslumbram um cenário otimista.
A pesquisa da IT Mídia & Fundação Dom Cabral indica que 25% das empresas pretendem utilizar a tecnologia em call centers e outros serviços similares no futuro próximo.
Vários são os exemplos de como a Inteligência Artificial está presente nas nossas vidas e como as empresas estão ganhando com ela. É necessário dizer também que há muitas outras áreas que já adotaram esta tecnologia.
As previsões de crescimento são otimistas e em um futuro bem próximo são esperadas muitas novidades neste campo.
O Bank of America Merril Lynch estima que nos próximos quatro anos a IA tenha potencial para movimentar cerca de US$ 70 bilhões na economia. Até 2025, 75% das equipes de desenvolvedores deverão incluí-la em um ou mais de seus serviços.
E a sua empresa, está pronta para a Inteligência Artificial? Transforme-se com a gente!