Nos posts anteriores já falamos o quão presente a Inteligência Artificial (IA) está na nossa rotina.
Sem dúvidas, ela chegou para ficar e revolucionar todas as indústrias. Mas, hoje vamos falar de uma área que promete adotar a IA de vez: o Marketing.
Marketing Digital e Inteligência Artificial
Certamente, o trabalho ficará ainda mais assertivo com a IA. Analise preditiva, melhores experiências para os clientes e marketing direcionado são alguns dos benefícios.
A Inteligência Artificial caminha junto a outras tecnologias, como a rede 5G, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Aprendizado de Máquina e veio para revolucionar as relações de consumo.
Sem dúvida a IA levará o marketing centrado no cliente a um novo nível.
Confira algumas das aplicações da IA no Marketing Digital
Automação
Processos manuais e repetitivos serão feitos por robôs que imitam o comportamento humano. Dessa forma, a empresa reduz custos e elimina o risco de erro. O resultado? Clientes mais satisfeitos!
Ou seja, é a vez dos chatbots como assistentes virtuais e no atendimento ao consumidor. 85% das empresas que já utilizam a Inteligência Artificial tiveram aumento na produtividade, segundo dados de uma pesquisa da Vanson Bourne.
Personalização por dados
Prever o comportamento do consumidor é o desejo de todo profissional de Marketing. Além disso, também é desejo dos clientes – uma pesquisa da Adobe mostrou que 80% deles querem experiências de compra personalizadas e 59% desejam que suas compras passadas sejam lembradas.
A Inteligência Artificial ajuda a obter esses padrões e perfis de consumo. Analisando os dados comportamentais dos seus clientes a equipe poderá desenvolver uma campanha mais estratégica (do jeito que o consumidor deseja), além de fazer recomendações inteligentes.
Melhor experiência do usuário
Sabe por que o cliente deseja que a empresa conheça suas compras e perfil? Por que isso melhora a sua experiência nos canais.
Com a Inteligência Artificial ajudando a prever padrões, ciclos de busca e personas a experiência do usuário só tem a ganhar. Aqui cabe falar, novamente, dos chatbots que vão facilitar muito o relacionamento com a marca. Se sua empresa ainda não tem um assistente virtual, comece já a planejar o seu.
Pesquisa de voz
Nos próximos anos, metade das pesquisas serão feitas por voz, de acordo com estimativa da ComScore.
Atualmente, a maioria das pessoas só utiliza o reconhecimento de voz quando estão com as mãos ocupadas, mas com a Inteligência Artificial melhorando a precisão das buscas por voz a tendência é que elas aumentem.
O time de Marketing terá que aprender com as diferenças da pesquisa escrita e falada para criar novas formas do seu produto ser encontrado.
Pesquisas intuitivas
Independente de ser por voz ou escrita, as pesquisas ficarão mais fáceis. Mesmo já sendo práticas, as buscas podem ficar confusas dependendo do termo utilizado. Com a Inteligência Artificial rastreando facilmente o comportamento do usuário as suas decisões serão previstas, dando ‘intuição’ ao mecanismo de pesquisa.
Público-alvo certo
Inegavelmente, todo profissional de Marketing sonha alcançar as pessoas certas com suas campanhas. No entanto, a expansão geográfica, os muitos tipos de interesses e tantos outros fatores dificultam o acerto.
Baseando-se na Inteligência Artificial as respostas serão precisas, possibilitando o alcance do público correto e proporcionando-o experiências incríveis.
Isso por que será possível analisar o conteúdo que o consumidor potencial está consumindo, seja conteúdo gerado por marketing, suporte ou documentos técnicos ou gerado pelo próprio usuário. Experiências personalizadas são o que proporcionam altos índices de satisfação para os clientes e é isso que eles esperam, a propósito.
Publicidade eficaz
Mesmo com toda mudança cultural e tecnológica os anúncios ainda são uma ótima maneira de promover qualquer marca.
Neste ponto você já ouviu falar bastante sobre como a Inteligência Artificial coleta e analisa dados do usuário, prevendo comportamentos e estabelecendo padrões, mas convém reafirmar que com essas informações a criação dos anúncios terá na sua essência as preferências do público-alvo, que obviamente os otimiza.
Outra vantagem é que o fluxo de trabalho digital também se tornará mais fácil, já que as soluções com tecnologia de Inteligência Artificial de fácil implantação são disponibilizadas para mais empresas que buscam maximizar a tecnologia.
Melhor ROI
O reconhecimento de imagem de alto nível pode tornar os processos de pagamento mais rápidos e é um dos recursos proporcionados pela Inteligência Artificial. As transações online também ganham em segurança.
O Aprendizado de Máquina coleta comportamentais do usuário e adiciona ao seu inventário um melhor design do banco de dados.
Com testes A / B automatizados e algoritmos que se atualizam em tempo real, melhorias necessárias podem ser feitas dinamicamente para aumentar o ROI de marketing.
Realidade virtual e aumentada
Não podemos citar o avanço da Inteligência Artificial sem falar dos recursos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, que também são tendências em alta para 2019.
Virão por aí os testes de produtos que ganharão ‘vida’ diante dos olhos dos potenciais consumidores.
Grandes marcas já enxergaram a oportunidade e pretender adotar o recurso o quanto antes. Novamente, é a experiência do cliente passando de nível.
Leia também: - Realidade Virtual x Realidade Aumentada: você sabe diferenciar?
Com tantas novidades já deu para perceber que o Marketing Digital tem um futuro incrível pela frente, não é?
A criatividade terá reforço da tecnologia. E à medida que as empresas se familiarizem com a Inteligência Artificial o aprendizado da máquina tende a melhorar. Os dados serão acessados ainda mais rapidamente, os insights serão melhores e as oportunidades mais claras.
E a sua empresa já está pronta para o futuro dos negócios inteligentes?