/Blog

Imagem ilustrativa de usuário ao migrar para nuvem.
Imagem ilustrativa de usuário ao migrar para nuvem.

Descubra os benefícios de migrar para nuvem com uma Consultoria Cloud

A Computação em Nuvem tem agregado valor às empresas que a utilizam de forma estratégica. Segundo informações divulgadas pela Gartner, projeta-se que até 2025 85% das companhias farão uso da tecnologia.

Com isso, as motivações de migrar para nuvem são diversas: redução de custos, maior segurança e aumento da facilidade e flexibilidade na gestão de infraestrutura. Para extrair o máximo da Cloud, evitar riscos e resolver o gap de conhecimento da equipe interna, empresas contratam uma Consultoria Cloud.

Entenda neste artigo o que deve ser considerado antes de escolher uma Consultoria, além de como a UDS atende a clientes que desejam migrar os dados para a nuvem.

Como funcionam os serviços de consultoria em computação em nuvem?

A migração para nuvem requer planejamento e preparação. Para isso, uma boa Consultoria Cloud cumpre diversas etapas para garantir uma transição ou start rápido e seguro para empresas que querem migrar para a Cloud.

Dessa forma, uma das etapas mais importantes é o diagnóstico da infraestrutura atual, feito para identificar como a infraestrutura, aplicativos e dados corporativos podem ser migrados para a Cloud adequadamente. Outra fase essencial é a análise da complexidade da migração. Esse trabalho visa identificar o esforço, prazo e investimentos do projeto de Cloud Computing.  

Além disso, é fundamental definir um cronograma realista. Para orientar os clientes durante migrações para a nuvem, a UDS cria um planejamento estratégico completo. Nele, conta-se com fases, atividades, recursos, responsáveis, topologia da infraestrutura atual, provisionamento da infraestrutura Cloud, ações para mitigar riscos e outros elementos que garantem sucesso da migração.

O design da nova infraestrutura é um aspecto chave para garantir o dimensionamento adequado dos recursos na Cloud. Esta etapa, se seguida conforme as melhores práticas do mercado, garantirá o pleno funcionamento da operação. A Consultoria Cloud da UDS é personalizada para as necessidades de cada empresa e focada em quesitos como segurança, custo benefício, qualidade e objetivos de negócio.

Vale lembrar que ainda que o cliente não saiba exatamente do que precisa nesse processo, é papel dos consultores identificar melhores práticas e oportunidades.

Conheça a Consultoria Cloud da UDS Tecnologia → 

Implementação e monitoramento 

A migração para a nuvem pode acontecer de maneira gradual. Ou seja, envolvendo inicialmente apenas um workload, sistema, aplicativo ou banco de dados aplicação, por exemplo. Esse planejamento pode ser estruturado pelos consultores. É muito importante que haja monitoramento completo da operação durante e após a migração.

Com um acompanhamento adequado das aplicações que estão migrando para Cloud, rapidamente é possível identificar possíveis problemas de forma prévia e evitar riscos à migração. Por isso, é vital contar com uma Consultoria Cloud realize Provas de Conceito (PoCs) e testes para que a migração seja um sucesso.

Por que vale a pena contratar uma Consultoria Cloud?

Muito além de tudo que já abordamos aqui, é inquestionável que contratar uma consultoria especializada para migrar dados e aplicativos para a nuvem tem uma série de vantagens. Para você entender isso melhor, veja os benefícios da Consultoria Cloud da UDS

Consultoria Cloud - UDS Tecnologia

Redução de custos

De que maneira é possível reduzir despesas com a implantação da Cloud Computing? Tenha certeza de que a resposta será facilmente assimilada com o apoio de consultores qualificados. Em outras palavras, o seu negócio entenderá como a Computação em Nuvem pode manter a gestão dos dados devidamente estruturada, sem a necessidade de investir pesadamente em uma infraestrutura de TI própria

Além disso, uma empresa especializada está preparada para estabelecer práticas de Cloud FinOps, que permite o planejamento estratégico de investimentos na nuvem. 

Leia também: A importância do Cloud FinOps para as empresas brasileiras → 

Planejamento adequado

Não basta ter força de vontade para adotar a Computação em Nuvem. O mais importante é ter um apoio experiente na elaboração de um planejamento voltado para migrar os dados. A partir das orientações da Consultoria Cloud da UDS, o seu negócio pode avaliar com precisão e optar por uma nova infraestrutura tecnológica para gerenciar as aplicações.  

Foco em segurança

A Cloud Computing tem como um dos pilares a segurança dos dados. Por outro lado, isso apenas será alcançado a partir da escolha de um provedor que realmente esteja conectado com as melhores práticas do segmento de TI. 

Dessa forma, com o suporte de uma consultoria experiente, torna-se bem mais simples contar com um parceiro de ponta para manter os dados e aplicações mais disponíveis e protegidos. Vale lembrar que é fundamental hoje estar em sintonia com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Como resultado, caso essa legislação seja desrespeitada devido a vazamento ou roubo de informações de clientes, uma companhia pode pagar uma multa de até R$ 50 milhões e ter prejuízos financeiros e de imagem quase irreversíveis, dependendo da situação. 

Atualização com boas práticas de TI

Não há dúvidas de que o segmento de Tecnologia da Informação tem um papel cada vez mais estratégico para o sucesso das organizações. Por isso, uma Consultoria Cloud pode contribuir para dinamizar os serviços e elevar o nível de conexão com os consumidores por meio da disponibilidade de soluções tecnológicas.

Com isso, a adoção da Computação em Nuvem consegue abrir “os olhos” de uma empresa para inovar com mais qualidade, sem deixar de lado os cuidados com a segurança da informação.

Com o uso estratégico da TI, uma companhia tem não apenas condições de ser mais competitiva, mas também uma visão mais atenta para a experiência do consumidor. 

Experiência e estratégia de ponta

Agora, não custa lembrar que a Consultoria Cloud da UDS tem como um dos maiores diferenciais a presença de profissionais altamente qualificados. A partir desse conhecimento sobre Computação em Nuvem, esses profissionais ajudam o seu negócio a desenvolver a estratégia ideal para a adoção dessa tecnologia de forma correta.

Com isso, uma empresa tem condições de obter um retorno do investimento ligado à migração para a Cloud Computing a curto prazo. Essa é uma vantagem que não pode ser ignorada em hipótese alguma.

Se deseja saber mais detalhes sobre a Consultoria Cloud da UDS, entre em contato com nossa equipe agora mesmo. Nossos consultores estão à disposição para tirar as suas dúvidas e mostrar o melhor caminho para a Computação em Nuvem agregar valor ao seu negócio! 

Tainá Aquino

Jornalista, especialista em copywriting e estrategista de conteúdos de tecnologia na UDS.

Materiais Ricos

Mais lidos

1

Desenvolvimento de Apps

Como criar um aplicativo para o Apple Vision Pro

2

Desenvolvimento de Software

As 5 boas práticas de desenvolvimento de software

3

Desenvolvimento de Apps

Linguagens utilizadas no desenvolvimento de apps Android e iOS

Posts Relacionados

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.