Hoje, são mais de 5 milhões de assinantes da SKY no Brasil. O DIRECTV GO, serviço de streaming da empresa, também está disponível em outros países da América Latina.

Para melhorar a entrega aos clientes, a SKY procurou a UDS para um projeto personalizado voltado à distribuição de conteúdo.


O desafio

A operadora utilizava o AWS WAF para  validar requisições de acesso aos conteúdos. O firewall da Amazon impedia a pirataria e liberava os conteúdos certos para cada assinante de acordo com a sua região.

Há um grande volume de requisições no app, o qual pode chegar à casa dos bilhões a cada mês. O desafio era justamente esse. 

Embora com bom funcionamento, o AWS WAF não era uma solução adequada ao contexto do cliente, tendo em vista o custo das centenas de milhões de requisições ao seu streaming.


Tecnologias e soluções encontradas 

A UDS desenvolveu uma solução personalizada e inédita para validar requisições ao streaming da SKY.

Atuamos com o AWS CloudFront, a CDN (Content Delivery Network – Rede de Distribuição de Conteúdo) da Amazon, porém o desafio exigiu um projeto inédito dentro do serviço. O time de arquitetos da AWS informou que a iniciativa seria a primeira do tipo no CloudFront.

Integramos o CloudFront às funções Lambda e definimos as regras, IPs e rotas que podem acessar determinados conteúdos. Ao mesmo tempo, foram bloqueados aqueles que não podem acessar o DIRECTV GO na totalidade ou parte (canais regionalizados, por exemplo).

Além disso, a UDS tornou o cadastro de novos parâmetros de avaliação e bloqueio de requisições muito simples para o time da SKY. Quando uma nova requisição é cadastrada, a função Lambda a processa e ela já começa a operar na CDN Amazon.

Devido à alta complexidade de regras e fatores, reforçamos o compromisso de entregar um código-fonte otimizado e aderente às melhores práticas das funções Lambda e CloudFront.

Na imagem, a tela de login da DirecTV GO, streaming da SKY, que teve redução de custo e ganho de performance pelo trabalho prestado pela UDS.

O mercado de streaming disparou com a pandemia. Veja soluções específicas para video streaming que entregamos em parceria com a AWS (Amazon Web Services) clicando aqui.

Entrega final

O projeto foi considerado uma entrega inédita na estrutura AWS.

A solução desenvolvida pela UDS atende ao alto volume de requisições e possui uma grande redução de custo: de 60 centavos de dólar para 1 centavo a cada milhão de requisições. 

Além do ganho financeiro, a SKY segue operando com um validador altamente disponível e seguro.

SKY DirecTV Go - Desenvolvimento de software com soluções AWS com a UDS Tecnologia

Saiba como a UDS pode desenvolver soluções para o seu streaming, seja em projetos Live ou Video on Demand (VoD), como fizemos para a SKY, Finclass (do Grupo Primo Rico) e outras marcas. Fale agora com um de nossos especialistas.


Sobre a SKY

É a maior operadora de TV paga via satélite com sinal 100% digital do Brasil. Com mais de 5,3 milhões de clientes, representa mais de 28% dos assinantes de TV do país.

A empresa é referência em inovação e foi uma das pioneiras em canais HD. Além disso, a SKY também foi uma das líderes do lançamento da banda larga 4G no país.

O streaming da empresa é o DIRECTV GO e já está disponível no Brasil e América Latina.

Leave A Reply