Você sabia que 70% da receita do mercado de TI veio do Outsourcing em 2021? Por esse motivo, analisar a fundo e de maneira estratégica todas as possibilidades de Outsourcing é indispensável para qualquer empresa que precisa se destacar no mercado e conquistar os melhores profissionais da área.
O desenvolvimento acelerado da tecnologia nos últimos anos e o isolamento forçado pela pandemia de Covid-19, intensificou ainda mais a demanda por soluções tecnológicas e equipes 100% remotas são o novo normal.
Entendendo o Outsourcing de TI
Na prática, o Outsourcing de TI é uma terceirização dos serviços de tecnologia.
Bancos, grandes varejistas, edtechs e empresas de tecnologia em geral apostam na terceirização.
A prática é muito comum e pode ser a solução perfeita para empresas que precisam de know-how técnico e excelentes profissionais especializados, mas não possuem tempo ou as ferramentas necessárias para priorizar internamente.
Além disso, uma das principais vantagens da terceirização do time de TI é o custo-benefício, reduzindo despesas com contratação, equipamentos, encargos trabalhistas e manutenção.
Nearshore, Offshore e Onshore
Agora que já entendemos um pouco mais sobre o cenário da terceirização em tecnologia, vamos aprofundar nos 3 tipos de Outsourcing em TI:
Nearshore
O Nearshore é a terceirização de serviços de TI em países vizinhos, levando em conta a proximidade geográfica da sua empresa e outras características culturais em comum.
As principais vantagens do Nearshore:
- Menos diferença de fuso horário.
- Mão de obra mais barata comparada ao modelo onshore em câmbios favoráveis. Um exemplo clássico é a contratação de empresas no México pelos EUA.
- Profissionais altamente especializados.
- Insights únicos com poucas diferenças culturais.
- As viagens a curto prazo são possíveis e mais baratas.
Offshore
Nesse modelo, a terceirização acontece em outro país, com o objetivo principal de redução de custos. Pode ser uma opção interessante, já que uma tecnologia de qualidade pode ter um custo menor, mas a enorme barreira cultural é uma dificuldade.
O modelo tem algumas vantagens, entre elas:
- Contratação de uma equipe especializada com custo menor.
- A diferença cultural pode trazer novas abordagens para resolver problemas.
- Menos burocracias e regulamentações.
Onshore
Significa que a terceirização será no mesmo país da empresa, remotamente ou no local.
Nesse modelo, existe uma fluidez muito grande entre as equipes, sem barreira cultural e fuso horário diferente.
Algumas vantagens da terceirização local:
Proximidade para resolver problemas.
Equipe acessível sem barreiras.
Comunicação mais eficiente.
Resumindo…
Outsourcing de TI Nearshore, Offshore e Onshore: qual escolher?
Os modelos Nearshore e Onshore são viáveis e com infinitas vantagens em um projeto que precisa de agilidade, bom custo-benefício e proximidade tanto física quanto cultural.
Independente do tipo de Outsourcing de TI que mais se encaixa em seu projeto, escolha um parceiro flexível, com experiência em projetos complexos e que se adapte às suas demandas específicas.
Especialista em desenvolvimento de software para grandes líderes do mercado
Aqui na UDS, trabalhamos com projetos 100% remotos em vários continentes com participação total do cliente. O SPG Studios com sede em Burbank, na Califórnia, é um dos nossos clientes. Eles precisavam de uma empresa com background e experiência sólida em alocação de profissionais de TI brasileiros.
Nossas equipes de desenvolvimento de software personalizado podem ser ativadas rapidamente para qualquer região e são gerenciadas de forma autônoma para implementar e executar o planejamento do seu produto de forma ágil.
Além disso, nossa terceirização de serviços de TI envolve um Acordo de Nível de Serviço (ou SLA – Service Level Agreement) e outros padrões de qualidade garantidos por nós.