Na imagem, um desenvolvedor programando e fazendo reunião, exemplo de desenvolvimento de software, pra explicar diferença entre Nearshore, Offshore e Onshore.

Neste post

Nearshore, Offshore, Onshore: tudo sobre os tipos de Outsourcing de TI

Você sabia que 70% da receita do mercado de TI veio do Outsourcing em 2021? Por esse motivo, analisar a fundo e de maneira estratégica todas as possibilidades de Outsourcing é indispensável para qualquer empresa que precisa se destacar no mercado e conquistar os melhores profissionais da área. 

O desenvolvimento acelerado da tecnologia nos últimos anos e o isolamento forçado pela pandemia de Covid-19, intensificou ainda mais a demanda por soluções tecnológicas e equipes 100% remotas são o novo normal. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Entendendo o Outsourcing de TI 

Na prática, o Outsourcing de TI é uma terceirização dos serviços de tecnologia. 

Bancos, grandes varejistas, edtechs e empresas de tecnologia em geral apostam na terceirização. 

A prática é muito comum e pode ser a solução perfeita para empresas que precisam de know-how técnico e excelentes profissionais especializados, mas não possuem tempo ou as ferramentas necessárias para priorizar internamente. 

Além disso, uma das principais vantagens da terceirização do time de TI é o custo-benefício, reduzindo despesas com contratação, equipamentos, encargos trabalhistas e manutenção.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Nearshore, Offshore e Onshore

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o cenário da terceirização em tecnologia, vamos aprofundar nos 3 tipos de Outsourcing em TI:

Nearshore

O Nearshore é a terceirização de serviços de TI em países vizinhos, levando em conta a proximidade geográfica da sua empresa e outras características culturais em comum. 

As principais vantagens do Nearshore:

  • Menos diferença de fuso horário.
  • Mão de obra mais barata comparada ao modelo onshore em câmbios favoráveis. Um exemplo clássico é a contratação de empresas no México pelos EUA. 
  • Profissionais altamente especializados.
  • Insights únicos com poucas diferenças culturais.
  • As viagens a curto prazo são possíveis e mais baratas.

Offshore

Nesse modelo, a terceirização acontece em outro país, com o objetivo principal de redução de custos. Pode ser uma opção interessante, já que uma tecnologia de qualidade pode ter um custo menor, mas a enorme barreira cultural é uma dificuldade.  

Banner para download de ebook com tema "Quanto custa contratar profissionais de TI"

O modelo tem algumas vantagens, entre elas:

  • Contratação de uma equipe especializada com custo menor.
  • A diferença cultural pode trazer novas abordagens para resolver problemas.
  • Menos burocracias e regulamentações.

Onshore

Significa que a terceirização será no mesmo país da empresa, remotamente ou no local. 

Nesse modelo, existe uma fluidez muito grande entre as equipes, sem barreira cultural e fuso horário diferente. 

Algumas vantagens da terceirização local: 

Proximidade para resolver problemas.

Equipe acessível sem barreiras.

Comunicação mais eficiente.

Resumindo…

Na imagem, um comparativo entre os tipos de Outsourcing de TI, mostrando vantagens entre nearshore, offshore e onshore.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Outsourcing de TI Nearshore, Offshore e Onshore: qual escolher? 

Os modelos Nearshore e Onshore são viáveis e com infinitas vantagens em um projeto que precisa de agilidade, bom custo-benefício e proximidade tanto física quanto cultural. 

Independente do tipo de Outsourcing de TI que mais se encaixa em seu projeto, escolha um parceiro flexível, com experiência em projetos complexos e que se adapte às suas demandas específicas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Especialista em desenvolvimento de software para grandes líderes do mercado

Aqui na UDS, trabalhamos com projetos 100% remotos em vários continentes com participação total do cliente. O SPG Studios com sede em Burbank, na Califórnia, é um dos nossos clientes. Eles precisavam de uma empresa com background e experiência sólida em alocação de profissionais de TI brasileiros. 

Nossas equipes de desenvolvimento de software personalizado podem ser ativadas rapidamente para qualquer região e são gerenciadas de forma autônoma para implementar e executar o planejamento do seu produto de forma ágil. 

Além disso, nossa terceirização de serviços de TI envolve um Acordo de Nível de Serviço (ou SLA – Service Level Agreement) e outros padrões de qualidade garantidos por nós. 

Na imagem, outsourcing de TI offshore com a UDS.

Malu

Publicitária apaixonada por Inbound Marketing.

Posts Relacionados

Inscreva-se no nosso blog

Receba em primeira mão os conteúdos mais quentes da área de Tecnologia.