O mercado brasileiro de TI está entrando em uma fase de crescimento em 2021: de acordo com matéria do ComputerWorld, 42% das organizações brasileiras mostraram que os gastos em TI para este ano serão maiores do que o previsto antes da Covid-19.

Em um mercado aquecido e no qual empresas de diferentes ramos necessitam de, cada vez mais, serviços de TI, uma das melhores opções para ter acesso a profissionais qualificados tem sido o outsourcing de TI.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Clutch em 2019, a área de TI foi a segunda no mundo que mais frequentemente recorreu ao Outsourcing, perdendo apenas para Contabilidade.

Mas o que significa Outsourcing? Quais as vantagens que o outsourcing pode fazer pelo seu negócio? Saiba mais lendo este artigo da UDS.

O que é Outsourcing ??

Outsourcing é um termo que significa “buscar serviços em uma fonte externa”. Ele pode ser traduzido como terceirização, a prática estratégica de contratar uma fonte externa para a prestação de serviços secundários, visando otimizar os processos. 

As empresas podem fazer outsourcing de diversos setores, como por exemplo: contabilidade, marketing, recursos humanos, limpeza, segurança, TI, entre outros.

Essa terceirização pode ser feita inclusive por uma empresa estrangeira, o chamado “Outsourcing Offshore”. Este modelo é muito praticado para contratar serviços em países com menores custos trabalhistas, como China e Índia.

No Brasil, a Lei de Terceirização, sancionada em 2017 e tornada constitucional no ano de 2018, permite que se terceirize as atividades-fim (atividade principal da empresa), e não apenas as atividades-meio (atividades complementares) como era anteriormente.

Portanto, a prática é completamente legal e está respaldada pela lei. 

Outsourcing de TI

O Outsourcing de TI, também chamado de alocação, se refere especificamente à terceirização de serviços de TI (Tecnologia da Informação). Em outras palavras, o serviço de TI será prestado por uma equipe especializada vinculada a uma empresa terceirizada do ramo.

Em um mercado extremamente aquecido, a prática está cada vez mais comum. Afinal, contratar bons profissionais de tecnologia de forma rápida é um grande desafio. 

Por outro lado, acionar uma empresa especializada em outsourcing de TI e alocar os profissionais fornecidos por ela, é muito mais ágil e seguro.

Não por acaso, gigantes do mercado como DuPont, Whatsapp e Burger King já têm ou tiveram seus times de tecnologia terceirizados. O outsourcing é amplamente usado também por pequenos e médios negócios.

Ou seja, o modelo está amplamente popularizado no mercado. 

Dentre as funções que uma equipe terceirizada de TI pode exercer, estão: atendimento a usuários, segurança da informação, desenvolvimento de softwares, gestão de servidores, operações de data center, recuperação de desastres, desenvolvimento de aplicativos e gerenciamento de operações de rede.

Quais as vantagens de terceirizar o time de TI com a UDS?

São várias e este é o motivo do outsourcing de TI ser tão popular em diversos segmentos de mercado, como bancos, grandes varejistas, edtechs e empresas de tecnologia em geral. 

Redução de custos

A terceirização do time de TI permite uma redução de diversos custos para o seu empreendimento. 

As principais economias são aquelas envolvidas na própria contratação de pessoas: processo seletivo, encargos trabalhistas, materiais e equipamentos. Tudo isso será  responsabilidade da empresa de outsourcing. 

Além disso, este modelo reduz seus riscos de processos trabalhistas para a sua empresa.

Segundo a pesquisa “Global Outsourcing Survey”, realizada pela Deloitte em 2020 com 40 executivos globais, 70% deles consideraram a redução de custos o maior estímulo para o Outsourcing.

Visão estratégica

O know-how em tecnologia e transformação digital da UDS é decisivo para enxergar soluções que uma empresa não-especialista nem sempre consegue identificar. 

Trazer profissionais de TI terceirizados de uma empresa com o core business em tecnologia agregará esta visão qualificada para destacar a contratante no mercado.

Acesso a profissionais qualificados

Com o outsourcing dos serviços de TI, a sua corporação passa a ter à disposição uma equipe qualificada, que será selecionada por uma empresa do ramo. 

Mas, ao mesmo tempo, seu time de gestão terá total autonomia para gerir e direcionar as prioridades aos profissionais terceirizados.

Agilidade e qualidade no processo seletivo

Com acesso a um banco de talentos de grande qualidade, as empresas especializadas em alocação conseguem formar times muito mais rapidamente. 

Dentro da rede de colaboradores, de forma ágil, identificam as pessoas certas para formar o time de TI, de acordo com as necessidades do negócio de cada cliente.

Empresas de grande experiência na área de outsourcing conseguem colocar o funcionário dentro da empresa que solicitou a terceirização em pouquíssimo tempo.

Além disso, com processos seletivos de boa exigência técnica e testes que realmente atestam a qualidade dos profissionais na prática, a chance de trazer para o time o profissional certo é bem maior. 

Flexibilidade

A terceirização garante uma flexibilidade maior do que seria possível com colaboradores fixos. Ou seja, o negócio não será prejudicado em eventuais mudanças operacionais, como alteração de horários ou mesmo um aumento de demanda temporário.

Contratação por demanda

A empresa pode solicitar a execução de projetos específicos, sem abrir mão do acesso a uma equipe qualificada e com experiência.

Garantia de qualidade e eficiência.

Na UDS, a terceirização de serviços de TI envolve um Acordo de Nível de Serviço (ou SLA – Service Level Agreement), em que é previsto um padrão mínimo de qualidade garantido pela UDS.

De acordo com o estudo “Small Business BPO Survey” realizado pela Clutch em 2019, o aumento da eficiência foi a razão para 24% dos pequenos negócios recorrerem à terceirização.

Foco no Core Business

Terceirizando os seus serviços de TI com a UDS, sua empresa poderá focar no que já faz de melhor, evitando assim uma sobrecarga na gestão.

Essas e outras vantagens você encontra com o outsourcing da UDS

A UDS oferece equipes terceirizadas de TI de alta performance para empresas que desejam uma transformação digital positiva. Fale com nossos especialistas!

Leave A Reply