Você sabe o que é Node.js e por que ele tem inúmeras vantagens para as empresas que precisam de aplicativos e outras soluções web? E, acima de tudo, por que esta solução está atualmente entre as 10 principais tendências de desenvolvimento de software, segundo especialistas em programação? Nesse artigo, vamos explicar estas e outras questões.

O que é Node.js

O Node.js é um ambiente de execução JavaScript de código aberto que permite desenvolver aplicativos web escalonáveis. É também uma excelente ferramenta de desenvolvimento colaborativo tanto no front-end quanto no back-end de um produto.

É importante entender que o Node.js não é um framework JavaScript. Os programas são escritos em JavaScript, mas são compilados e interpretados pela máquina virtual V8, a mesma tecnologia que o Google utiliza no Chrome.

É rápido, leve, flexível e tem se destacado como a escolha preferida de empresas líderes globais. Netflix, Uber, Walmart, Yahoo, LinkedIn, eBay e até a NASA escolheram Node.js para criar aplicativos inteligentes que chamam a atenção dos usuários por seu excelente desempenho.

Como funciona o Node.js

O Node.js executa o JavaScript fora dos navegadores de forma imediata. Ou seja, não depende de um browser para a sua execução, como estamos acostumados: o conteúdo dinâmico é carregado antes que uma página web, por exemplo, seja enviada ao navegador do usuário. É essa “mágica” que faz o Node.js ser considerado como a plataforma ideal para aplicativos e plataformas web que funcionam em tempo real.

Além disso, o Node.js representa o paradigma “JavaScript em todos os lugares”, unificando o desenvolvimento de aplicativos web em torno de uma única linguagem de programação, em vez exigir o uso de diferentes linguagens para scripts do lado do servidor e do lado do cliente.

Ou seja, o desempenho é mais leve e rápido – ou melhor, simultâneo – do que com outras linguagens, que primeiro são executadas no servidor e depois são carregadas na web, o que torna a arquitetura mais complexa e o tempo de execução do código muito mais lento.

Vantagens do Node.js

  • A redução do custo de desenvolvimento de software em até 58%.
  • O PayPal experimentou uma redução de 35% no tempo médio de resposta em sua página após a implementação de Node.js.
  • O Node.js é a principal escolha das startups, pois reduz o tempo de desenvolvimento e garante excelente desempenho.
  • Suporta vários sistemas operacionais: Linux, iOS, Windows, SmartOS, IBM e muito mais.

Quais os tipos de aplicativos que podemos desenvolver com o Node.js?

Uma das maiores vantagens do Node.js é sua consistência e flexibilidade, podendo ser usado para construir as mais diversas soluções de negócios de forma mais rápida, simples e com menos custos.

✔️ Plataforma de mídia social (LinkedIn).

✔️ Serviços de streaming (Netflix).

✔️ Sistema de pagamento online (PayPal).

✔️ Ferramenta de colaboração e gerenciamento de projetos em tempo real (Trello).

✔️ Plataforma de comércio eletrônico (Walmart).

✔️ Aplicativos de página única com funcionalidades complexas.

✔️ Aplicativos em tempo real (chats, chatbots).

✔️ Aplicativos de IoT.

✔️ Aplicativos que usam uma arquitetura de microsserviços.

Recursos notáveis do Node.js para empresas e desenvolvedores

NPM: Node Package Manager

Por ser uma solução de código aberto, o Node.js tem recursos em constante atualização pela sua comunidade de desenvolvedores em todo o mundo. Um dos recursos mais notáveis é o Node Package Manager, que nada mais é que o repositório de pacotes de milhões de bibliotecas gratuitas para download de requisitos específicos. O NPM é também o maior repositório de softwares do mundo.

Mas o que isso quer dizer, na prática?

O NPM fornece pacotes de código reusáveis. A vantagem disso é imensurável. Digamos que seja preciso fazer uma integração com outro sistema ou banco de dados: isso já está implementado no NPM e disponível gratuitamente, basta apenas instalar. O resultado é maior produtividade e menos erros, pois é a mesma linguagem no front e no back-end.

O Node.js também conta com suporte das principais empresas de produtos e serviços em cloud, como a AWS, Google Cloud e Microsoft Azure, que oferecem suporte nativo ao Node.js.

Tanto sua leveza quanto flexibilidade fazem do Node.js a tecnologia ideal para a implementação de serviços e componentes de arquiteturas, como a de microsserviços, para praticamente todos os tipos de empresas.

Outra vantagem do Node.js, desta vez para os desenvolvedores, é que não há nenhuma dependência instalada: em menos de 2 minutos se configura um ambiente de desenvolvimento.

O grande segredo do Node.js

A maioria das linguagens de programação, como PHP e Ruby, têm um processo bem definido de execução que funciona basicamente assim:

  • O servidor recebe uma requisição (geralmente uma chamada HTTP);
  • A seguir, o servidor processa a requisição e calcula a resposta;
  • A resposta é devolvida ao front-end.
  • Cada requisição é executada uma de cada vez.

Ou seja, cada solicitação criada em um servidor tradicional multithread gera um novo encadeamento, com operações de I/O (Input/Output) que ocupam a memória RAM do sistema até que ela atinja seu limite máximo disponível.

No Node.js, há o famoso Event Loop: cada solicitação é classificada como um evento único (single thread), executando todas as requisições (inclusive as concorrentes) na pilha de eventos de forma assíncrona. Isso permite que o sistema suporte dezenas de milhares de conexões simultâneas durante o Event Loop.

É isso que torna o Node.js tão incrível.

Node.js event loop
Como funciona o Event loop.

Principais usos de Node.js para empresas

Back-end para mídias sociais. Muitos nomes renomados, como LinkedIn e Medium, foram construídos em Node.js, pois ele fornece um roteamento extremamente rápido (graças ao seu mecanismo V8), autenticação segura e escalabilidade.

Devido à versatilidade, o Node.js também é excelente para construir plataformas de e-commerce, sites dinâmicos e soluções de e-mail – como o MailChimp, que pode ser integrado à API de Node.js.

Chatbots. O Node.js oferece funcionalidades avançadas exclusivas para chatbots e aplicativos de chat em tempo real. Os principais recursos, como aplicativos multiusuário, dados intensivos e tráfego pesado nos dispositivos são muito populares em chatbots.

O Node.js funciona em diferentes dispositivos e cobre todos os paradigmas em aplicativos de chat e chatbot, facilitando a execução de notificações push e loops de eventos do lado do servidor, popularmente usados em soluções de mensagens e aplicativos em tempo real.

Data Streaming. Gigantes como a Netflix abraçaram o Node.js para atender 190 países e mais de 100 milhões de horas de streaming para centenas de milhões de usuários, pois ele processa dados massivos em uma velocidade super-rápida e faz uploads leves como uma pena.

Internet das Coisas (IoT). Uma pesquisa realizada pela Node.js Foundation mostrou que 96% dos projetos de IoT estão usando JavaScript/Node para o desenvolvimento.

utilizações de Node.js
Utilizações de Node.js em desenvolvimento de software.

Afinal, por que o Node.js é tão popular entre as empresas?

Escalabilidade: Os aplicativos Node.js são facilmente escaláveis, vertical e horizontalmente. Enquanto a escala vertical permite adicionar mais recursos aos nós atuais, a escala horizontal permite adicionar novos nós mais rapidamente. Além disso, os aplicativos Node.js não requerem um grande bloco em todo o processo de desenvolvimento, pois funcionam em conjunto com uma série de microsserviços e módulos. É tão simples, fácil e se encaixa perfeitamente para startups que desejam crescer.

Alta performance: O Node.js é executado no mecanismo Google V8 JS. Isso significa que ele usa o mesmo compilador JavaScript/just-in-time do Google Chrome, ou seja: o código Javascript é compilado diretamente no código de máquina. Isso o torna eficiente em termos de recursos e também acelera a velocidade da estrutura.

Otimiza o desenvolvimento: O Node.js permite que os desenvolvedores acelerem o desenvolvimento de aplicativos da web com suas ferramentas leves e variadas. O NPM oferece milhares de soluções, módulos e bibliotecas para criar aplicativos web com pouco esforço e reduzido número de bugs, já que seus modelos são testados e reutilizáveis. Essa otimização influencia diretamente o tempo de colocação do produto no mercado.

O Node.js é robusto e flexível, tornando todo o ciclo de desenvolvimento mais consistente, produtivo e barato tanto para desenvolvedores quanto para empresas. Ele economiza tempo, energia e recursos, além de exigir menos horas de trabalho. Seu ecossistema de bibliotecas é rico e é fácil encontrar.

Encontrar profissionais para essa tecnologia é uma tarefa um tanto quanto fácil, o que não pode ser dito quando observadas as plataformas concorrentes.

Onde o Node.js não deve ser usado?

Existem poucos casos em que não é indicado utilizá-lo, como no caso de aplicativos web que exigem computação intensiva de CPU e uso pesado do lado do servidor: isso bloqueará a capacidade de resposta do Node.js.

Quer ver o Node.js em ação? Entre em contato com nossos especialistas e desenvolva um aplicativo web escalável e de alto desempenho.

Inscreva-se também em nossa newsletter semanal para ficar por dentro de conteúdos e insights sobre tecnologia.

Leave A Reply