security by design

Security by Design: por que sua empresa deveria implementar?

Agronegócio e Agritechs, Desenvolvimento de Software, Desenvolvimento Web, Educação e Edtechs, Financeiro e Fintechs, Indústria, Logística, Outros, Saúde e Healthtechs, Tech e Startups, Tendência e Inovação, Varejo e E-commerce

A transformação digital das empresas oferece enormes benefícios, mas também traz desafios como o cuidado com a segurança digital: uma falha de segurança pode trazer prejuízos à sua empresa.

Um exemplo de ameaça são os ataques de ransomware de dupla extorsão às empresas, que visam pagamento de resgate para manter o sigilo de informações confidenciais. O valor desta extorsão pode chegar a R$ 50 milhões e o Brasil é um dos países líderes neste tipo de golpe.

Contudo, a prevenção não é uma prioridade na maioria das companhias. Uma prévia de estudo realizado pela Ernst & Young no ano de 2020 mostrou que 65% das empresas só consideram a segurança depois que um incidente acontece.

Dessa maneira, todo e qualquer negócio deveria conhecer e aplicar o conceito de Security by Design. Mas no que consiste o Security by Design exatamente e quais as vantagens de implementar em sua empresa? Saiba mais neste artigo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

O que é?

O termo Security by Design pode ser traduzido para português como “seguro desde o projeto”. No Brasil, também é chamado “design de segurança”, “garantido por design” e “construir em segurança”.

Como o nome indica, a ideia principal é que o software tenha a questão da segurança incluída desde o início de seu desenvolvimento.

Em outras palavras, é uma estratégia preventiva. A ideia é deixar o software menos suscetível às ameaças eletrônicas, sendo que a segurança norteará o projeto de desenvolvimento em todas as suas fases.

Isso é feito através de práticas de programação, adoção de limites de acesso e condutas de prevenção. O papel do CDO (Chief Data Officer) é decisivo na implementação do Security by Design: este profissional tem como missão analisar, interpretar e transformar os dados da empresa, garantindo a fluidez deste dados e utilizando o poder decisório para nortear as políticas de segurança digital.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Benefícios do Security by Design

Ao combater esta série de ameaças, desenvolver no modelo Security by Design traz grandes vantagens, que farão toda a diferença no sucesso do projeto.

Minimiza a superfície de ataque.

Entende-se por superfície de ataque todos os pontos de comunicação e entrada de um software (como, por exemplo, os sistemas operacionais, bibliotecas, IP ativo da rede, entre outros), que podem ser vulneráveis a ataques.

Algumas providências que uma desenvolvedora de software pode tomar para minimizar a superfície de ataque são: implementação de Firewall, monitoramento da entrada e saída dos servidores e eliminação de elementos supérfluos. 

Redução de riscos

O security by design não só previne o ataque de cibercriminosos como também minimiza outras espécies de risco: vírus, adware (programa que se executa automaticamente e exibe uma abundante quantidade de anúncios sem a permissão do usuário), violação de dados, bugs, trojan, cross-site scripting (xss), entre outras.

Encriptação de dados confidenciais

A encriptação garante que as informações confidenciais não sejam acessadas por terceiros mesmo se o sistema for hackeado.

Com o início da aplicação da LGPD no Brasil, fazer esse tipo de proteção da informação dos seus usuários passou a ser obrigatório. Por isso, optar por uma cultura mais rígida de acesso a dados confidenciais é uma das prioridades das empresas.

Manutenção e atualização constantes

Nenhum sistema está protegido se estiver desatualizado, portanto, tanto a atualização quanto a gestão das vulnerabilidades devem ser processos incessantes para garantir a plena segurança do software.

Mapeamento e priorização de riscos, treinamento constante do time desenvolvedor, produção de relatórios e outras medidas são importantíssimas para manter e aprimorar a proteção do software. As novas versões sempre devem corrigir as falhas de segurança encontradas nas versões anteriores.

Programação mais robusta

Segundo Thomas Tschersich, líder de segurança na Deutsche Telekom: “95% dos ataques bem sucedidos ocorrem devido a softwares mal programados, mal geridos ou mal configurados”. Em vista disso, o Security by Design foca em uma programação mais robusta para evitar brechas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é traco-ok.png

Construir um Software seguro é com a UDS.

A UDS auxilia empresas a estruturar produtos digitais com toda a segurança, afinal, segurança é nossa prioridade desde a primeira fase de cada projeto. 

Nossa excelência foi reconhecida internacionalmente pela Global Data Alliance como primeira no setor. Fale agora com um especialista para que a UDS participe da transformação digital de sua empresa.

Autor

Simone Marques

Jornalista, especialista em mídias digitais e estrategista de conteúdos de tecnologia na UDS.

COMPARTILHE

Fique por dentro

Fale com a UDS

Autor

Simone Marques

Jornalista, especialista em mídias digitais e estrategista de conteúdos de tecnologia na UDS.