Desenvolver um software do zero não é uma tarefa simples nem barata. O processo envolve equipe qualificada, com desenvolvedores, designers, analistas de sistemas, gerentes de projeto e outros. 

Estrutura física e tecnológica devem ser adequadas, além da necessidade de cultura ágil e maturidade. Enfim, as condições ideais não são fáceis de atingir.

Portanto, nada melhor do que contar com uma consultoria de desenvolvimento de software para reunir todas essas condições e orientar o processo.

Vamos entender neste artigo como uma consultoria opera exatamente e seus papéis. 


O que é, afinal, uma Consultoria de Desenvolvimento de Software?

Resumidamente, uma empresa de desenvolvimento de software fornece assistência e direcionamento tecnológico para empresas que querem lançar produtos inovadores e precisam de uma equipe ágil de especialistas.

A consultoria tem o papel de trazer uma visão única e especializada em projetos de desenvolvimento de software web e desenvolvimento de aplicativos, além de metodologias inovadoras.


O que uma Consultoria de Desenvolvimento de Software pode fazer pelo seu negócio?

Pode ajudar de diversas formas de acordo com as necessidades de cada cliente.
Veja algumas possibilidades:

1. Desenvolvimento de Software Web e Mobile

A consultoria pode atuar auxiliando o desenvolvimento do software completo: seja aplicativos de celular, sistemas web, web apps, MVP ou programas.

Um software web ou mobile sob medida é projetado e desenvolvido por uma empresa de tecnologia pensando nas necessidades exclusivas de uma empresa. Envolve várias etapas fundamentais, uma squad multidisciplinar de especialistas e, claro, a aplicação das melhores metodologias.  

Além disso, a empresa de desenvolvimento de software também deve garantir um Ciclo de Vida Seguro de Desenvolvimento de Software e se certificar de que toda a jornada do usuário terá uma experiência (UX/UI) incrível, tornando o produto um sucesso!

Para exemplificar desenvolvimento mobile na prática: nós idealizamos e desenvolvemos do zero um aplicativo estratégico que se tornou o braço direito dos vendedores da Calvin Klein. Cocriamos com a marca uma solução totalmente inovadora e customizada para as necessidades únicas deles.


2. Sustentação de software

A sustentação de um software envolve não só a correção de erros simples. O software deve ter um controle de qualidade e ser constantemente atualizado e testado para evitar bugs e manter um bom nível de funcionalidade, com API atualizada.

O Stress Test, por exemplo, deve ser feito para determinar o limite da infraestrutura de TI. Isso ajudará a entender quais servidores, software e outras tecnologias precisam de manutenção. 

Todo o processo de implantar, colocar em posição, disponibilizar para uso ou simplesmente colocar no ar, o famoso deploy, também é uma etapa importantíssima.

E, bom, tudo isso exige bastante atenção e dedicação. 


3. Alocação e Hunting de TI

Uma consultoria em desenvolvimento de software também pode oferecer serviços de alocação de profissionais e hunting de profissionais de TI. É uma ótima maneira de ter acesso aos melhores profissionais do mercado. 

A alocação de profissionais de TI é muito comum e pode ser a solução perfeita se você precisa de know-how técnico e excelentes profissionais especializados, mas não possuem tempo ou as ferramentas necessárias para priorizar internamente. Além disso, o custo-benefício da terceirização do time de TI é uma das principais vantagens.

Já uma consultoria de hunting de TI irá muito além de uma consultora de RH, cuidando de toda a seleção, entrevistas, testes técnicos e as burocracias relacionadas à contratação de talentos. Trazendo a pessoa certa, com fit cultural, para a sua empresa. 

Aqui na UDS, temos processos estabelecidos para encontrar os melhores talentos para a sua empresa em até 5 dias. Com a sua squad montada, o projeto é iniciado com o planejamento necessário para cumprir seus objetivos, com 100% de autonomia do cliente.


4. Product Discovery

O Discovery de produto é uma estratégia importantíssima para verificar a viabilidade de determinada solução digital

O processo envolve estudos da equipe de UX para identificação das necessidades dos usuários. A ideia é coletar dados para conectar de forma estratégica as necessidades da sua empresa com as necessidades de quem irá, de fato, usar o produto.

Leia também nosso artigo sobre empresas de desenvolvimento de software em São Paulo.


5. Consultoria em Cibersegurança

A consultoria em cibersegurança tem o objetivo de proteger a sua empresa de possíveis ataques cibernéticos, como golpes de phishing, fraudes, ameaças hacker e sequestros de informações. O objetivo de um suporte em cibersegurança é tornar a empresa ciber-resiliente.

A parceria de tecnologia pode identificar falhas de segurança e proteger a sua infraestrutura e os seus sistemas. Além disso, os seus dados podem ser resguardados, através de serviços de cibersegurança personalizados.

Uma consultoria em desenvolvimento de software também pode oferecer os serviços de alocação (organização de recursos humanos) e hunting (busca do candidato ideal) com ênfase na área de tecnologia. Com a expertise de mercado, a empresa pode ajudar o seu negócio a ter acesso aos melhores profissionais do mercado.


6. Consultoria em Data Science

O serviço de Data Science permite ao negócio do cliente extrair o máximo dos próprios dados e de números do mercado. Para isso, várias ações são executadas, como a consolidação dessas informações em um Data Lake, análises preditivas e prescritivas, tudo com o objetivo de trazer mais resultados ao negócio.

A partir de um bom trabalho de Data Science, é possível obter ganhos significativos em produtividade, tomada de decisões, prevenção de Churn e Turnover, entre outros.

Além disso, a consultoria pode efetuar diagnósticos para definição de problemas e implantar soluções como IA (inteligência artificial) e Machine Learning.


Consultoria de desenvolvimento de software: 5 vantagens ao contratar

1. Acesso a profissionais qualificados

Sua empresa terá acesso a especialistas competentes e com grande know-how nas melhores metodologias do mercado.

Não só isso, aqui também conta o acesso a especialistas em múltiplas tecnologias e expertises. Contratar internamente uma squad completa com todos esses profissionais têm um custo altíssimo.

Estamos falando de profissões altamente aquecidas e especializadas: Desenvolvedores front-end, back-end, full-stack, Engenheiros de Software, Analistas da Qualidade, Product Owners, Scrum Masters, Team Leaders, Arquitetos de Dados, Analistas da Segurança da Informação, Analistas de Sistemas, Gestores de Tecnologia da Informação, CIOs (Chief Innovation Officer), CTOs (Chief Technology Officer), e outros.


2. Desenvolvimento de software sob demanda

A consultoria traz a possibilidade da sua empresa ter um serviço customizado, tendo como produto final um software com soluções relevantes e que geram valor especificamente para o negócio. Esta flexibilidade é um grande diferencial das consultorias de desenvolvimento de software em comparação com a simples contratação de um software de prateleira.


3. Agilidade para lançar produtos

Empresas que utilizam metodologias ágeis, como a UDS, possuem ciclos mais curtos de trabalho e entregas parciais para que sua empresa possa dar um feedback do projeto a cada ciclo.

As metodologias ágeis são capazes de ajudar a encurtar o lançamento de um produto e tornar o desenvolvimento muito mais assertivo. 

O MVP, por exemplo, é uma dessas metodologias: é lançada uma versão mais simples de um produto com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento. 

Assim, conseguimos apresentar uma versão básica aos consumidores para coletar feedbacks preciosos sobre o produto.


4. Custo-benefício no desenvolvimento sob medida

Softwares com soluções que não são essenciais para o seu negócio e que, portanto, não serão utilizadas, resultam em gastos desnecessários. Sob este ponto de vista, um software customizado traz uma melhor relação custo-benefício, pois se paga por soluções de fato relevantes.


5. Cibersegurança

Poder contar com especialistas em cibersegurança no time é um grande diferencial. Isso é uma garantia de que tanto o software quanto o processo de desenvolvimento serão seguros para o negócio e para o usuário final. 

Além disso, práticas como DevSecops e Software Secure Development Lifecycle são importantíssimas para aumentar a segurança de todo o ciclo de desenvolvimento e detectar problemas nos requisitos, evitando futuros problemas de segurança na produção. 


Consultoria de desenvolvimento de software é com a UDS

Precisa de um parceiro de TI flexível para tornar sua ideia realidade? Somos especialistas em desenvolvimento de software sob demanda para líderes de mercado e fomos considerados pela Clutch uma das melhores desenvolvedoras de apps na América Latina.

Desenvolvimento de software sob demanda, front-end, back-end, mobile nativo ou híbrido, cloud e DevSecOps - UDS Tecnologia

Preencha o formulário para ter acesso a uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas. 

Leave A Reply