Produtos digitais: os facilitadores da Transformação Digital

Transformação Digital

Os produtos digitais modificaram os modelos de negócio. As empresas estão se mostrando preocupadas (como nunca) com a experiência de seus clientes e também em compreender sua performance. Hoje a digitalização é prioridade para as empresas que buscam se diferenciar no mercado. 

Também sabemos que o crescimento exponencial das famosas High Growth Companies é impulsionado pela inovação combinada com tecnologia.

Ainda assim, nas companhias há diversos gargalos para adesão a novas tecnologias.

Mais da metade dos executivos acreditam que a resistência a mudanças é o fator limitador para o processo de transformação digital, segundo pesquisa feita pela PwC. Embora pareça óbvio, o fator essencial para caminhar mais rápido para essa transformação é ter a mentalidade de um “disruptor digital”. 

Em muitas empresas a Transformação Digital é condicionada a projetos pontuais e isolados. Repensar isso é um passo difícil, mas essencial. Somente expondo as companhias à experimentação é possível criar terreno fértil para que as inovações surjam.

Erros fatais da transformação digital

Diante disso, companhias estão investindo em desenvolvimento de software como estratégia para o crescimento. Além de otimizar os processos internos, softwares são pivôs da interação de tais empresas com seus parceiros, fornecedores e principalmente consumidores.

No caso da Walmart, por exemplo, investir no desenvolvimento de um software logístico resultou no aumento da produtividade e redução dos preços que, por consequência, impulsionou seu crescimento acelerado. 

Com essa mentalidade a Walmart passou de uma participação de 3% no mercado de varejo para 50%, e conquistou a posição de maior empresa varejista e empregadora do mundo

Em geral softwares são os principais facilitadores da Transformação Digital quando ela já se tornou tema importante na cabeça dos decisores e cultura da empresa. Produtos digitais são ferramentas de diferenciação no desempenho das empresas, independente da área.

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Outsourcing como estratégia para criar produtos digitais relevantes

A cada dia cresce a demanda por produtos digitais personalizados. Tais produtos são solicitados pelas mais diversas áreas de negócio das companhias. As demandas vão de operações básicas até inovações de mercado.

Além de acelerar o desenvolvimento de software e facilitar o caminho rumo a Transformação Digital, a terceirização – ou outsourcing – dá às organizações a liberdade para solicitar projetos que atendam ao que elas realmente precisam e não o que elas conseguem fazer com sua equipe interna atual.

Preparar e manter um time digital compatível com as necessidades da companhia é um desafio que diretores de tecnologia, inovação e canais digitais não precisam mais enfrentar sozinhos. Isso se torna ainda mais difícil com as mudanças nas necessidades da empresa.

Por estas e outras razões há vantagens em utilizar a terceirização/outsourcing como braço direito no desenvolvimento de produtos digitais. Veja mais:

  • Rápido acesso a equipes com habilidades multidisciplinares;
  • Liberação dos recursos internos gastos na contratação de pessoal;
  • Foco do time interno em sustentar a operação do negócio;
  • Disponibilidade de equipes para atuar em projetos simultâneos;
  • Flexibilidade para aplicação de diferentes metodologias sob demanda;
  • Governança dos projetos baseada em indicadores e gestão a vista;
  • Agilidade para lançar produtos digitais;
  • Agilidade para realocar pessoas e gerir mudanças necessárias;
  • Transparência no controle de custos e contratação apenas sob demanda.
Leia também: 
- Boas razões para terceirizar o desenvolvimento de software.
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Por isso, contar com uma parceria estratégica para o desenvolvimento de software faz toda a diferença para as empresas que buscam agilidade e sabem que qualidade não é negociável.

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Calvin Klein, DHL, Médicos Sem Fronteiras, redeFlex, Restoque e Sicredi são algumas de nossas parceiras. Saiba mais sobre nossa parceria com a Calvin Klein:

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Autor

Paulo Cheles

Empreendedor e especialista em Growth, já foi responsável por mais de 50 milhões em vendas via funis digitais. Fundou a Capptan, uma das top 3 especialistas em apps na América Latina e adquirida pela UDS. Redigiu pautas para Stanford e atuou com apps freemium que somam +90 milhões de downloads.

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