Os Progressive Web Apps (PWAs) estão cada vez mais populares à medida que as empresas e desenvolvedores buscam aumentar o alcance de seus aplicativos e melhorar a experiência do usuário de forma consistente. Neste artigo “PWA: tudo o que você precisa saber”, você vai entender o que são, como funcionam, quais os seus prós e contras e muito mais.
- O tempo médio de carregamento para PWAs é de 2,75 segundos, 8x mais rápido do que um site mobile.
- A taxa média de rejeição de um PWA é de 42,86%, menor do que a de um site para dispositivos móveis.
- Marcas que usam PWAs admitem que suas visualizações de página foram impulsionadas em quase +134%.
- Para algumas marcas, o engajamento geral aumentou em 400%.
- Um site custa, em média, entre R$ 16.000 e R$ 60.000, enquanto um aplicativo nativo custa entre R$ 25.000 e R$ 500.000. Um PWA custa entre R$ 30.000 e R$ 100.000.
O que são Progressive Web Apps – PWAs?
Essencialmente, são como um site: basta acessar sua URL para começar a utilizá-lo.
Mas por trás desta simples aparência existem diversas tecnologias, o que torna o PWA uma abordagem, mais do que um tipo diferente de aplicação. Ou seja, para ser um PWA, há alguns princípios que a aplicação da Web deve seguir.
Pense no PWA como um bombom Ferrero Rocher: a avelã é o conteúdo que você deseja usar; o chocolate ao redor do núcleo é o aspecto visual do site e, finalmente, a camada externa de wafer e chocolate é o JavaScript. A camada externa pode variar em termos de superfície ou até mesmo de cor, dependendo da forma como o navegador a utiliza.
Assim, os PWAs são aplicativos da Web desenvolvidos usando várias tecnologias específicas para permitir que eles aproveitem os recursos de aplicativos nativos e com as facilidades de um site.
Isso quer dizer que, com um PWA, é possível interagir com um aplicativo da Web como se fosse um aplicativo nativo através de uma interface com a cara de um site.
Isto é, são mobile web pages criadas para se comportarem e transmitirem a mesma sensação que aplicativos nativos. A própria Google descreve os PWAs como “confiáveis, rápidos e atraentes experiências para usuários mobile com o mesmo alcance da Web”.
Tinder em PWA: O tempo de download diminuiu de 11,91 para 4,69 segundos e é 90% menor que o aplicativo Android nativo. Fonte: BSScommerce
PWA tudo o que você precisa saber sobre APIs
A base do PWA depende muito de APIs atualizadas para oferecer instalabilidade, recursos e confiabilidade. Sua construção envolve tecnologias da Web, incluindo HTML, CSS, JavaScript e WebAssembly.
Mas com uma única base de código ele pode chegar a qualquer lugar, qualquer pessoa e em qualquer dispositivo, trazendo ao usuário uma experiência fluida – ou, como definiu Alex Ruxwell, o especialista que batizou o termo: “PWAs são apenas sites que tomaram as vitaminas certas”.
Além disso, o seu desenvolvimento é simples e fácil: como o PWA é construído usando JavaScript, não há necessidade de alterar a estrutura ou trazer novas tecnologias.
PWA: tudo o que você precisa saber – como funcionam?
PWA: tudo o que você precisa saber é que, todo o crédito por essa experiência perfeita deve ser dado ao Service Worker (uma API que armazena em cache ativos e arquivos importantes para oferecer suporte a experiências offline), que é a espinha dorsal de cada PWA.
Ou seja, a partir do armazenamento em cache, o Service Worker faz a atualização de conteúdo em segundo plano, além de suportar notificações push e permitir o funcionamento offline desde a primeira visita, mesmo em redes instáveis. Tudo isso faz com que o carregamento seja rápido, independentemente da velocidade da rede.
Somado a isso, as Accelerated Mobile Pages (AMP) trabalham junto com o Service Worker, fornecendo componentes da Web confiáveis e rápidos para o primeiro carregamento. Além da velocidade, esses componentes consomem menos dados.
Depois que a página é carregada, as configurações do site, o Service Worker e os ativos armazenados em cache de forma inteligente mantêm o PWA atualizado, liberando os usuários das atualizações frequentes exigidas pelos aplicativos nativos.
PWA: tudo o que você precisa saber – principais características
PWA: tudo o que você precisa saber é que algumas das principais características são a excelente performance e a capacidade de funcionamento offline. Eles também podem ser salvos na tela inicial do dispositivo e acessados com apenas um toque no ícone, tal como se faz com um aplicativo nativo.
Os seguintes recursos dos PWAs também merecem destaque:
Progressividade: É uma ferramenta poderosa que funciona bem independentemente da escolha do navegador. Ele se “aprimora” após cada vez que é utilizado pelo usuário.
Responsividade: Atende à necessidade de qualquer gadget/hardware, desktop, notebook, smartphone ou tablet.
Conectividade independente: como vimos, o PWA é projetado de tal forma que possa operar offline ou em redes de baixa velocidade. Portanto, não depende da natureza ou velocidade da conectividade do usuário à Internet, armazenando dados em cache para fins de conteúdo visual.
Segurança: Todo PWA fornece um servidor seguro, o sinal verde que os usuários podem ver na parte superior do navegador na forma de um cadeado verde, ou seja, o PWA deve operar via HTTPS.
Atualizado: Devido à capacidade de armazenamento em cache, os PWAs são sempre atualizados em tempo hábil.
Engajável: Com opções para habilitar notificações de push, os PWAs podem ajudar os usuários a se envolverem e serem notificados de forma personalizada.
Conveniente: Os usuários podem manter seu PWA preferido na tela inicial sem acessar nenhum tipo de loja de aplicativos.
Compartilhável: Basta enviar um link para compartilhar as características gerais; também há a possibilidade de linkar uma seção específica do PWA.
Principais diferenças entre apps nativos e PWAs
Aplicativos nativos
PWAs
O aplicativo nativo é desenvolvido especialmente para uma plataforma.
Roda em um navegador e se comporta praticamente como um aplicativo nativo.
A base de código é separada (Android/iOS).
Não precisa de base de código separada, não precisa instalar do Google Play ou App Store.
Experiência de usuário imbatível devido ao acesso ao hardware nativo.
Experiência de usuário excelente.
Requer um orçamento maior para escrever o código específico para cada plataforma.
Relativamente mais barato que os aplicativos nativos, pois é executado em várias plataformas com um único código.
Precisa ser baixado na loja de aplicativos.
O comando “Adicionar à tela inicial” é executado diretamente no navegador.
Requer mais espaço nos dispositivos.
Utiliza pouquíssimo espaço nos dispositivos.
Consome mais dados e rede.
Funciona bem em redes mais lentas e também offline.
Principais benefícios dos PWAs
- O principal benefício do PWA é que ele é independente de plataforma. Isso significa que um aplicativo pode ser desenvolvido usando uma única base de código e implantado em diversas plataformas.
- Por conta da simplicidade do seu desenvolvimento, os PWAs economizam tempo e recursos para colocar um aplicativo no mercado.
- As bases de código desses aplicativos são menores e sua capacidade de execução em um navegador (em vez de um aplicativo nativo) os torna leves.
- Outro benefício adicional dos PWAs é ser “SEO Friendly”: eles podem ser descobertos pela indexação dos mecanismos de pesquisa, sobretudo o Google.
- O usuário não precisa passar pela dor de instalar o PWA. Ao rolar pelo navegador da web, basta permitir a opção de “Adicionar à tela inicial” e o aplicativo será fixado na área principal do dispositivo.
Por exemplo, para baixar um app, primeiro você precisa abrir uma loja de aplicativos, encontrá-lo, instalá-lo, aceitar as permissões em seu dispositivo móvel e aguardar o download antes de poder usá-lo. É um processo demorado e, por isso, 20% dos usuários se perdem a cada etapa. Com os PWAs, os usuários têm os mesmos recursos de um app, mas todas as etapas que acompanham o download de aplicativos são removidas.
Principais desvantagens dos PWAs
- Suporte limitado no iOS, que obviamente compreende uma parcela significativa da participação no mercado de aplicativos móveis. Já há algum suporte, e a mudança de postura da Apple sobre isso mostra que há disposição em evoluir com esse tipo de solução.
- Seu aplicativo não pode ser publicado na AppStore, porém é fácil listá-lo no Google Play e já é possível disponibilizá-lo na Microsoft Store.
- PWAs são conhecidos por consumir mais bateria do que os aplicativos nativos.
- Recursos limitados de acesso nos dispositivos móveis, como NFC, Bluetooth e controles avançados de câmera.
Como saber se você deve optar pelo PWA?
O PWA é ideal para quem deseja lançar rapidamente um aplicativo no mercado, mas tem recursos financeiros limitados. É também uma excelente opção para o desenvolvimento de software corporativo vinculado a várias plataformas com uma única base de código.
Existem pelo menos 3 razões pelas quais você absolutamente precisa de PWAs:
Alcance de audiência: O PWA permite que os sites tenham mais audiência na Web mobile, pois combina os melhores recursos da Web e dos aplicativos.
Aquisição de usuários: Ao optar por desenvolver um PWA para sua empresa, o custo de aquisição de usuário se torna várias vezes mais barato em comparação com os aplicativos nativos. Isso significa simplesmente mais usuários por menos custos.
Conversão: O PWA é poderoso quando se trata de aumentar a taxa de conversão por dispositivos móveis.
Além disso, o PWA é uma ótima opção para empresas que ainda não têm total certeza sobre se devem investir dinheiro em aplicativos nativos ou para aquelas que querem incrementar a experiência mobile de seus clientes.
Quem usa os Progressive Web Apps?
A lista de marcas que entraram no barco dos Progressive Web Apps inclui nomes de projeção internacional:
- Twitter: O PWA Twitter tem mais de 1 milhão de visitas diárias.
- Forbes: O recurso de mídia Forbes recebeu mais de 12% de novos leitores.
- The Washington Post: Em comparação com o site mobile, o PWA apresenta resultados 88% melhores.
- Alibaba.com: A maior plataforma B2B do mundo, aumentou as conversões na web móvel em 76% com o PWA.
- BMW: Superou todas as expectativas do usuário quando decidiu transformar o site móvel em PWA.
Resultados:
✔ Crescimento de 50% em usuários móveis.
✔✔ Aumento de quase 4x no número de pessoas que clicam do BMW.com para o site de vendas da BMW.
✔ O tempo de carregamento foi 4x mais rápido.
✔✔ Quase 50% mais visitas no site pela otimização de mecanismos de pesquisa do que o site antigo.
Há também diversos aplicativos famosos que criaram versões para PWA, como por exemplo: WhatsApp (WhatsApp Web), Pinterest, Uber (cuja versão PWA funciona inclusive em celulares 2G) e o Tinder, como já vimos aqui.
Como PWAs podem impulsionar os seus negócios?
Cada vez mais, as empresas são pressionadas a se adaptar ao ambiente altamente competitivo e às expectativas crescentes de usuários exigentes.
Há empresas que gastam fortunas para melhorar a experiência de seus consumidores e manter aplicativos em diferentes plataformas, muitas vezes enfrentando fortes limitações de orçamento e tempo.
É aí que entram os PWAs, uma tecnologia nova e incrivelmente promissora que surgiu para mudar a maneira como as pessoas interagem com os sites.
Os PWAs combinam o melhor de um site com o melhor que os aplicativos nativos têm a oferecer, criando uma experiência fenomenal.
Para as empresas, é a chance de conquistar os usuários móveis e se diferenciar da concorrência, ao oferecer uma jornada digital superior que se traduz em maior engajamento, satisfação do cliente e taxas de conversão.
Não é à toa que muitas empresas de comércio eletrônico aderiram a esta tecnologia: um front-end de PWA exige menos custos de produção e oferece aos clientes uma experiência responsiva, rápida e semelhante a um aplicativo em todos os pontos de contato.
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