O software sob medida é uma solução adaptada às necessidades e atende aos requisitos específicos de cada tipo de negócio. Ou seja, a empresa decide exatamente o que ele faz e como funciona. É um investimento vantajoso em comparação com os softwares de prateleira.
Os softwares prontos (COTS – Commercial off-the-shelf), por conta de seu formato padronizado e inflexível, nem sempre atendem às necessidades operacionais das empresas, que precisam buscar atualizações. Por isso, é uma opção que pode não atender aos objetivos específicos que a empresa tem com uma plataforma ou aplicativo.
Mas como saber se é a hora de adotar um software personalizado?
Aqui estão os 5 sinais de que sua empresa precisa de uma solução de software sob medida:
1. O sistema legado está lento e desatualizado
Um argumento comum das empresas que ainda usam sistemas desatualizados é “eles funcionam bem o suficiente”. Isso quer dizer que o sistema funciona no limite de suas capacidades e a lentidão traz menor eficiência e produtividade.
2. Seu negócio precisa expandir
Para atingir metas ou até quando a empresa já atingiu seus objetivos de crescimento, é natural que precise atualizar sistemas. Um software sob demanda tem eficácia para melhorar os seus processos, aumentar a produtividade, agregar melhorias aos serviços que a empresa oferece ou até ser a base para novos serviços.
3. Os sistemas não estão integrados
Seus sistemas e aplicativos funcionam separados, sem se comunicar uns com os outros? Você precisa conectar um aplicativo personalizado a uma ferramenta como o CRM ou ERP? Um software sob medida, com suas APIs e capacidade de integração, proporciona o compartilhamento de dados entre ferramentas e sistemas, facilitando um ciclo tecnológico que destrava os negócios.
4. O sistema não tem capacidade de expansão
Sistemas legados são mais inflexíveis devido à tecnologia ultrapassada. Por isso suas funcionalidades ficam limitadas, o que dificulta atualizações, tornando-os incompatíveis com, por exemplo, novos recursos e sistemas operacionais, causando instabilidade e falhas no funcionamento.
Vale dizer que não é preciso desistir de todo o software legado: o software sob demanda cria um ambiente no qual é mais fácil integrar seu produto a outro software que já esteja em uso.
5. Dificuldade de manutenção por falta de mão de obra
O custo da manutenção para manter o funcionamento de um sistema legado é alto e, conforme o tempo passa, em algum momento não haverá mais suporte. No caso de falhas, a empresa não tem a quem recorrer.
Quanto custa um software sob medida?
Um software sob medida é customizado conforme o perfil e necessidade de cada negócio. “Customizar” advém da palavra custom (em inglês) e muitas vezes equivale a “caro” na mente das pessoas.
Mas o software customizado é uma solução econômica. Um software de prateleira requer um investimento maior, sobretudo por conta do custo de licenças. Há ainda outras questões positivas para você levar em consideração, entre elas:
– A economia também ocorre porque elimina o formato inflexível e padronizado: o software sob medida é adaptável e a adição de novas funcionalidades é fácil devido à sua escalabilidade, entre outras vantagens.
– Com um software sob demanda para sua empresa, você possui todos os direitos sobre ele e também sobre o código que roda por trás dele. Isso quer dizer que a sua empresa é a “dona” da estrutura do software e que ela pode ser alterada à medida que seus negócios progridem.
É claro que, dependendo de sua complexidade, o software customizado pode ter um custo inicial maior em relação aos comerciais. Mas você deve considerar o retorno desse investimento e as soluções que ele será capaz de resolver de forma mais rápida, eficiente e com menos recursos. Você está buscando diferencial competitivo? Avalie a criação de um software sob demanda com uma software house especializada em desenvolvimento de produtos customizados.
Agora que você já conhece os 5 sinais de que sua empresa precisa de um software sob medida, continue se aprofundando no tema. Assine agora a nossa newsletter para receber em primeira mão mais conteúdos como esse.