As tecnologias emergentes estão mudando a forma como as empresas operam internamente e se relacionam com clientes.
Mas porque algumas empresas crescem de forma exponencial e outras não?
Para converter seu potencial interno (capital humano, produtos, etc) em valor pro cliente final, as empresas precisam inovar assertivamente.
Nos últimos 5 anos, das empresas líderes em inovação que optaram pela transformação digital, 50% informaram grande esclarecimento e evolução em sua cadeia de valor, ou seja, passaram a compreender e otimizar o que gera valor pro negócio e pro cliente.
“A economia do futuro é digital e cresce a um ritmo 2,5 vezes superior aos demais setores. Globalmente, deve representar US$23 trilhões em 2025 e, localmente, atingir 25% do PIB brasileiro já em 2021.”
Segundo o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
O que é a Transformação Digital?
A Transformação Digital é a adoção estratégica de tecnologias digitais para melhorar processos e produtividade, gerenciar riscos de negócios e melhorar o atendimento ao cliente.
Tendências da Transformação Digital: Encontrando novas oportunidades
O desempenho das tecnologias avançadas em relação ao custo de implementá-las está melhorando dia após dia. Essa melhoria reflete em grandes oportunidades na esfera digital.
- 74% dos brasileiros utilizam dos meios digitais no processo de compra, revela pesquisa realizada pelo SPC Brasil.
Até o fim deste ano espera-se que mais de 50% das organizações redirecionem seus investimentos para inovações na experiência do cliente, segundo pesquisa da Gartner.
Até 2020:
- 86% dos compradores pagarão mais para ter uma melhor experiência. A experiência superará (se já não supera) o preço e o produto como diferencial das marcas.
- Pelo menos 55% das organizações vão se considerar digitais e buscarão criar novos modelos de negócios, produtos e serviços habilitados digitalmente.
- 30% das empresas do G2000 destinarão pelo menos 10% da receita para alimentar suas estratégias digitais.
Até 2021:
- Blockchain e tecnologias adjacentes serão responsáveis por reduzir os custos de transações em até 35%.
Até 2023:
- 95% das empresas terão incorporado KPIs digitais – com foco nas taxas de inovação de produtos/serviços, capitalização de dados e experiência dos funcionários – para compreender sua performance neste meio.
Fonte de Dados: IDC, Novembro 2018.
Desafios para a Transformação Digital Ágil
Em uma pesquisa feita pela Harvard Business Review foram entrevistados líderes executivos para saber o que acreditavam ser o maior impedimento para a Transformação Digital.
Dos 734 entrevistados, 55% disseram que a cultura tem sido um significativo desafio para a Transformação Digital. Outros 43% disseram ser o processo e menos de um terço (30%) citaram a tecnologia como obstáculo (Barreiras para Transformação Digital segundo 734 executivos. Fonte: Harvard Business Review Analytic Survey, Julho 2018).
Acredita-se que o equívoco está em focar apenas no “digital” quando a “transformação” é o que importa. Transformar a cultura da empresa é a maior preocupação dos executivos.
Mas porque tamanha preocupação?
Mudar a cultura corporativa é desafiar constantemente o status quo da empresa.
É preciso repensar antigos métodos e compreender que, em muitos casos, o que trouxe a companhia até onde ela está não será o que a levará ao próximo passo. Isso é essencial para que novos canais de oportunidades possam surgir.
Para tanto, as lideranças devem a como o digital está integrado ao funcionamento da empresa. Colaboradores devem ter a liberdade de compartilhar idéias e hábitos. Isso fomenta processos internos de inovação.
Lembrando que isso leva tempo e ocorre gradualmente. Adotar uma cultura de colaboração, adaptabilidade e transparência irá impulsionar o processo de transformação.
E sua empresa, está pronta para inovar?
De acordo com a pesquisa feita entre CEOs feita pela PwC, 55% dos executivos-chefes de grandes empresas globais acreditam não estarem aptos para inovar com efetividade.
Fonte: PwC, 22nd Annual Global CEO Survey – 2019.
Mas a verdade é que para cada empresa esse processo é percebido de maneira diferente. Não há uma única definição que se aplique a todas. Não à toa que as empresas buscam cada vez mais por parcerias estratégicas para conseguir soluções alinhadas com seus objetivos estratégicos particulares.
Afinal, em tempos digitais, não mudar é muito mais arriscado do que buscar a transformação digital.
O Outsourcing como estratégia
Sabemos que formar um time qualificado multidisciplinar demanda tempo e dinheiro. Como se não fosse o bastante, o resultado final dos projetos ainda pode não ser o esperado inicialmente.
Por estas razões, elencamos algumas das vantagens do Outsourcing como estratégia para acelerar a Transformação Digital:
- Acesso a especialistas com conhecimentos e habilidades multidisciplinares;
- Rápido lançamento de novos produtos no mercado;
- Maior acessibilidade tecnológica;
- Liberação dos recursos internos gastos na contratação de pessoal;
- Agilidade para realocar pessoas no projeto;
- Redução do risco interno;
- Aumento do foco e, consequentemente, eficiência na gestão.
Contar com uma parceria estratégica faz toda a diferença para as empresas que buscam agilidade e sabem que qualidade não é negociável.
Foi trabalhando desta forma que a Capptan — nosso time expert em desenvolvimento mobile, entrou para o Top 3 de especialistas em apps da América Latina.
Grandes companhias como Calvin Klein, DHL, Médicos Sem Fronteiras, redeFlex, Restoque e Sicredi contam conosco em seu processo de Transformação Digital. Veja o que eles disseram:
“Buscamos no mercado empresas que nos ajudassem a transformar nossa realidade. Não queríamos uma relação contratual, mas sim uma relação de confiança e de valores não financeiros. Não tenho a menor dúvida de que eu indicaria.”
Carolina Strobel – Diretora de Inovação da Restoque
“Essa agilidade e forma de conceber produtos é muito importante. É ágil e direta. Vamos entregar um produto enxuto e muito funcional. Aconteceu uma revolução, algo que nunca rolou dentro da empresa que é essa sinergia.”
Frederico Silveira – Diretor de Tecnologia da Calvin Klein
“Em duas semanas tínhamos toda a fase inicial de ideação, prototipação e análise prontos. A gente pode se apoiar em diversos profissionais para entregar uma solução em tempo curto com muita qualidade. A UDS é como uma extensão da nossa empresa.”
Ricardo Gossi – CIO da redeFlex
Na era Digital, a questão não é mais “quando?”, e sim “como?” sua empresa se transformará digitalmente.
Conheça nossa Jornada do Cliente e inicie/acelere sua transformação digital: