O Outsourcing de TI, prática amplamente adotada por empresas dos mais variados setores, oferece a terceirização de atividades relacionadas à Tecnologia da Informação. Desde a criação e administração de sistemas até a infraestrutura de TI, essa abordagem é frequentemente adotada por organizações com ambientes tecnológicos complexos.
Afinal, a rápida evolução tecnológica muitas vezes supera a capacidade interna das empresas, e encontrar bons profissionais também pode ser um desafio, em um mercado tão concorrido. Assim, os benefícios do Outsourcing de TI tornam-se cada vez mais atrativos, e a sua prática, uma solução eficiente.
Neste artigo, abordaremos os sinais de atenção na hora de repensar a sua forma de contratação, os benefícios do Outsourcing de TI e dar dicas sobre como escolher uma empresa qualificada e confiável.
Continue sua leitura para ficar por dentro.
Outsourcing de TI e a Legislação Brasileira
O Outsourcing de TI, também conhecido como terceirização de serviços de Tecnologia da Informação, é uma prática empresarial em que uma empresa contrata uma terceirizada especializada, para gerenciar parte ou toda a sua infraestrutura, operações e processos de TI. Isso significa que, em vez de manter uma equipe interna, a empresa delega essas responsabilidades a um provedor de serviços.
A legislação brasileira, especialmente a Lei de Terceirização (Lei nº 13.429/2017), regulamenta a prática no Brasil. A lei permite a terceirização de qualquer atividade, desde que a contratada seja especializada na prestação do serviço.
Essa mudança na legislação foi um marco importante para o setor de tecnologia, pois ampliou as possibilidades de aplicação do Outsourcing de TI no Brasil. Antes da lei, a terceirização de atividades-fim era proibida, o que limitava as empresas na escolha de parceiros para a prestação de serviços de tecnologia.
Escassez de profissionais qualificados e previsões futuras
Até 2025, o Brasil enfrentará um déficit de 530 mil especialistas em Tecnologia. Essa é a conclusão de um estudo divulgado pelo Google em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
Conforme o relatório, a formação de novos profissionais não acompanhará a demanda do mercado. Entre 2021 e 2025, cerca de 53 mil profissionais se formarão, enquanto a demanda por novos talentos nesse período será de aproximadamente 800 mil.
Mas quais são os principais motivos para essa escassez? O Google ouviu startups, executivos e profissionais do setor, que listaram diversos fatores. Entre eles, estão:
- Ensino defasado de pensamento lógico nas escolas brasileiras;
- Barreiras enfrentadas por pessoas negras e mulheres no mercado de tecnologia;
- Falta de desenvolvimento de profissionais seniores na área de TI no país;
- Dificuldade dos jovens em conseguir o primeiro emprego na área de tecnologia;
- Limitações para pessoas que vivem em regiões distantes dos grandes centros urbanos;
- Condições mais atraentes oferecidas internacionalmente.
Fonte: G1
Como saber a hora de mudar a estratégia de contratação?
Para empresas que buscam profissionais de alta performance na área de Tecnologia, a terceirização pode ser uma solução eficaz para enfrentar esse desafio. Empresas qualificadas, que prestam serviços de Outsourcing de TI têm acesso a uma ampla rede de profissionais qualificados, com experiência e expertise multidisciplinar, de diferentes regiões e backgrounds.
Além disso, tais empresas têm a capacidade de escalar sua oferta de serviços rapidamente, de acordo com as necessidades das contratantes. Dessa forma, elas podem montar squads completas e versáteis, pensadas para a adaptação total de um projeto.
Outro fator importante é que as empresas de Outsourcing são especialmente atrativas para profissionais da área, já que oferecem as ferramentas, modalidade de trabalho e know-how de mercado que proporcionam o crescimento profissional.
8 Benefícios do Outsourcing de TI
1. Garantir a segurança das informações
Manter a segurança das informações pode ser desafiador. Bons provedores de serviços podem trazer boas práticas de segurança e recomendações para implementar políticas eficazes.
Dessa forma, com uma Metodologia Ágil de entrega e a adoção da abordagem de DevSecOps, essas empresas integram as melhores práticas de Desenvolvimento de Software à segurança que o negócio precisa.
2. Reduzir custos
A redução de custos é um benefício do Outsourcing de TI, direto e mensurável. Afinal, há economia de encargos trabalhistas, recrutamento e seleção, e possibilidade de redução de investimentos em capacitação.
Como resultado, a empresa contratante tem acesso aos profissionais mais capacitados para a execução de atividades, o que se adequa conforme o projeto.
3. Maior qualidade dos profissionais
Contratar profissionais especializados por meio do Outsourcing com uma empresa reconhecida garante qualidade, evita custos associados à gestão de equipe interna e reduz riscos de perda de conhecimento.
Com boas práticas de documentação e até mesmo a troca com a equipe interna, esses profissionais impulsionam a evolução do setor de Tecnologia e, consequentemente, do modelo de negócio.
4. Foco no Core Business
A terceirização permite que a empresa se concentre no seu negócio principal, liberando tempo e recursos para atividades estratégicas.
Com o apoio de profissionais qualificados, também é possível avançar de forma ágil em projetos que, com a curva de aprendizado de novas contratações, poderiam levar anos para serem concluídos.
5. Melhorar a organização operacional
Ao terceirizar, a empresa elimina preocupações com escalas de férias e ganha eficiência na gestão de equipes, resultando em maior produtividade e menos burocracia.
Dessa forma, isso significa muito mais tempo e foco nas estratégias de crescimento.
6. Agilizar a correção de falhas
Equipes terceirizadas podem oferecer correções rápidas de falhas, garantindo a disponibilidade contínua dos sistemas e evitando prejuízos.
Com modelos de testagem avançados em todas as etapas de desenvolvimento, empresas contratantes também têm a certeza de que qualquer falha será mapeada durante o processo.
7. Aumentar a reputação no mercado
Ao herdar certificações e selos de segurança do provedor de serviços, a empresa pode reforçar sua reputação no mercado, demonstrando comprometimento com qualidade e segurança. Esse é um dos mais vantajosos benefícios do Outsourcing de TI.
8. Contratar serviços sob demanda
A flexibilidade do Outsourcing permite contratar especialistas qualificados apenas quando necessário, evitando custos extras. Afinal, projetos específicos podem precisar de profissionais somente por tempo limitado.
Isso possibilita que a empresa contratante determine seu planejamento e como distribuirá seus custos no decorrer do tempo.
O que considerar na hora de escolher?
Como você conferiu, a lista de benefícios do Outsourcing de TI é grande, mas ela também demonstra a necessidade escolher um bom prestador, para garantir que o negócio colha todas essas vantagens.
Dessa forma, é importante considerar uma série de fatores, incluindo a experiência da empresa, a qualidade dos profissionais que ela oferece e o custo dos serviços. Ter acesso aos cases de sucesso e quais marcas aprovam o trabalho do prestador é uma boa forma de conhecer o nível de entrega e as referências que comprovam a qualidade do trabalho.
Além desses fatores, é importante também considerar o alinhamento cultural entre a empresa contratante e a terceirizada. Aqui na UDS, por exemplo, oferecemos Outsourcing de profissionais que são aderentes à cultura da empresa contratante e aos desafios técnicos do projeto. Isso garante que os profissionais contratados irão se adaptar rapidamente e atingir as expectativas.
Além disso, nós também contamos com:
- Experiência: mais de 20 anos de experiência como Software House, com cases de sucesso em diferentes setores de mercado. Isso demonstra o conhecimento e a expertise necessários para atender às expectativas de empresas de todos os tamanhos e setores.
- Qualidade dos profissionais: em nosso banco de dados exclusivo, contamos com profissionais de tecnologia altamente qualificados, com experiência e expertise em todas as áreas de TI. São mais de 300 mil profissionais segmentados, o que permite encontrar aqueles que melhor atendem às necessidades das empresas contratantes, de forma rápida e certeira.
- Custo: oferecemos os serviços de Outsourcing de Ti com preços competitivos, além de condições flexíveis de pagamento, o que pode ser uma vantagem para empresas como a sua.
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