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Modelos de Contratação de TI e seus custos: descubra as alternativas disponíveis

No Brasil, onde a rotatividade em TI é alta, alternativas como terceirização, CLT e PJ oferecem diferentes benefícios e desafios. Compreender essas modalidades é essencial para otimizar a contratação e gestão de equipes de TI.
  • Tainá Aquino
  • 16 de dezembro de 2024
  • Outsourcing de TI

A escassez de profissionais qualificados em TI é um desafio global. Nos Estados Unidos, contratar um profissional de TI leva em média 66 dias, comparado a 43 dias para outras funções. No Brasil, a taxa de rotatividade em TI é de 13,20%, a mais alta entre todos os setores, com uma permanência média em altos cargos de apenas 2,6 anos. Essa alta rotatividade e dificuldade de contratação de TI trazem várias consequências negativas:

  • Interrupções em projetos;
  • Aumento dos custos operacionais;
  • Desmotivação dos funcionários;
  • Queda na produtividade e na qualidade dos serviços.

Esses fatores impactam diretamente a vantagem competitiva das empresas, dificultando a inovação e a colaboração eficaz. E é para lidar com eles que as lideranças precisam estar por dentro das alternativas disponíveis no mercado.

Terceirização como alternativa

Desde a liberação da terceirização para atividades-fim pela Lei 13.429/2017 e a Reforma Trabalhista, muitas empresas adotaram essa estratégia. Segundo o IBGE, 22% dos trabalhadores formais no Brasil são terceirizados, e 80% das empresas brasileiras utilizam a terceirização. Em média, 18,6% dos orçamentos das empresas são destinados a esse tipo de contratação.

A terceirização de TI oferece flexibilidade, mas não exime as empresas de corresponsabilidade pelo trabalhador. Portanto, é crucial entender e comparar cada modalidade de contratação.

🔗 Leia também:

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  • Desenvolvedores Júnior, Pleno e Sênior: qual a melhor contratação? →
  • Analista de Testes (QA) Júnior, Pleno ou Sênior: qual contratar? →
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  • O papel do Product Owner no Desenvolvimento de Software →

Modelos de contratação de TI no Brasil

No Brasil, existem três principais formas de contratar profissionais de TI: CLT, PJ e Outsourcing de TI. Cada uma dessas modalidades tem suas próprias vantagens, desafios e custos associados.

1. CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)

A contratação CLT é a forma tradicional de emprego, oferecendo estabilidade e benefícios aos funcionários, como férias remuneradas, 13º salário, FGTS e outros direitos trabalhistas. No entanto, esse modelo pode ser oneroso para as empresas devido aos altos encargos trabalhistas e fiscais.

2. PJ (Pessoa Jurídica)

No modelo PJ, o profissional é contratado como uma empresa individual, emitindo notas fiscais pelos serviços prestados. Esse formato oferece mais flexibilidade e pode resultar em uma carga tributária menor para a empresa e para o profissional. Há, no entanto, diversos cuidados a serem tomados para garantir a segurança jurídica da empresa contratante e da empresa contratada.

3. Outsourcing de TI

A terceirização de TI envolve a contratação de uma empresa externa para fornecer profissionais ou gerenciar projetos inteiros de TI. Essa abordagem permite acesso a uma ampla gama de habilidades especializadas e pode ser escalada conforme a necessidade.

Quer saber as diferenças de cada um desses modelos de contratação de TI, suas obrigatoriedades e custos? Baixe agora nosso conteúdo na íntegra e descubra a melhor opção para você. 

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Tainá Aquino

Especialista em Conteúdos de Tecnologia e Analista de SEO da UDS. Formada em Jornalismo com MBA em Marketing e Branding.
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