A falta de profissionais de TI para preencher as vagas de tecnologia disponíveis no país é grande e a tendência é que isso só aumente.
“Vivemos um apagão de talentos”.
“São 400 mil vagas de TI abertas”.
“Temos 700 mil vagas de tecnologia não preenchidas”.
“100 mil novas vagas de TI abertas por ano, enquanto o país forma apenas 54 mil profissionais”.
As frases desenham um cenário bastante desafiador para o setor de TI no Brasil, que, segundo o IBGE, foi um dos segmentos que mais cresceu em 2021, registrando alta de 5,6%.
Vagas de tecnologia: entendendo o cenário atual
Para 2022, a IDC (empresa de pesquisas sobre o setor) prevê um crescimento de 9,4% no mercado de tecnologia da América Latina. Ou seja, a demanda por inovação crescerá mais e impulsionará a necessidade da expansão dos times de TI nas empresas.
O baixo número de formandos na área é um dos principais fatores para a crise. Um outro ponto é a velocidade com que os profissionais trocam de cargos e companhias. Dessa forma, sempre há uma vaga aberta, não importa se o salário é incrivelmente alto e os benefícios são os melhores possíveis.
Um dado do IBGE mostra que, em 2021, houve um aumento de 178% nas oportunidades de emprego em tecnologia no comparativo com 2020.
Listamos as principais consequências da falta de profissionais de TI para o seu negócio
1. Dificuldade para implementar inovações
A transformação digital é prioridade nas empresas. Não há um tipo de negócio que não esteja falando em se transformar digitalmente. Mas para inovar é preciso que as companhias tenham profissionais de TI.
Neste contexto, a dificuldade de contratar pessoas da área de tecnologia pode travar a inovação. E isso não acontece apenas em empresas menores, as grandes corporações, com times robustos de TI, podem ter projetos pausados, caso não tenham o profissional certo dentro de casa.
Este problema ocorre, pois cada iniciativa exige perfis diferentes. Muitas vezes, a equipe da empresa está mais focada em uma determinada tecnologia e o novo plano da companhia envolve desenvolver ferramentas em outra linguagem de programação.
Ou seja, um time com muitos profissionais de TI não será o suficiente para as demandas da área de inovação.
2. Perder mercado para a concorrência
Com o mercado todo olhando para a transformação digital, não ter profissionais para tocar novos projetos tecnológicos no seu negócio tende a te deixar para trás dos concorrentes.
No mundo corporativo atual, profissionais de tecnologia ligados às áreas de desenvolvimento e de dados são os protagonistas de ações para diferenciar as empresas dos concorrentes.
Projetos relacionados à gestão de grandes quantidades de informações, normalmente, têm objetivos de proporcionar inteligência competitiva para o negócio.
Ficar sem um engenheiro ou cientista de dados tende a deixar a empresa menos capaz de reagir aos concorrentes, trazer insights a partir dos dados gerados pelo negócio e de antecipar tendências do mercado.
A ausência de desenvolvedores focados em determinadas tecnologias também pode atrapalhar. A capacidade de desenvolver softwares proprietários personalizados é mais um ponto muito ligado a ter vantagens em relação aos concorrentes.
Com ferramentas próprias ou mesmo a melhor integração entre as plataformas utilizadas pela empresa, as entregas da companhia ficam mais ágeis, o que a coloca na frente da concorrência.
Portanto, não ter o time completo de tecnologia é um atalho para ficar atrás dos concorrentes.
3. Perder clientes por falta de atualizações e melhorias
Grande parte das empresas hoje são de tecnologia ou dependem de tecnologia para entregar os seus serviços.
Um exemplo é a Uber, que trabalha com transporte e entregas, mas que sem o bom funcionamento e atualizações constantes de suas plataformas tecnológicas, não conseguirá entregar a excelência desejada pelos clientes.
Dessa forma, a possibilidade de perder usuários é enorme.
Além disso, empresas de tecnologia ou com forte background no setor precisam sempre oferecer novos recursos ao mercado, pois os consumidores desejam melhorias.
E, como já colocado no texto, a falta de profissionais de TI ocasiona dificuldades de implementar inovações, o que tende a fazer com que a base de clientes diminua.
4. Excesso de bugs e instabilidades nos sistemas
Sistemas precisam ter correções e atualizações constantes. Muitas vezes, com lacunas nos times de tecnologia, as empresas acabam deixando a parte de manutenção de lado, entendendo que as tarefas não são tão prioritárias.
Na prática, isso gera vários problemas. Há um aumento no número de bugs e instabilidades nos sistemas da companhia, prejudicando diretamente as entregas, os projetos e o desempenho da squad de forma geral.
Quem nunca sofreu por trabalhar com um sistema fora do ar?
5. Aumento da insatisfação do time
Equipe de TI sem lacunas garante que todos os softwares estejam funcionando bem e que novas iniciativas sejam constantemente desenvolvidas.
Hoje, o cotidiano de trabalho da maioria dos profissionais envolve o uso de softwares e ferramentas tecnológicas. Ou seja, com a manutenção correta e novas funcionalidades sendo implementadas constantemente, a tendência é que o dia a dia dentro da companhia fique mais leve. Dessa forma, o desempenho tende a melhorar.
Além disso, as pessoas costumam preferir trabalhar em empresas que trazem soluções transformadoras ao mercado. Uma equipe completa é capaz de inovar mais e evoluir os produtos e os serviços.
Por isso, não conseguir contratar ou repor um profissional de TI no tempo certo, tende a impactar negativamente a satisfação de todo o time da empresa.
Esses são 5 pontos que devem fazer você olhar mais atentamente para a contratação de profissionais de TI.
Muitas vezes, terceirizar o time ou o recrutamento é a melhor alternativa para evitar os problemas listados.
Qual a solução para encontrar os melhores profissionais de TI?
O contexto está colocado e não vai mudar rapidamente. Muitas empresas já encontraram a solução no mercado para superar a dificuldade em contratar profissionais de TI.
Elas terceirizam o desenvolvimento ou contratam especialistas em hunting de profissionais de TI.
Mesmo pagando por um serviço que “poderia ser feito dentro de casa”, a percepção é de que vale muito a pena. Afinal, ficar com as vagas não preenchidas traz prejuízos muito maiores do que os valores gastos com Alocação ou Hunting terceirizado.
Para receber mais conteúdos sobre tecnologia e as últimas novidades sobre o mercado de TI, inscreva-se na nossa newsletter.