São inúmeros os desafios na hora de contratar bons profissionais de TI, já que mesmo em cenários de crise, a demanda por esses especialistas segue cada vez maior. 

A procura por profissionais de tecnologia cresceu mais de 670% durante a pandemia, só em 2020. Sendo pessoas desenvolvedoras as mais procuradas. 

Até mesmo organizações estruturadas que já entenderam a necessidade de uma área de tecnologia encontram dificuldades para preencher suas vagas. Afinal, todas as empresas estão em busca do mesmo objetivo: encontrar profissionais de TI especializados de forma ágil e assertiva para atender a demanda extremamente rápida das empresas. 

Empresas especializadas em Hunting de TI também estão em expansão e fazem cada vez mais sentido nesse cenário tão desafiador de contratação. 

Entenda o que é, exatamente, o processo de Hunting de TI e como ter sucesso na contratação do serviço. 


O que é Hunting em TI?

O processo de hunting envolve uma busca ativa e especializada por profissionais de tecnologia, seguindo uma série de etapas que garantem mais qualidade e rapidez na contratação. 

Uma empresa de hunting de TI irá muito além de uma consultora de RH, cuidando de toda a seleção, entrevistas, testes técnicos e as burocracias relacionadas à contratação de talentos. 

Algumas consultorias também acompanham o projeto e ajudam a solucionar caso haja algum problema com o recém-contratado. Optar por esse tipo de serviço facilitará muito a contratação e o esforço que a sua empresa precisaria dedicar em todo o processo, além do custo de formar um time interno de especialistas. 


As 3 principais vantagens 

“Por que eu deveria contratar uma consultoria de tecnologia pra isso?” é uma pergunta realmente válida. 

Atrair um profissional tão concorrido exige muito trabalho e especialização. Insistir na forma tradicional de contratação fará com que a sua empresa enfrente alguns problemas e atrase suas entregas. 

As empresas que enxergarem isso antes, ganharão uma vantagem competitiva grande no mercado. 


1. Rapidez na contratação

Sabia que uma contratação tradicional sem ajuda de uma empresa especialista pode levar de 2 a 3 meses ou mais para finalmente encontrar o candidato ideal? 

Sabemos que é um timing grande, levando em conta a rapidez que as empresas precisam lançar novos produtos e se diferenciarem dos seus concorrentes.  

Na UDS, temos processos estabelecidos para encontrar os melhores talentos para a sua empresa em até 5 dias. Com a sua squad montada, o projeto é iniciado com o planejamento necessário para cumprir seus objetivos.


2. Assertividade

Qualquer empresa precisa contratar profissionais aderentes à cultura e desafios do projeto, mas quando falamos de uma contratação tão especializada, com profissões muitas vezes jovens, o crivo técnico é um ponto indispensável para o sucesso da contratação. 

Uma empresa de tecnologia que faz em recrutamento de ti conta com headhunters e especialistas técnicos altamente qualificados para entender onde e como encontrar o melhor candidato para a vaga. 

Eles também conseguem conversar de igual para igual com os profissionais e conduzir uma estratégia de atração muito mais assertiva. Lembre-se: estamos falando de profissionais exigentes que analisam estrategicamente as vantagens técnicas de trabalhar em tal empresa. 


3. Menos investimento em capacitação

Uma empresa sempre deve investir na capacitação do seu time, mas estamos falando aqui de um erro comum: a grande dificuldade em encontrar o perfil ideal para a vaga, acaba trazendo alguém sem a parte técnica e também sem fit cultural.

Isso acaba demandando um longo período de investimento em capacitação e onboarding. Esses são outros pontos negativos do modelo tradicional de contratação.

Também precisamos levar em conta o preço alto de uma contratação errada para a empresa. Terceirizar é transferir essa responsabilidade para alguém que lhe dará garantias de sucesso. 


Como ter sucesso em Hunting TI 

Quais são as etapas de contratação? São aplicados testes técnicos e comportamentais? A consultoria consegue, de fato, entregar qualidade e agilidade? Também conseguem dar andamento em todo o processo de forma autônoma?

Essas são perguntas básicas, mas vá além delas. 

Procure por um parceiro de tecnologia com expertise comprovada e com metodologias de hunting bem estabelecidas. 


Encontre os melhores profissionais de tecnologia


Aqui na UDS, temos uma unidade de negócio exclusiva para a área de alocação e hunting de profissionais de tecnologia. 

Não somos uma empresa de recrutamento, somos uma fábrica de software com mais de 20 anos de experiência, com mais de 900 clientes e 5000 projetos em diferentes setores de mercado. 

Somos ágeis e flexíveis para entregar valor rápido e com o melhor custo-benefício.


Hunting de TI da UDS: Formação de squad completa em 20 dias

Sabemos que agilidade é tudo, por isso formamos uma squad de alta performance em até 20 dias. Cuidamos de todo o processo de busca, seleção, entrevista, testes técnicos e comportamentais. 

Também queremos entregar resultados acima de tudo e que o risco de contratação seja zero, ou seja, a sua empresa só paga quando o candidato entra para o time. 

Já ajudamos empresas como TOTVS, Yamaha, Madero, Hering, Animale e Grupo Primo a ter sucesso na contratação e tempo para focar no próprio negócio.

Na imagem, Hunting de TI e profissionais específicos especialistas da UDS Tecnologia.

Contrate agora os melhores profissionais de tecnologia para o seu projeto.

Leave A Reply