Android, ASO, Chatbot, PWA, UX… Mesmo assim, especialistas têm dúvidas sobre alguns termos que acompanham o desenvolvimento de aplicativos. Por isso, a UDS traz aqui este Glossário dos Apps: termos técnicos do universo mobile, com palavras e abreviaturas que fazem parte da terminologia básica utilizada no dia a dia da criação de app em ordem alfabética. Confira:
Ads
Anúncios digitais que aparecem nas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube), websites ou em pesquisas no Google. Os Ads podem vir na forma de links patrocinados, Rich Media (anúncios com recursos de mídia como fotos, vídeos e jogos), entre outros.
Android
Com presença em mais de 72% dos celulares do mundo e mais de 1,6 bilhões de usuários, o Android é o sistema operacional mobile mais utilizado do planeta. Baseado em Linux, está presente em celulares, tablets, carros (Android Auto) e wearables (como os relógios inteligentes). E, por isso, o código do sistema operacional é disponibilizado pelo Google sob licença de código aberto.
APK (Android Application Pack)
Pacote de aplicações que pode ser descompactado e instalado no sistema Android. Funciona de forma semelhante aos arquivos .exe do Windows. Os apps baixados no Google Play Store (ou fora dele) estão em APK.
APP
Um dos termos mais conhecidos do glossário dos apps. Abreviação da palavra em inglês “application”, Apps são os aplicativos móveis: softwares que podem ser instalados em dispositivos eletrônicos, particularmente em celulares (mas também em tablet e smart tv).
App Store
Em geral, uma app store é um ambiente que ajuda o usuário a encontrar, baixar, instalar e atualizar aplicativos (softwares e jogos gratuitos ou comerciais) para seu computador ou dispositivo móvel. Também é o termo de app oficial pelo qual se conhece a loja virtual de aplicativos exclusivos da Apple. Outras lojas de apps são a Google Play (Android), Microsoft Store (Windows), Amazon Appstore e GetJar.
ASO
Com o número crescente de aplicativos nas App Stores, as empresas começaram a criar métodos para melhorar o ranqueamento e tornar os seus apps mais fáceis de encontrar. A esse conjunto de estratégias de otimização dá-se o nome de ASO (App Store Optimization). Uma das estratégia ASO, por exemplo, é encontrar as palavras-chave ideais para inserir no título e descrição do app na App Store.
Back-End
Em arquitetura de software, é o desenvolvimento de aplicativos mobile e também a programação que está por trás da interface de um app, permitindo o seu funcionamento.
Chatbot
Programa de computador dotado de inteligência artificial (IA) que é capaz de emular a interação verbal com um humano, respondendo perguntas dos usuários. Utilizado principalmente para atendimento ao cliente e também para obter feedbacks.
DAU (Daily Active Users)
Sigla para Daily Active User (atividades diárias dos usuários em tradução livre), trata-se de um termo de app usado na métrica de interações dos usuários com o app realizadas no período de um dia. Ou seja, é um instrumento para as empresas medirem o índice de uso de seus aplicativos. Alguns critérios usados para medir o DAU são: login, visitas e compras.
Front-End
Front-End é a interface gráfica com a qual o usuário interage, desenvolvida através de linguagens de programação (geralmente utilizando HTML, CSS e JavaScript).
Full-Stack
Desenvolvedor Full-Stack é aquele que pode atuar tanto no Front-End quanto no Back-End, sendo portanto um profissional bastante versátil.
Google Play Store
Este é outro termo do nosso glossário de apps bem conhecido por quem é ou não da área de tecnologia. O Google Play é para o sistema Android o que a App Store é para a Apple, em outras palavras: a loja de apps onde os usuários podem realizar os downloads. Em 2021 a loja possui mais de 3 milhões de aplicativos disponíveis.
Híbrido
É um aplicativo desenvolvido a partir de plataformas nativas (sistema operacional iOS ou Android) com uso de recursos web. Neste artigo explicamos em detalhes tudo sobre o que é um app híbrido. Confira!
HTML5
HTML5 (última versão da Hypertext Markup Language- HTML) é um padrão multiplataforma da Web que pode criar aplicativos compatíveis não apenas com dispositivos móveis, mas também com navegadores de desktop e notebook, contribuindo para uma experiência perfeita em todos os dispositivos do usuário.
In-App Purchase
Compra de alguma funcionalidade extra dentro do aplicativo, como, por exemplo: filtros novos para editar imagens e serviço de assinaturas.
InVision
Ferramenta para a criação rápida de protótipos de interfaces, com recursos de navegação que permitem a realização de testes de experiência do usuário. É voltada para o trabalho colaborativo, possibilitando que profissionais compartilhem projetos.
iOS
Sistema operacional da Apple lançado em 2007 com o primeiro iPhone. Cerca de 13% dos dispositivos móveis do mundo utilizam iOS.
Jailbreak
Ao fazer o jailbreak de um dispositivo, você remove os bloqueios e restrições que são colocados em prática para que você possa instalar apenas aplicativos oficialmente aprovados da App Store.
MAU (Monthly Active Users)
O mesmo que DAU, porém, o MAU é a métrica das interações mensais dos usuários com determinado aplicativo.
mCMS
Sigla para Mobile Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em tradução livre. É o conteúdo que está armazenado no dispositivo (como as fotos salvas em um celular, por exemplo).
MVP (Minimum Viable Product)
A sigla MVP significa Minimum Viable Product (“Produto Minimamente Viável”, em tradução livre) e nada mais é que a versão simplificada de um produto, mas que, apesar disso, já tem todas as suas funcionalidades principais. O objetivo básico do MVP é coletar feedbacks de funcionamento antes do lançamento do produto.
Native Bridge
É implementado como parte do Android Runtime (ART) na arquitetura Android. Ele é usado para dar suporte à execução de bibliotecas nativas em uma arquitetura de processador diferente para que um aplicativo com bibliotecas nativas possa ser executado em uma variedade maior de dispositivos.
Nativo
App feito exclusivamente para um sistema operacional específico (Android ou iOS). Os apps nativos têm a vantagem de acessar integralmente os recursos do dispositivo, como câmera e GPS, por exemplo.
Notificação Push
Uma notificação push é uma mensagem curta que pode ser enviada aos usuários do aplicativo mesmo que este não esteja aberto. As mensagens são exibidas na tela inicial do dispositivo (mesmo quando bloqueado). O iOS exige que os aplicativos peçam permissão aos usuários antes de enviar notificações push; mas o Android, não.
Painel administrativo
É considerada como a área onde os desenvolvedores podem fazer a gestão do conteúdo. Além disso é onde se realiza o cadastro de informações que serão apresentadas na plataforma.
Plataformas Web
As plataformas Web permitem aos usuários a navegação e o download de aplicativos, jogos, filmes e muito mais, como a Google Play (Android) e a App Store (iOS). É um modelo de negócio que conecta produtores (desenvolvedores de apps, por exemplo) e consumidores, para que eles se conectem a esse ambiente e interajam entre si, buscando criar algum valor de troca.
PWA
Progressive Web App (PWA) é um termo de app aplicado para um tipo de aplicativo que opera na Web em qualquer plataforma com um navegador compatível com os seus padrões, incluindo desktop e dispositivos móveis. É construído com tecnologias da Web, como HTML, CSS, JavaScript e WebAssembly, e é acessado como se fosse um site, sem qualquer necessidade de instalação.
React Native
O React Native é um framework híbrido utilizado para escrever aplicativos móveis multiplataforma e que tem chamado a atenção dos desenvolvedores por suas características, facilidades e uma série de vantagens.
Baseado em ReactJS – a biblioteca JavaScript do Facebook –, o React Native é focado na interface do usuário, o que faz com que os aplicativos carreguem mais rapidamente e tenham fluidez.
ROI
A sigla ROI significa “Return Over Investment”, que pode ser traduzido como “Retorno sobre Investimento” em tradução livre. Trata-se da taxa de lucro: a relação entre dinheiro investido e o dinheiro ganho.
SDK
SDK significa Software Development Kit, que é um pacote de programação que permite aos desenvolvedores criar aplicativos para uma plataforma ou estrutura de software específica. Um SDK normalmente inclui uma ou várias APIs, ferramentas de programação e documentação.
SO (Sistema Operacional)
É o software principal de um dispositivo, que faz a gestão dos recursos de hardware e também dos outros softwares. Os exemplos mais conhecidos são o Microsoft Windows para computadores pessoais e laptops e o Android para celulares.
Teste A/B
Um termo do nosso glossario dos apps muito conhecido no mundo do marketing digital. Teste usado para comparar duas ou mais variações de elementos do aplicativo para ver qual tem melhor desempenho. Exemplos podem ser botões, cores de fundo, ícones, capturas de tela, fontes e conteúdo do aplicativo.
TestFlight
Plataforma da Apple que permite que desenvolvedores realizem testes internos e externos de seus aplicativos antes de publicarem na Apple Store.
UI (User Interface)
O UI, ou User Interface (Interface do usuário), é um termo para falar da interação entre pessoa e máquina no geral e é mais comumente utilizado para falar da interação entre pessoa e aplicativo (ou software) em particular.
Mas o que isso significa na prática? A interface do usuário lida com todos os elementos do software que podem ser percebidos sensorialmente, como elementos visuais (layouts, imagens, fotos) e sonoros.
O UI Designer (“User Interface Designer” ou “Designer de Interface do Usuário”, em tradução literal) é o profissional que executa o design das interfaces (telas) do software. Com ferramentas de design prototipação, ele transforma as funções que o Analista de Sistemas descreveu em telas que mostram como o software será.
UX (User Experience)
UX é uma sigla para a expressão em inglês User Experience (“experiência do usuário”, em tradução livre). Ela se refere a um conjunto de estratégias para enriquecer a experiência do cliente com base em designs responsivos e facilidade de navegação, com o objetivo de suscitar respostas emocionais positivas.
Xcode
É o ambiente de desenvolvimento livre e integrado da Apple, que já contempla as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um aplicativo em iOS. Somente empresas e desenvolvedores integrantes do Xcode podem distribuir aplicativos na App Store.
Wireframes
São rascunhos usados para apresentar as funções propostas, estrutura e conteúdo de um aplicativo. Um wireframe separa os elementos gráficos do aplicativo dos elementos funcionais de forma que os desenvolvedores possam explicar facilmente como os usuários irão interagir com o aplicativo.
O que você achou do nosso Glossário dos Apps: termos técnicos do universo mobile?
Tá sentindo falta de algum termo? Então entra em contato com a gente, que atualizamos nosso glossário.