Antes de contratar uma empresa que desenvolve aplicativos, é comum surgirem diversas dúvidas sobre desenvolvimento mobile, principalmente em relação aos aplicativos nativos. Afinal, as opções de aplicações web e híbrida também estão disponíveis no mercado, ao passo que fatores como velocidade, orçamento, prazo, usabilidade e expectativas sobre funções influenciam diretamente na escolha para criação de plataformas.

A primeira informação que precisa ser mencionada é sobre a importância dos aplicativos nativos no mercado. Os sites com boa usabilidade em celulares são essenciais para o faturamento de um e-commerce, porém, os aplicativos têm papel fundamental no número de conversões.

Enquanto muitos temem ocupar o armazenamento dos celulares de clientes, diversas empresas já perceberam que ter a opção de um aplicativo nativo cria um canal de comunicação direto por notificações push. Além disso, nutrir uma relação mais fiel com o cliente pela plataforma impacta positivamente o lucro final.

De acordo com um estudo da AppsFlyer divulgado em 2021, a média dos downloads de aplicativos nativos em dispositivos Android cresceu 55%, ao lado dos 32% de aumento no iOS. Em comparação ao período anterior à pandemia, o valor geral corresponde a 36%.

Apesar da maioria das compras serem feitas por meio de sites responsivos, a análise da GCR (Global Commerce Review) aponta para 35% de compras via aplicativos nativos, onde a taxa de conversão pode ser cinco vezes maior do que outras plataformas de aquisição.

Para isso, os desenvolvedores mobile, analistas, designers e gerente de projetos atuam de acordo com os objetivos, budget e data final para lançamento de um aplicativo que atenda à linguagem visual, verbal e estratégias focadas no usuário a ser atingido.

Mas antes de iniciar o desenvolvimento mobile, é preciso compreender todas as questões envolvidas em um aplicativo nativo, bem como aplicações web e híbrida, entre outras possibilidades disponíveis no mercado.


O que é um aplicativo nativo?

O aplicativo disponível para download na App Store ou Google Play Store é o que chamamos de aplicativo nativo. Essa modalidade precisa ser desenvolvida com linguagens distintas para cada sistema operacional (iOS e Android são os mais populares).

Apesar de ocupar uma parte do armazenamento do dispositivo onde foi instalado, os aplicativos nativos proporcionam uma série de funcionalidades especiais, aliadas à rapidez e fácil usabilidade, quando a plataforma é desenvolvida de maneira assertiva.

Além disso, o aplicativo nativo pode interagir com recursos do sistema operacional do dispositivo onde foi instalado, como acesso à câmera, microfone, agenda de contatos, e é claro, envio de notificações no aparelho.

Outra vantagem é que o aplicativo nativo pode ser desenvolvido para manter uma série de funcionalidades mesmo quando não há conexão com a internet.

Confira alguns dos benefícios do aplicativo nativo para empresas:

  • divulgação em lojas de aplicativos online;
  • funcionalidades focadas na boa experiência do usuário;
  • acesso ao aparelho celular;
  • alta performance;
  • envio de notificações;
  • torna experiência de compras do usuário mais prática;
  • pode ter funções offline.

Aplicativos nativos para iOS

Como mencionado, o desenvolvimento mobile requer diferentes linguagens para cada sistema operacional. No caso do iOS estamos diante do Swift.

Essa é a linguagem de programação específica para dispositivos da Apple, como iPhones e iPads. Como é open source, pode receber atualizações e melhorias com rapidez, ao passo que garante velocidade e segurança para os usuários.


Aplicativos nativos para Android

Trata-se de outro grande nome entre os sistemas operacionais, presente em uma quantidade ampla de marcas de aparelhos eletrônicos. A linguagem exigida é a Java.

O Android Studio é a plataforma de desenvolvimento utilizada, a qual permite uma série de customizações e velocidade para a criação do aplicativo nativo.


Quais são as outras opções para desenvolvimento mobile?

O custo e tempo de desenvolvimento para aplicativos nativos pode fazer com que muitas empresas cogitem outras opções disponíveis no mercado, como as aplicações web e híbrida.

Aplicações Web

Em síntese, o “web app” é um site desenvolvido de maneira exclusiva para smartphones e tablets.

Empresas de grande porte costumam não escolher entre a aplicação web e nativa, já que possuem os dois projetos, bem como um site com boa usabilidade em desktops, afinal, quanto melhor a experiência do usuário em cada plataforma, maior a taxa de conversão.

Entretanto, quando o orçamento se torna um empecilho, muitas empresas recorrem ao web app para garantir uma boa usabilidade dos clientes durante a compra no navegador mobile.

Como são desenvolvidos com linguagem de HTML5 e Javascript, não é possível “fazer download” da plataforma, e consequentemente, ter funcionalidades mais complexas que são realizadas em aplicações nativas.

Acessar o sistema operacional do dispositivo ou emitir notificações também não são possibilidades das aplicações web. Entretanto, o custo e prazo de desenvolvimento podem ser relativamente mais baixos do que os apps nativos.

Aplicações Híbridas

Essa é a opção para a empresa que precisa ter um aplicativo para download e um site responsivo em navegadores mobile, sem o custo que os projetos de aplicativos nativos e web geram.

Uma única base é realizada com as linguagens HTML5, CSS e Javascript. O resultado é um site responsivo e aplicativo disponível para ser adquirido.

Porém, a velocidade do aplicativo híbrido depende diretamente do navegador, resultando em uma plataforma mais lenta, o que pode impactar de maneira negativa nos resultados de performance, prejudicando a experiência do usuário e, consequentemente, o número de conversões.


Como escolher um parceiro para desenvolver o seu aplicativo?

Após avaliar cada uma das opções que citamos neste artigo, chega o momento de contratar uma empresa especialista para compreender todos os detalhes sobre o desenvolvimento mobile focado nas expectativas da empresa.

Com uma consultoria profissional, é possível ter uma noção mais profunda sobre as melhores opções para cada negócio, pensando nas funções que precisam ser disponibilizadas, limite de orçamento e prazo de lançamento.


Aplicativos nativos com a UDS

Somos uma fábrica de aplicativos com mais de 10 anos de experiência e mais de 200 projetos de apps entregues. Fomos considerados uma das melhores desenvolvedoras de aplicativos da América Latina pela Clutch. 

O reconhecimento foi dado por conta de mais de 7 anos produzindo aplicativos mobile para marcas de peso, como Calvin Klein, Sicredi, Le Lis Blanc e Médicos Sem Fronteiras, sempre trazendo excelência em qualidade de entrega e satisfação para os clientes.

A UDS é um dos nomes principais nas categorias de experiência de mercado e autoridade de marca. Se a sua empresa precisa ampliar a taxa de vendas e quer usar a tecnologia para alcançar esse objetivo, entre em contato hoje mesmo. Juntos, iremos desenvolver um aplicativo mobile personalizado e profissional para o seu negócio.

Leave A Reply